Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Bandolins: o significado da música de Oswaldo Montenegro

Analisando letras · Por Renata Arruda

20 de Agosto de 2021, às 19:00

Quem conhece a obra de Oswaldo Montenegro não tem dúvidas de que Bandolins é uma das suas melhores músicas. A canção é um dos maiores sucessos do artista e foi a responsável por viabilizar sua carreira como cantor e compositor.

Oswaldo Montenegro
Créditos: Divulgação

Para quem não sabe, antes de defender a música no Festival 79 — É Hora de Cantar, da TV Tupi, em 1979, Montenegro havia lançado o álbum Poeta Maldito, Moleque Vadio, que foi um verdadeiro fracasso de vendas.

Sobrevivendo como vendedor de garrafas, que roubava da adega do seu sogro Heráclio Salles, o sucesso de Bandolins permitiu que o músico mantivesse seu contrato com a gravadora. E ele acabou se tornando um dos maiores nomes da MPB.

Vem conhecer a história real que inspirou a letra de Bandolins e entender o significado da canção!

Bandolins: significado da música

Como adiantamos, Bandolins foi apresentada pela primeira vez ao público em 1979, no último Festival de Música Popular produzido pela TV Tupi. A música foi escrita por Oswaldo Montenegro e defendida pelo próprio cantor, ao lado do seu amigo Zé Alexandre.

Oswaldo Montenegro e Zé Alexandre
Oswaldo Montenegro e Zé Alexandre, no Tom Brasil, 2017. Créditos: Divulgação

Aclamada pela plateia, a canção perdeu para Quem Me Levará Sou Eu, de Dominguinhos e Manduka, e Canalha, de Walter Franco, ficando em terceiro lugar. No entanto, acabou se tornando um enorme sucesso e alavancou Oswaldo Montenegro ao posto de astro da MPB.

Em 2004, o cantor comemorou seus 25 anos de carreira — contados a partir de Bandolins, na ocasião — com um DVD ao vivo, em que revelou a inspiração por trás da letra. Segundo ele, a dançarina retratada é uma homenagem a uma pessoa real.

A bailarina da vida real

Eu fiz essa música para a cunhada do Zé [Alexandre] na época. Uma bailarina, que namorava um bailarino também. Ele tinha sido convidado para ir para a França e a mãe a proibiu de ir, contou. Então eu tentei retratar essa moça dançando sozinha. 

Como a menina era menor de idade, a família não permitiu que ela se mudasse com o namorado. Comovido, Montenegro acabou compondo uma das mais belas músicas do cancioneiro brasileiro.

Balé
Créditos: Divulgação

Empolgado com a nova canção, Montenegro conta que foi correndo até o bairro da Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, mostrá-la ao amigo. E, assim, surgiu Bandolins.

Análise da música Bandolins

Confira nossa análise da letra e significado de Bandolins!

Como fosse um par que nessa valsa triste
Se desenvolvesse ao som dos bandolins
E como não, e por que não dizer
Que o mundo respirava mais se ela apertava assim
Seu colo como se não fosse um tempo
Em que já fosse impróprio se dançar assim
Ela teimou e enfrentou o mundo
Se rodopiando ao som dos bandolins

O compositor começa a canção descrevendo uma cena dramática: a bailarina sozinha, que dança uma valsa triste como se estivesse ao lado do seu amado perdido. Seu movimento de apertar seu colo, fazia com que os espectadores respirassem mais profundamente. Ou seja, prendessem o ar.

Letra Bandolins
Créditos: Divulgação

Liricamente, a ideia é mostrar como a dançarina não se importa mais de chocar e enfrentar quem quer que seja, uma vez que está concentrada na dor da sua perda, expressa através da dança.

Vale lembrar que estamos falando do final dos anos 70, época da ditadura militar. Por isso, os movimentos livres e sensuais da bailarina poderiam ser considerados como impróprios pelo público.

A última estrofe

Como fosse um lar, seu corpo a valsa triste
Iluminava e a noite caminhava assim
E como um par, o vento e a madrugada
Iluminavam a fada do meu botequim
Valsando como valsa uma criança
Que entra na roda, a noite tá no fim
Ela valsando só na madrugada
Se julgando amada ao som dos bandolins

Na última estrofe, o compositor continua narrando a apresentação da dançarina, que é comparada a uma fada. Ele não se esquece que trata-se de uma menina, uma criança, que vara a noite dançando sozinha, enquanto acredita que permanece sendo amada por aquele que precisou ir embora.

Bailarina
Créditos: Divulgação

Também é possível interpretar os versos finais como se a bailarina tivesse encontrado na dança, e na admiração do público, uma forma de substituir o amor do seu objeto de desejo.

Embora inspirada em uma história real, a canção está aberta à interpretação e se destaca como uma bela metáfora sobre a solidão.

Quem é Zé Alexandre?

Podemos dizer que Bandolins jamais teria existido se Oswaldo Montenegro não conhecesse Zé Alexandre. O cantor carioca foi parceiro artístico de Montenegro durante os anos 80, participando de gravações e montando espetáculos musicais de teatro.

Aos 63 anos, Zé Alexandre recentemente resolveu participar do The Voice +, que considera como uma espécie de festival.

Zé Alexandre
Zé Alexandre no programa The Voice + / Créditos: Divulgação

Comecei minha carreira com festivais, ao lado de Oswaldo Montenegro, então sei da importância dos festivais. Pra mim, o The Voice também é um festival e esse reúne a galerinha com mais idade, declarou ele.

Até hoje os músicos se reúnem para apresentar Bandolins juntos ao vivo.

Mais histórias de Oswaldo Montenegro

Depois de conferir o significado de Bandolins, nada melhor que conhecer a inspiração para outro sucesso de Oswaldo Montenegro. 

Vem conhecer a história da música Lua e Flor, escrita para a musa Madalena Salles.

história da música Lua e Flor

Leia também: