Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Ivete Sangalo: trajetória de uma estrela 

Saiba tudo sobre a história de sucesso da Rainha do Carnaval, incluindo detalhes pessoais e profissionais.

Biografias · Por Rannyson Mykael

26 de Abril de 2024, às 12:00

Nem mesmo uma biografia de Ivete Sangalo é capaz de contemplar os anos de dedicação à música de uma das artistas mais amadas pelo público brasileiro. Com uma voz inconfundível e carisma encantador, ela é um tesouro nacional.

Com inúmeros hits ao longo de sua trajetória, fica difícil até mesmo elencar as melhores músicas de Ivete Sangalo. É mais fácil pensar que todas são ótimas e cada uma combina com um momento específico da nossa vida.

Seja nos bloquinhos de Carnaval, no rolê com os amigos ou nos dias reflexivos, há sempre uma música para ser a trilha sonora ideal. Isso confirma a sua longevidade na indústria e as contribuições feitas para diversos ritmos, especialmente o axé.

Mas a carreira de Ivete Sangalo não é recente. São mais de três décadas pavimentando um caminho rumo ao sucesso, incluindo participações em bandas, estádios lotados e shows internacionais. Conheça mais dessa história!

Biografia de Ivete Sangalo, a rainha do axé

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady, conhecida mundialmente apenas como Ivete Sangalo, nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 27 de maio de 1972. Desde cedo cresceu em meio à música, uma paixão compartilhada por toda a sua família.

Antes mesmo de treinar a sua voz, Ivete começou o seu contato com alguns instrumentos musicais, como o violão. Para treinar, ela costumava usar o tempo dos intervalos na escola.

Mas aos poucos ela foi percebendo o seu potencial vocal. Uma das suas primeiras experiências profissionais foi como backing vocal de Lui Muritiba, cantor baiano, conforme ele fazia seus shows pelo interior do estado.

Um dos momentos mais marcantes da trajetória musical de Ivete Sangalo foi quando, ainda no início de sua carreira, ela foi convidada para abrir o show de Geraldo Azevedo, ícone da música brasileira, em sua cidade natal, Juazeiro.

Mas a sua ascensão musical começou mesmo em 1993, aos 21 anos, quando assumiu os vocais da Banda Eva, nascida a partir do Bloco Eva. A versão Arerê na voz de Ivete é um hit de Carnaval até os dias atuais.

Ela continuou com a banda até 1998, lançando seis discos em conjunto. Entre eles está Banda Eva Ao Vivo, responsável por consolidar a Banda Eva como um dos maiores sucessos da música brasileira.

Início da carreira solo

A carreira solo de Ivete Sangalo começou com o pé direito ao lançar seu álbum homônimo em 1999. São 14 faixas que passeiam por diversos gêneros, mostrando a sua versatilidade, mas baseadas principalmente no axé.

Ivete ganhou ainda mais popularidade ao participar da trilha sonora de novelas globais, como Uga Uga, com a música Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, e Porto dos Milagres, com a faixa A Lua Que Eu Te Dei.

Rainha do Carnaval

O álbum Beat Beleza, lançado em 2000, também foi um sucesso de vendas. Nele, a artista se aproximou um pouco mais do pop, reforçando a sua capacidade de cantar em várias modalidades.

Lançado em dezembro, o projeto foi fundamental para a consolidação de Ivete Sangalo como a Rainha do Carnaval, já que diversos hits fizeram parte das festas do ano seguinte, como é o caso de Pererê.

As coisas melhoraram ainda mais em 2002, com o lançamento do álbum Festa. A música, com o mesmo título, continua sendo um dos maiores hits da carreira da artista e foi usada até mesmo como o hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo.

Mais recentemente, em 2017, Festa foi eleita pela Billboard Brasil como o refrão do século, reforçando a atemporalidade do hit. 15 anos depois, continuou sendo aclamada por veículos especializados. 

É válido destacar que o álbum conta com a participação de Davi Moraes, guitarrista, que se tornaria marido de Ivete no ano seguinte. O relacionamento durou até 2004, mas começou a partir de uma parceria musical de sucesso.

Experiências em outros ritmos e parcerias de sucesso

Apesar de estar sempre muito próxima ao axé, Ivete Sangalo nunca se deixou limitar pelo gênero musical. Ao invés disso, ela o usou a seu favor para expandir o seu alcance cada vez mais.

Desde o começo da carreira, a artista ficou conhecida por brincar muito com a voz. Por ter um timbre mais grosso e rouco, ela consegue passear por diferentes estilos musicais, como a MPB e o pop, sem perder a sua essência.

Isso se torna ainda mais perceptível em suas parcerias. Ivete colaborou com Roupa Nova, por exemplo, uma banda de soft rock, e resultou em uma parceria impecável. O Sal da Terra continua sendo um sucesso até os dias atuais.

Uma carreira marcada por prêmios

Por conta de tantos atributos positivos, era apenas questão de tempo até a artista conquistar prêmios que comprovassem o seu sucesso. Um exemplo disso é o Grammy Latino, uma das maiores premiações do mundo da música.

As vitórias de Ivete incluem:

  • Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras, em 2005, com MTV Ao Vivo.
  • Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, em 2012, com Ivete, Gil e Caetano.
  • Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileir, em 2014, com Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo 20 Anos.
  • Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, em 2021, com Arraiá da Veveta.

Ivete Sangalo venceu em diferentes categorias e são conquistas que se estendem ao longo de diferentes décadas, mostrando a sua longevidade e versatilidade.

Performances memoráveis

Além das músicas de sucesso, Ivete também é conhecida mundialmente por suas performances memoráveis. Seu show ao vivo conta com coreografias e atos artísticos diversos, tornando-se cada vez mais elogiados.

Um exemplo recente disso é a primeira apresentação da Ivete 3.0, sua turnê em comemoração aos 30 anos de carreira. O show aconteceu no Maracanã e relembrou alguns momentos importantes da jornada de Ivete ao longo das décadas.

Fora do Brasil, a cantora também conquistou a admiração do público. Ela se apresentou no Madison Square Garden, em Nova Iorque, e os ingressos foram completamente esgotados, mesmo com a alta capacidade de 20 mil pessoas.

O show foi um sucesso e resultou no Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden, terceiro álbum ao vivo da artista. Veículos de grande respeito, como The New York Times e New York Post elogiaram a performance.

Para além dos palcos: projetos de Ivete Sangalo

Além da sua personalidade carismática, Ivete Sangalo também é conhecida por sua empatia com o próximo. Ao longo de vários anos de carreira, ela já participou de diversas ações filantrópicas.

Ela, por exemplo, foi uma das representantes da ONU no Brasil para combater o tráfico de pessoas, reforçando o seu compromisso com as causas sociais.

Mais recentemente, a cantora também esteve envolvida em grandes campanhas de mobilização pelo fim da covid-19. Ela ajudou a comprar e distribuir diversos itens, como máscaras e álcool em gel, para amenizar os riscos da doença.

Em paralelo, Ivete Sangalo também é empresária. Ela é dona da produtora IESSI Music Entertainment e tem também o seu próprio bloco de Carnaval, o Cerveja & Cia. Afinal, quem conhece melhor os foliões do que a sua rainha?

Um panorama de sua vida pessoal

Ivete Sangalo, atualmente, é casada com Daniel Cady. Eles se conheceram em 2008, quando o nutricionista foi contratado para organizar a alimentação da cantora enquanto ela se preparava para os shows do próximo Carnaval.

Marcelo, o primeiro filho do casal, nasceu em 2009. A chegada gerou grande comoção no país, pois a cantora tinha perdido a sua primeira gestação no ano anterior. Então a gravidez foi altamente esperada.

Infelizmente, Ivete passou por mais duas gestações mal-sucedidas. Por isso, ela resolveu fazer fertilização em 2017 e, assim, engravidou das gêmeas Helena e Maria, nascidas em 10 de fevereiro de 2018, em pleno sábado de Carnaval, tornando o momento ainda mais único.

As melhores frases de Ivete Sangalo

Com muito ânimo e carisma, as músicas da artista trazem mais luz para os nossos dias. Vale a pena ouvir e mentalizar os versos de amor e alegria de Ivete Sangalo para enfrentar qualquer obstáculo.

Você também pode gostar: