Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Bandas góticas: 10 grandes nomes para conhecer o estilo

As bandas góticas tiveram destaque entre os anos 70 e 80, conheça alguns dos principais destaques.

Listas musicais · Por Érika Freire

15 de Dezembro de 2022, às 12:00

As primeiras bandas góticas surgiram no final dos anos 70, quando músicos ingleses se viram meio perdidos com o declínio do punk e o início da new wave. O gênero, conhecido pela estética colorida e irreverente, não conseguia abarcar as demais sonoridades que estavam sendo produzidas na época. 

Com isso, a new wave se dividiu em outros subgêneros, entre eles o pós-punk, rock gótico e new romantics. As músicas do rock gótico tinham como características canções misteriosas e introspectivas, se contrapondo à extravagância e alegria da new wave. 

As letras eram mais pessimistas, expressando as angústias e os dissabores das relações amorosas. As melhores bandas góticas, apontadas como as precursoras do estilo, foram Joy Division, Siouxsie & The Banshees, The Cure e Bauhaus. 

O maior sucesso do rock gótico, na visão de alguns críticos, foi o single da banda Bauhaus, Bela Lugosi’s Dead, lançado em 1979, inaugurando uma nova atmosfera na Inglaterra, obscura e melancólica.

Continue a leitura e fique por dentro de algumas das melhores bandas góticas internacionais. 

10 bandas góticas imperdíveis

Prepare-se para ouvir algumas das melhores bandas góticas e aproveite para criar uma playlist com os maiores sucessos do rock gótico. 

Bauhaus

É inegável que as bandas góticas beberam da fonte de outros gêneros como o glam rock, e o Bauhaus é uma delas. Os próprios integrantes revelaram sua grande influência: o cantor David Bowie

A banda surgiu na Inglaterra em 1979, e é apontada como a precursora do rock gótico, com o lançamento do single Bela Lugosi is Dead. Com oito álbuns lançados, o Bauhaus continua na ativa com os integrantes Daniel Ash, David J, Kevin Haskins e Peter Murphy.

Sisters of Mercy

Se a sua intenção é montar uma playlist gótica bem completa, não deixe de incluir a banda Sisters of Mercy, formada na cidade de Leeds, Inglaterra, em 1980. Entre as bandas góticas internacionais, o Sisters of Mercy tornou-se uma das maiores referências do estilo na década de 80

Lucretia My Reflection, presente no segundo álbum da banda, Floodland, é uma das canções de rock gótico mais famosas do Sisters of Mercy

The Cure 

Ainda na ativa e com uma discografia que reúne 14 discos lançados, o The Cure é mais um representante entre as bandas góticas de sucesso, embora a banda usufrua de muita versatilidade em suas criações. 

O The Cure surgiu em 1978, na Inglaterra (sim, lá é o berço das bandas góticas), sob a liderança do compositor e vocalista Robert Smith. Boys Don’t Cry, Friday I’m In Love, Just Like Heaven e Pictures Of You são alguns dos grandes hits da banda. 

The Cult

Formada em 83, em Bradford, o The Cult é outro grande nome entre as bandas góticas dos anos 80. No início, a banda teve muita influência do rock gótico, mas ao longo da trajetória incorporou gêneros como o hard rock e glam metal. Conquistaram os primeiros fãs no Reino Unido com os singles Spiritwalker, She Sells Sanctuary e Rain. 

Muitos integrantes passaram pelo The Cult, embora a cara da banda seja o vocalista Ian Astbury. Lançaram o primeiro disco em 1984, Dreamtime. Da fase moderna da banda, você precisa ouvir Painted On My Heart, de 2001. 

Siouxsie & The Banshees 

Banda pioneira do pós-punk, o Siouxsie & The Banshees surgiu em 1976, em Londres, liderado pela vocalista Siouxsie Sioux e o baixista Steven Severin. Ficaram marcados pela estética sombria, com maquiagens bem coloridas e jaquetas de couro preta. 

Lançaram o primeiro disco em 1978, The Scream. Além do estilo gótico, o Siouxsie & The Banshees misturou gêneros como new wave e o rock alternativo. Cities In Dust está entre as canções mais ouvidas da banda.

Joy Division

Bastante fiel ao que marcava o estilo gótico, o Joy Division surgiu em Manchester, em 1976, com letras bastante depressivas e melodias melancólicas. Influenciados por Velvet Underground, Siouxsie and the Banshees, David Bowie e The Doors, a banda lançou o primeiro trabalho em 1979, Unknown Pleasures.

O Joy Division ficou em atividade até 86, após o vocalista Ian Curtis se suicidar. Bastante introvertido, ele sofria de crises epilépticas e de depressão desde a adolescência. Love Will Tear Us Apart, um dos maiores sucessos do Joy Division, foi composta por Ian e dá pra ter uma boa ideia da angústia vivida pelo vocalista. 

Rosetta Stone

Banda inglesa que surgiu na década de 80, lançou seu primeiro trabalho, An Eye for the Main Chance, em 1991. A Rosetta Stone costumava usar imagens mitológicas para compor a estética da banda, e se inspiraram nos sons de guitarra mais estridentes, do rock gótico dos anos 80. 

A banda tem quatro álbuns lançados e entre seus maiores sucessos estão as músicas The Witch, Adrenaline e Darkside. 

https://www.youtube.com/watch?v=b9u5z2rveTs&ab_channel=DASBUNKERENTERTAINMENT

The Mission

O The Mission surgiu após a saída de alguns dos integrantes do Sisters of Mercy. O baixista Craig Adams e o guitarrista Wayne Hussey formaram o The Mission em 1986, e a banda até hoje é uma das maiores referências do rock gótico.

Lançaram o primeiro disco em 1986, God’s Own Medicine, e o mais recente foi lançado em 2006, Another Fall From Grace. Mesmo sem trabalhos inéditos, o The Mission segue na ativa e realiza shows ao redor do mundo. Wasteland, Butterfly On A Wheel, Severina, Deliverance e Like A Child Again são alguns dos hits mais ouvidos da banda.

https://www.youtube.com/watch?v=l4v-Mlrw5dU&ab_channel=LuisCampos

The Bolshoi

Talvez pelo nome você não associe, mas ao ouvir hits como Sunday Morning e Away logo vai lembrar desses clássicos da banda The Bolshoi. 

Formada em 1984, a banda lançou quatro discos, sendo o primeiro Giants, de 85. A partir do terceiro álbum, Lindy’s Party, a sonoridade do Bolshoi passou a ser mais pop. 

The Damned

Precursores do rock gótico, ao lado das bandas Joy Division, Bauhaus e Sisters of Mercy, o The Damned surgiu em Londres, em 1976, e não se restringiu ao estilo, incorporando influências do punk, rock de garagem e gothabilly.

Com alguns hiatos desde que foi formada, o The Damned segue em atividade e conta com nove álbuns em sua discografia. Não deixe de ouvir Neat, Neat, Neat, Life Goes On e Is It A Dream.

Ouça uma seleção especial de música gótica 

E aí, se empolgou com essas bandas góticas? A gente tem muito mais pra você com uma playlist que reúne outros grandes representantes da música gótica.

Seleção música gótica

Conteúdo relacionado: