24 de Novembro de 2023, às 12:00
Música e TV têm tudo a ver, e grandes cantores e bandas fictícias de novelas ajudam a provar essa relação de proximidade.
Essa fusão transcende as trilhas sonoras, muitas vezes estendendo-se à criação de grupos musicais e artistas fictícios que acabam invadindo o mundo real.
Entre sucessos como Rebelde, da Record, e as Empreguetes, da novela Cheia de Charme, da Rede Globo, esses fenômenos misturam não apenas narrativas novelescas, mas talentos reais de atores afinados e cheios de música nas veias.

Vale lembrar que artistas como Chay Suede, Larissa Manoela e Marjorie Estiano não se limitaram a soltar a voz nas telinhas e acabaram se enveredando pelo mundo musical, construindo carreiras de respeito.
Dentro desse contexto, apresentamos uma lista de artistas e bandas que emergiram do universo das novelas, atravessando a fronteira entre a ficção e a realidade. Boa leitura!
Não é de hoje que as novelas incorporam elementos musicais em suas tramas, tocando espectadores ao combinar histórias inspiradoras com a força inegável da canção.
Algumas produções vão além, concebendo artistas ficcionais que não apenas enriquecem a narrativa, mas também conquistam o público além das telinhas.
Conheça os melhores artistas e bandas fictícias das novelas!
É impossível falar de bandas fictícias de novelas sem citar a Vagabanda, banda de rock de Natasha (Marjorie Estiano), Gustavo (Guilherme Berenguer) e Catraca (João Velho) na temporada 2004 de Malhação, da Globo.
A música Você Sempre Será ultrapassou os limites da TV, tocou nas rádios de todo o Brasil e foi o pontapé inicial para a carreira musical da atriz, que lançou quatro álbuns. O disco de estreia, Marjorie Estiano, foi um dos mais vendidos de 2005 no Brasil!
O grupo RBD foi um dos maiores fenômenos de bandas fictícias de novelas em escala mundial da novela mexicana Rebelde (2004-2006). Essa foi a principal inspiração da Record para o lançamento de uma novela com o mesmo nome e tema, em 2010.
Com Chay Suede, Sophia Abrahão, Micael Borges, Lua Blanco, Mel Fronckowiak e Arthur Aguiar, a Rebelde brasileira não teve o mesmo sucesso da xará mexicana, mas certamente tem sua legião de fãs, com dois discos que venderam mais de 300 mil cópias.
Beijinho Doce, da novela A Favorita (2009), foi uma música tocada em todo lugar. A história mostrava as maldades de Flora (Patrícia Pillar) contra Donatela (Claudia Raia), que, antes de virarem inimigas, se apresentavam como Faísca e Espoleta.
O single da dupla sertaneja fictícia é, na verdade, um hit real, que ficou famoso na voz da dupla As Galvão. O que nem todo mundo sabe é que a faixa é bem mais antiga: a primeira gravação é de 1945, na voz das Irmãs Castro.
Na novela infantil Cúmplices de Um Resgate, do SBT, as personagens gêmeas da atriz Larissa Manoela lideram a banda CR1, em parceria com outros atores mirins.
O sucesso entre os fãs da novela foi tão estrondoso que a CR1 saiu em turnê pelo Brasil e lançou faixas de sucesso, como Superstar.
Outro hit entre bandas fictícias de novelas foi Empreguetes, da novela Cheias de Charme, da Globo. O trio formado pelas personagens de Thaís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond era sinônimo de carisma e musicalidade.
A música mais famosa do grupo foi Vida de Empreguete, que estourou no Brasil inteiro com uma letra chiclete e que conta uma realidade bastante familiar a muitas pessoas: “todo dia acordo cedo, moro longe do emprego”.
Na novela Vai Na Fé, o ator José Loreto vive o cantor Lui Lorenzo, um típico sedutor latino inspirado no astro Sidney Magal. Ao longo da trama, o artista colecionou hits como Joaninha e Pool Party do Lui.
O sucesso das telinhas foi levado para os streamings: Lui Lorenzo ganhou uma página no Spotify e tem hits com mais de 100 mil plays no Brasil inteiro.
Se você acha que o fenômeno de cantores e bandas fictícias de novelas é coisa nova, você se enganou. Na novela Vamp, de 1991, a atriz e cantora Claudia Ohana viveu Natasha, uma rockeira que vendeu sua alma em nome do sucesso.
A personagem e suas músicas cheias de atitude fizeram tanto sucesso que Claudia Ohana tinha dificuldades para sair pelas ruas, tamanho o assédio dos fãs. Natasha ganhou até um musical próprio, em 2016.
A novela Segundo Sol foi alvo de muitas críticas por mostrar uma Bahia “embranquecida” no horário das 21h, na Globo, em 2018. No entanto, a produção teve um grande acerto: Beto Falcão (Emilio Dantas).
O personagem era um cantor de axé de grande sucesso no passado, que foi dado como morto pela mídia, mas se manteve escondido para fugir dos holofotes. Hits como Axé Pelô não bombaram apenas nas telinhas e chegaram a tocar nas rádios do país inteiro.
Até a Band deixou a sua marca entre cantores e bandas fictícias de novelas, e em alto estilo, com a simpática Floribella, da novela homônima transmitida em 2005 e vivida por Juliana Silveira.
A atriz mandou bem no papel de cantora e comandou três álbuns e três DVDs, que venderam mais de 700 mil cópias em todo o Brasil, com sucessos como Pobre dos Ricos.
A Globo escalou dois gigantes da música sertaneja real para atuar como sertanejos na novela O Rei do Gado: Sérgio Reis e Almir Satter viveram os simpáticos Pirilampo e Saracura.
O duo foi tão bem-recebido pela crítica e pelo público que o segundo volume da trilha oficial da novela teve oito faixas da dupla fictícia, como Boiadeiro Errante, e vendeu quase 1 milhão de cópias.
Aproveite o embalo da nossa seleção de cantores e bandas fictícias de novelas para relembrar algumas das melhores trilhas sonoras das telinhas!
Reunimos coletâneas com músicas que emocionaram o Brasil em histórias que cativaram milhões de espectadores, como as trilhas de Por Amor, Bom Sucesso e Dancin Days!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.