Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 13 melhores bandas grunge de todos os tempos

Listas musicais · Por Elaine Caroline

28 de Fevereiro de 2024, às 15:00

Um dos estilos de rock mais bem-sucedidos da história é o grunge. Ele teve sua origem principalmente na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, mas o movimento rapidamente alcançou o mundo inteiro. 

O grunge geralmente se mostra através de uma produção musical livre e com muita guitarra. As suas maiores influências dentro do mundo do rock foram o hardcore e o heavy metal, que inspiraram com som pesado do punk e com o som cru. 

As letras são bem diversas, mas muitas delas usam a angústia, o abuso, o isolamento, os traumas e a ideia de liberdade como tema principal.

Hoje vamos relembrar os maiores nomes dessa manifestação cultural e musical que é um marco na música internacional e na cultura. Vamos lá? 

As melhores bandas de grunge

Relembre alguns dos grandes nomes do estilo: 

1. Nirvana

Criada por Kurt Cobain e Krist Novoselic e mais tarde integrada por Dave Grohl, o Nirvana foi, sem dúvidas, o maior símbolo do movimento grunge dos anos 90. 

Infelizmente a banda encerrou suas atividades em 1994 com a morte de Kurt, deixando um legado indiscutível no mundo musical. 

Apenas 3 álbuns de estúdio foram suficientes para consagrar a banda como uma das mais influentes do mundo. Smells Like a Teen Spirit é, provavelmente, um dos maiores sucessos do movimento grunge até hoje!

2. Pearl Jam

Talvez uma das poucas bandas em atividade até hoje desde o boom do grunge nos anos 90, Pearl Jam é uma das maiores bandas de rock até os dias de hoje. 

A banda, embora os integrantes não acreditem que ela se encaixe no rótulo de grunge, produziu músicas muito importantes para o movimento. 

Even Flow é dessas canções que a gente ouve e automaticamente lembra da vibe grunge!

3. Alice In Chains

Com uma vibe obscura que também tem um pouco de influência de sludge metal, o Alice In Chains foi extremamente influente para o movimento grunge. 

Nascida em 1987 e pausada em 2002, após a perda triste de Layne Staley, a banda voltou às atividades em 2005 com William DuVall nos vocais.

Man In The Box é um dos grandes hinos do grunge e é relembrada até os dias de hoje como uma das maiores músicas da banda e do movimento.

4. Soundgarden

Soundgarden também é uma das bandas mais influentes do gênero também graças a Chris Cornell, dono de uma voz inconfundivelmente potente e que marcou toda a geração. 

A banda esteve em atividade de 1984 até 1997, quando lançou sucessos como Black Hole Sun e Spoonman.

Após um hiato de 13 anos, a banda resolveu se reunir e ficou junta por mais 7 anos até a morte trágica de Chris Cornell.

5. Mudhoney

Mudhoney é, para muitos, uma das bandas pioneiras no grunge. Jeff Ament e Stone Gossard, baixista e guitarrista do Pearl Jam, já tiveram uma banda em 1984 com Mark Arm e Steve Turner, vocalista e guitarrista da Mudhoney.

Ela se chamava Green River e é considerada por muitos a primeira banda de grunge já criada.

Em atividade até hoje, são donos de 10 discos de estúdio e de clássicos do grunge como Suck You Dry e Touch Me I’m Sick.

6. Melvins

Não se engane pelo som pesadíssimo do Melvins: é um tipo de grunge sim e dos BRABOS! 

Assim como Alice In Chains, o som da banda flerta com o sludge metal, uma outra vertente dentro do grunge. Isso significa que a atmosfera da música é por vezes bem pesada e sombria, como a clássica Honey Bucket.

7. Hole

Você já deve ter ouvido falar sobre o casal Kurt Cobain e Courtney Love, o casal grunge, ambos líderes de bandas importantes para estilo. 

Com a Hole, Courtney foi a líder por longos 16 anos, com um hiato de 7 anos entre uma interrupção, resultando no término das atividades das meninas que revolucionaram o grunge em 2012.

A banda coleciona músicas muito importantes para o grunge, como Celebrity Skin.

8. L7

Donas de 7 álbuns e de comportamentos não muito populares na época, a L7 dividiu opiniões: ou as pessoas não gostavam nem um pouco ou amavam demais o estilo delas!

Em atividade durante 15 anos entre 1985 e 2000, elas voltaram às atividades em 2014. Pretend We’re Dead é, sem dúvidas, um marco no grunge!

9. Screaming Trees

Screaming Trees foi uma banda grunge mais underground, que se inspirou muito no movimento neopsicodelia para fazer seu som. 

Mesmo não alcançando tanto a grande mídia, como fez o Nirvana, é impossível não atrelar importância no movimento à eles. 

Prova disso é a Rolling Stones ter considerado Sweet Oblivion, seu sexto álbum, um dos 50 melhores álbuns do estilo. Nearly Lost You, um dos maiores sucessos da banda, foi lançado neste disco. 

10. Bush

Nosso primeiro exemplo de banda grunge fora dos Estados Unidos da lista, Bush é uma banda importantíssima para o movimento. 

Apesar de não terem feito muito sucesso em seu país de origem, a banda ganhou muito destaque nos Estados Unidos.

Machinehead traz consigo toda a personalidade grunge e é uma ótima canção da banda!

11. Blind Melon

Blind Melon é uma banda nascida na época frutífera para o grunge, nos anos 90, mas inicialmente ficou pouco tempo em atividade: foram apenas 5 anos, interrompidos pela perda do vocalista Shannon Hoon. 

Depois eles voltaram às atividades em 2006 e em 2010 e estão juntos até hoje, com Travis Warren nos vocais. Mesmo tendo tão pouco tempo de sucesso na década de 90, No Rain foi um sucesso estrondoso.

12. Temple Of The Dog

O Temple Of The Dog é um supergrupo composto por nada mais nada menos que Chris Cornell, Eddie Vedder, Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament (do Pearl Jam) e Matt Cameron (do Soundgarden). 

Nessa época eles ainda eram um pouco desconhecidos e só depois que as pessoas perceberam o peso que foi esse supergrupo! Hunger Strike é um grande exemplo de música impecável do movimento.

13. Stone Temple Pilot 

Stone Temple Pilot é um dos grandes também. Conhecida por ser um pouco turbulenta, ficou em atividade de 1989 até 2002, depois voltou em 2008 e está na ativa até hoje. 

Seu primeiro vocalista foi Scott Weiland, de 1989 até 2013, quando morreu tragicamente. Após isso, Chester Bennington (do Linkin Park) foi seu sucessor, mas deixou a banda 2 anos depois. Depois de muita escolha, Jeff Gutt foi convidado para ser a nova voz da banda e estão em atividade até hoje.

Foi na época de Scott Weiland que Stone Temple Pilots se firmou como uma das bandas influentes do grunge, e como prova temos a inconfundível Plush!

Ouça grunge no último volume

Vem conferir todos esses e mais clássicos do grunge numa playlist com os melhores do grunge! Se ainda não é seu estilo musical favorito, se prepare porque tem tudo para você se apaixonar pelo grunge 😉