24 de Agosto de 2021, às 19:00
Cada estilo musical possui uma figura emblemática, que representa o estilo com sua personalidade e talento indiscutível. Se no rock temos Elvis Presley, e no pop Michael Jackson, o country é muito bem simbolizado por Johnny Cash e suas melhores músicas.

Em aproximadamente 50 anos de carreira, Cash virou um ícone artístico, misturando influências do folk, gospel e rock para firmar seu estilo que marcou gerações.
É claro que ao longo do tempo ele não passou despercebido por algumas polêmicas, mas seu legado é relembrado até hoje, mesmo após quase 20 anos da sua morte, em 2003.
Nesse clima de apreciação do talento e memória do artista, preparamos esse post com as melhores músicas de Johnny Cash para você conhecer ou relembrar.
Compositor, musicista e de personalidade impactante, Johnny Cash deu voz às suas próprias letras e a diversos clássicos do rock. Nesse post, você vai conferir canções como:
Uma das lendárias músicas da carreira do cantor é na verdade um cover. Composta por Trent Reznor, do Nine Inch Nails, foi na voz de Cash que a letra encontrou seu par perfeito.
Como o último capítulo de uma história, os versos de Hurt parecem contar a trajetória desse símbolo da música country. E tudo isso fica ainda mais poderoso com o clipe, eleito um dos melhores de todos os tempos por revistas especializadas.
Essas 23 músicas são covers e quase ninguém sabe
Foi uma das faixas inseridas por Johnny Cash no álbum de mesmo título lançado em 2000, um ano após ser diagnosticado com uma doença neurodegenerativa.
Concebido como um disco de resposta, o projeto teve versões de Cash para grandes sucessos, entre elas a Solitary Man, gravada por Neil Diamond, narrando desventuras amorosas que arrastam o protagonista para a solidão.
I Walk The Line é considerada um marco para a carreira de Cash e os motivos não são poucos: foi um dos primeiros singles de sucesso do artista e já mostrava as características típicas dele, como o ritmo boom-chicka-boom, que remete ao som de um trem de carga.
Na letra, é possível ver os traços do primeiro casamento do cantor e logo a frase Walk The Line se tornou um lema pessoal da trajetória dele, virando inclusive o título do filme biográfico do músico.
Mistura de rockabilly com country, Folsom Prison Blues é uma das assinaturas de Johnny Cash e foi inspirada no filme Inside The Walls Of Folsom Prison, de 1951.
Trazendo temas como a vida na prisão, assassinato e os trens, Cash mostrou seu improviso ao replicar o som de uma caixa de bateria colocando um pedaço de papel sob as cordas de sua guitarra. Apenas um gênio!
Johnny Cash e June Carter provavelmente formaram o casal mais relevante da cultura country norte-americana, então nada mais justo que uma canção da dupla nessa lista.
Jackson foi gravada em 1967 e logo se tornou um sucesso, ganhando um Grammy de Melhor Dueto Country no ano seguinte.
Parte do cancioneiro dos Estados Unidos, Ghost Riders In The Sky foi composta por Stan Jone e ganhou sua versão gravada por Johnny Cash.
O estilo soturno da voz de Cash deixou a lenda dos cavaleiros fantasmas mais realista e sem dúvidas é um dos covers mais aclamados do Homem de Preto.
Antes de se relacionarem, Johnny e June viviam no dilema de terem compromisso com outras pessoas e ao mesmo tempo nutrir um sentimento caloroso um pelo outro.
Esse conflito de emoções fez June Carter escrever Ring Of Fire, que anos depois se tornou memorável na voz do seu companheiro, marcando a carreira dos dois.
Em seus últimos anos de estrada, Johnny Cash reinterpretou diversos clássicos, como Personal Jesus da banda de synth rock Depeche Mode.
Estruturada na voz rouca acompanhada de um violão, a canção ganhou uma nova característica, típica do artista e também amada pelos fãs.
Johnny Cash recebeu o apelido de Homem de preto, em referência a ele sempre usar roupas desta cor.
Aproveitando-se do título, ele compôs Man In Black, expressiva canção de protesto, na qual ele aborda as injustiças sociais e a Guerra do Vietnã. A música é tão importante que termina no verso que representa o estilo de Cash.
‘Till things are brighter, I’m the Man In Black (Até as coisas serem brilhantes, eu sou o homem de preto.)
Canções de protesto: relembre 10 músicas inesquecíveis
Tornar a composição de outros artistas tão únicas quanto a sua vivência era algo natural para Johnny Cash.
Com One, ele tornou a memorável canção do U2 em praticamente uma declamação poética, conduzida pelo instrumental ao fundo e seu tom inconfundível.
Uma das melhores músicas de Johnny Cash é a romântica e sofrida You’re My Sunshine.
Ao mesmo tempo que possui uma delicadeza em sua letra, ela é perfeita para escutar naqueles momentos de tristeza.
24 músicas tristes para os momentos de bad
Mais uma para o repertório de regravações icônicas de Cash. I Won’t Back Down, de autoria de Tom Petty, é vista comumente como um sinal de resistência e também tem o toque do ícone da música country.
Tal como o sertanejo no Brasil, a country music está ligada às raízes do homem do campo nos Estados Unidos.
Para você conhecer esse ritmo, listamos 15 músicas que simbolizam o country.

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.