Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Azzy: saiba quem é a nova revelação do rap nacional

Biografias · Por Rafaela Damasceno

17 de Março de 2022, às 12:00

Com apenas 20 anos de idade, Azzy é um novo nome do rap brasileiro que você não pode deixar de conhecer. Com letras que vão desde romances mal resolvidos até o empoderamento feminino e o protesto, ela consegue ser a voz de uma geração que ainda está se firmando nesse estilo musical.

Azzy
Créditos: Divulgação

Divulgada ao grande público pelo Projeto Poesia Acústica, a cantora tem sido muito aclamada entre os fãs de hip hop. Ela também conta com a ajuda de parceiros do meio, como na música Buzz Lightyear, gravada em 2018 por Azzy e Choice, que é uma das mais famosas da sua carreira. 

Se você ainda não sabe quem é Azzy, a revelação do rap nacional, chegou a hora de descobrir. Confira agora todos os detalhes da sua trajetória!

Quem é Azzy?

Azzy é a prova de que a arte pode salvar vidas. Vítima de abuso sexual e envolvida no tráfico de drogas, ela conseguiu dar a volta por cima e hoje está conquistando cada vez mais fãs com as suas músicas. Saiba tudo sobre a história dessa cantora, que representa a nova geração do rap nacional.

Infância e adolescência

Isabela Oliveira, nome verdadeiro de Azzy, nasceu no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em 2001. Desde pequena, sempre esteve envolvida com as artes e participava de várias ações em sua escola. Também tinha o costume de escrever poesias. 

Ela conta que, em relação à música, sempre gostou do estilo hip hop. Quando criança, vivia ouvindo um álbum que a sua mãe tinha da Mariah Carrey e ficava encantada com as canções da artista. Akon e Usher também eram duas referências para a garota.

Azzy
Créditos: Divulgação

Aos 12 anos, depois de sofrer constantes abusos sexuais de um familiar, resolveu sair de casa. A cantora já contou em entrevistas que tomou essa decisão porque a sua mãe e o restante da família não a apoiaram quando ela reuniu forças para denunciar o crime. Depois de idas ao conselho tutelar e a delegacias, por não ter tido suporte, ela preferiu fugir. 

Sem ter para onde ir, nem onde morar, Azzy acabou indo viver na periferia e se envolvendo com o tráfico de drogas. Ela passou dois anos e meio traficando. Ao mesmo tempo, ela também se dedicava cada vez mais à música. 

Início no mundo da música

No bairro do Rio D’Ouro, em Niterói, a cantora começou a participar de batalhas de rimas. Foi nesse mesmo espaço que Oroshi e Xamã, duas revelações do rap, foram descobertos.

Nesses eventos, Azzy, que só tinha influências musicais internacionais, foi apresentada ao rap nacional. Como ela já escrevia poemas desde pequena, conseguiu se identificar com as letras e as rimas desse estilo.

Azzy
Créditos: Divulgação

Aos 15 anos, ela conheceu o seu produtor, que a acompanha até hoje. Foi ele que tirou a artista da rua e a levou para morar com a sua família, como se fosse um verdadeiro pai, sempre muito respeitoso.

Foi um divisor de águas na vida da rapper, que conseguiu reunir forças para seguir o seu sonho de ser cantora.

O reconhecimento do grande público veio com a participação de Azzy no 6º Poesia Acústica. A sua contribuição mais recente ao projeto foi na sua 11ª edição, com a faixa Nada Mudou:

Discos lançados

Antes mesmo de ficar famosa com o Poesia Acústica, Azzy já tentava, com a cara e a coragem, se lançar no mundo da música. O primeiro EP foi gravado em 2019, incluindo o sucesso da internet Fedendo a Ódio:

Em 2021, ela lançou o seu segundo EP, Rímel, com cinco faixas. A cantora afirmou que o título faz referência a um item de maquiagem que comumente é utilizado por mulheres fortes, vaidosas, que não abrem mão de cuidar de si mesmas. 

Tudo a ver com a luta de Azzy pela superação de seus próprios traumas e pelos direitos femininos, não é mesmo? 🤔

Próximos passos na carreira

Azzy promete muitas novidades ainda para 2022. Ela foi uma das atrações do REP Festival, no Rio de Janeiro, e dividiu o palco com grandes nomes, como Budah e Cone Crew.

Arriscando em outras referências musicais, a artista mistura pop, pegadas mais acústicas e outros ritmos em suas novas canções. Todas sempre muito focadas em enaltecer a força da mulher e o empoderamento feminino. Sem falar nas parcerias com outros artistas de ritmos bem diferentes do dela, como Lucas Lucco e Cleo. 

Há pouco tempo, a sua imagem estava estampada na Times Square, em Nova York, em uma ação do Spotify. A projeção aconteceu depois de uma de suas faixas, Robocop, ter sido incluída na playlist Equal da plataforma.

Ela também criou um podcast, o Azzydeia. Era um projeto que ela já tinha em mente há um tempo, porque adora apresentar, mas precisava de apoio para colocar em prática. O primeiro episódio foi ao ar em dezembro de 2021 e contou com a participação de Thay e do rapper Bivolt. 

Vida pessoal 

Azzy está casada com o também músico Ryan Realcria. Juntos eles lançaram a faixa Corpo Quente. Confira a sintonia do casal:

A cantora é mãe de Lua, de 2 anos e 9 meses, fruto de seu primeiro relacionamento, e Dominic, de apenas 1 mês, da sua atual relação.

Com um passado que parecia não ter qualquer futuro, Azzy se sente muito orgulhosa de ter chegado onde chegou. Principalmente por ser uma voz feminina no rap nacional, um meio que ainda não tem espaço para as mulheres e precisa de mais representatividade. 💪

As melhores frases do rap para você compartilhar

Azzy é um nome que você ainda vai ouvir muito nos próximos anos e promete revolucionar o rap nacional. Pensando nisso, que tal salvar as 60 melhores frases do rap para legendar as suas fotos e postar nas redes sociais? 

Frases de RAP

Mais conteúdo para você: