24 músicas tristes para os momentos de bad

Listas musicais · Por Lorena Camilo

8 de Janeiro de 2020, às 19:00

Cá pra nós, tenho certeza que você dá play em alguma playlist quando precisa daquela música para ficar acordado, para se arrumar para a escola, para o trabalho, para uma festa ou para ficar com o @…

Mas e quando bate aquela bad? Nessas horas tá mais do que liberado ouvir músicas tristonhas para confortar seu coração. 😭

Tem hora que só queremos ficar quietinhos com nossos fones, curtindo a nossa fossa, seja porque acordou na bad, porque terminou com o crush ou por causa de problemas na família, na escola ou no trabalho. 

Pensando nisso, listamos 24 músicas para você ouvir e montar sua própria playlist para quando estiver triste. Bora conferir? 

Músicas tristes internacionais

Vamos começar com 12 músicas internacionais para te fazer companhia quando você estiver triste. 

1. True Love Waits — Radiohead

A banda Radiohead já é conhecida e consagrada por suas músicas tristes. Tanto que o engenheiro Charlie Thompson criou um algoritmo para descobrir qual é a música mais triste da discografia do grupo.

A conclusão foi que a música mais deprê da banda é True Love Waits

2. Someone Like You — Adele

Someone Like You foi vencedora de seis prêmios no Grammy e levou pesquisadores canadenses e psicólogos britânicos a analisarem qual é a reação emocional que a música provoca em algumas pessoas.

3. Light Years — The National

O The National é conhecido por fazer um rock sombrio e fúnebre que faz refletir sobre a morte e a impossibilidade do amor. Então, se quer curtir uma fossa e ainda não conhece o grupo, indicamos a música Light Years.

4. Everybody Hurts — R.E.M

Não tem como a gente fazer uma lista de músicas tristes e não colocar Everybody Hurts, né? A lágrima já chega a escorrer só de ouvir a primeira frase da letra!

When the day is long and the night, the night is yours alone…

5. Yesterday — The Beatles

Sabia que a música Yesterday quase não foi lançada? A razão é justamente o porquê a colocamos nesta lista: por ter um tom bem melancólico.

Essa música é bem diferente se compararmos com os outros sucessos da banda, mas isso a faz ser ainda mais única, não é mesmo?

Confira outras músicas dos The Beatles que fizeram história!

6. Skyscraper — Demi Lovato

A cantora Demi Lovato interpreta a canção Skyscraper, de seu álbum Unbroken, com muito sentimento. Um fato super interessante revelado pela cantora foi que ela que gravou duas versões da música, antes e depois da reabilitação.

Nos preparativos finais do álbum, Demi escolheu que a versão que sairia no disco seria a gravada antes de ser internada. Ela diz que essa faixa é bastante simbólica por causa de sua mensagem de superação.

7. The Scientist — Coldplay

Quem nunca quis voltar no tempo pra dizer o quanto se arrepende e ter o poder de fazer tudo diferente? A letra e o clipe de The Scientist são sobre isso.

E como se já não fosse suficiente a letra e o clipe acabarem com a gente, a melodia nos faz querer chorar horrores ao mesmo tempo que te que conforta e te ampara.

8. My Immortal — Evanescence

É muito difícil dizer o que é melhor em My Immortal: se é a letra, o piano, a voz ou o clipe. 

Essa canção foi inteiramente escrita pelo ex-guitarrista da banda, Ben Moody, que se inspirou na morte de seu avô. 

9. Broken — Jake Bugg

Jake Bugg começou sua carreira em 2011 com 17 anos e logo ficou conhecido como o novo Bob Dylan. Essa referência já diz bastante, né? É só reparar suas letras reflexivas e sua voz excêntrica em um dos seus sucessos, Broken.

10. Say Something — A Great Big World (feat. Christina Aguilera)

Uma parceria que deu muito mais que certo foi entre a dupla norte-americana A Great Big World e a cantora Christina Aguilera na canção Say Something.

A letra da música é um pedido, uma abertura de uma das partes para que a relação seja resolvida antes que termine. 💔

11. Leave Out All The Rest — Linkin Park

A geração 2000 com certeza deve ter ouvido milhões de vezes as músicas do Linkin Park no MP3. As letras da banda tinham (e ainda tem) o poder de serem bastante pessoais e tocantes para quem as escuta com atenção.

Entre músicas que vão do rock ao rap, Leave Out All The Rest tem uma melodia mais tranquila (pros parâmetros da sonoridade da banda) e fala sobre memória e esquecimento.

Relembre a discografia e a trajetória do Linkin Park

12. Never Let Me Go — Florence + The Machine

Florence Welch é uma artista que se inspira bastante na literatura para escrever suas músicas e para produzir seus clipes. Em Never Let Me Go dizem que a cantora se inspirou na escritora britânica Virginia Woolf, que se suicidou em 1941.

Músicas tristes nacionais

Agora é a hora das músicas tristes nacionais, pra você cantar bem alto e sofrido enquanto curte a fossa. 😪 

13. Vento No Litoral — Legião Urbana

Uma letra que representa o sentimento saudade é Vento No Litoral, da banda Legião Urbana.

Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção…
Aonde está você agora além de aqui, dentro de mim?

A música fala sobre sentir saudades de algo que não existe mais. Ficou curioso pra saber mais? Confira o significado de Vento No Litoral.

14. Na Sua Estante — Pitty

Curte referências? No clipe de Na Sua Estante temos o Homem de Lata, do livro O Mágico de Oz. O personagem, ao se deparar com um amor não recíproco, acaba arrancando seu próprio coração.

Frases da Pitty: 45 trechos de músicas da diva do rock

15. É de Lágrima — Los Hermanos

Que Marcelo Camelo escreve letras que parecem poesia é um fato. É de Lágrima consegue demonstrar, pela melodia, toda a dor que é dita liricamente na letra: eu tenho amor para dar, apesar de você ter preferido uma ilusão.

16. Assinado Eu — Tiê

Terminou com a pessoa que você gosta e reconheceu os erros que você cometeu? Assinado Eu é a música perfeita caso queira curtir aquela fossa comendo sorvete e brigadeiro. 

17. Eu Sei — Papas Na Língua

De volta para os anos 2000, só que agora aqui no Brasil, o hit que não parou de tocar nas rádios foi Eu Sei. Essa é outra música que faz lembrar a pessoa amada.

18. Devolva-Me — Adriana Calcanhotto

Terminou e não quer mais nenhuma lembrança do ex? A música Devolva-Me diz exatamente isso: o que é meu, devolva, o que lhe dei, jogue fora e rasgue, me esqueça. Tão direta que chega doer, né? 😲 

19. O Mundo É Um Moinho — Cartola

Outros artistas, como Cazuza, já fizeram uma versão da música O Mundo É Um Moinho. Mas, fato é que nenhuma versão conseguiu até hoje atingir o sentimentalismo e dor da voz de Cartola.

20. Depois — Marisa Monte

Temos que reconhecer que a letra de Depois é linda. Mas também temos que admitir que a letra dói lá no fundo da alma.

Depois de varar madrugada esperando por nada,
De arrastar-me no chão em vão
Tu viraste-me as costas, não me deu as respostas que eu preciso escutar.
Quero que você seja melhor, hei de ser melhor também… 💔

21. Pra Onde Eu Devo Ir? — Vanguart

O que fazer quando tudo já parece sem direção? A letra de Pra Onde Eu Devo Ir fala sobre isso: a incerteza de onde ir, e pior, se é preciso ir. 

22. Codinome Beija-Flor — Cazuza

Cazuza era mestre em escrever sobre amor com metáforas. E não fez diferente em Codinome Beija-Flor, uma música que fala sobre um término doloroso. 

Ficou curioso pra saber mais sobre a história por trás da letra da canção? Confira a análise da música Codinome Beija-Flor.

23. Açúcar Ou Adoçante — Cícero

Em Açúcar Ou Adoçante, Cícero, com toda sua simplicidade, mostra que sentimentos podem mudar, assim como objetos de um quarto. 

Mas se você quiser alguém pra amar, ainda
Hoje não vai dar, não vou estar
Te indico alguém…

24. Sonhos — Paula Toller

A letra da música Sonhos, do cantor Peninha, na suave voz de Paula Toller, dá outro sentido à canção. É possível sentir toda a dor de uma mulher que sofreu, mas desejou seguir em frente. É de arrepiar! 

Agora chega de tristeza…

Cê chegou bem no fim deste post? Não pense que a gente vai te deixar ouvindo mais músicas tristes não. Vem ouvir umas músicas alegres para animar e mandar a tristeza pra longe 😄

Veja mais curiosidades sobre música: