Origem de Bella Ciao: conheça a história por trás da música

Examinando letras · Por Luiza Pérez

15 de Maio de 2019, às 07:00

A canção que mais se destacou e que virou símbolo da série La Casa de Papel se chama Bella Ciao. Ao contrário do que muitos imaginam, a música não foi criada para a série. Ela possui um contexto muito anterior: a origem de Bella Ciao vem da resistência contra o fascismo na Itália, durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Cena da série La Casa de Papel
Créditos: Divulgação

Além de Bella Ciao, a história dos nove ladrões e o grande assalto à Casa da Moeda da Espanha é embalada por uma trilha sonora super marcante (até Beethoven tem!), mas hoje vamos focar em te contar a história por trás da origem da música Bella Ciao. Vem com a gente:

Bella Ciao: a origem da canção

Bella Ciao é uma canção popular italiana que se tornou símbolo de resistência contra o fascismo de Benito Mussolini durante o período da Segunda Guerra Mundial, por volta dos anos finais da década de 40. A palavra partigiano, que aparece na música, significa “partidário” e se refere aos membros do movimento de resistência italiana.

Na década de 60, na Itália, a música voltou a ter bastante força durante manifestações de trabalhadores e de estudantes no país. Durante o período de Silvio Berlusconi, isso também aconteceu: as pessoas cantavam a canção nas ruas como forma de protesto antifascista.

Bella Ciao é hino da resistência italiana
Créditos: Divulgação

Mas não foi só na Itália que a música ficou popular! Posteriormente, a música serviu para embalar diversos protestos pelo mundo, como por exemplo as manifestações em Istambul,em 2013, e em favor da democracia, em Hong Kong, no ano de 2014.

Existem historiadores que afirmam ainda que Bella Ciao teve sua origem no final do século XIX e era um cântico popular entre as camponesas que trabalhavam no campos de arroz ao norte da Itália na época.

A canção sempre representou resistência e liberdade em todos os contextos em que estava inserida. Agora, vamos dar uma olhada mais de perto na letra!

Análise da letra

Separamos alguns trechos da música pra você entender melhor agora que já sabe sobre a origem de Bella Ciao. Aproveite para conferir a letra e a tradução completas.

Una mattina, mi son’ svegliato (Uma manhã, eu acordei)
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao (Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus!)
Una mattina mi son’ svegliato (Uma manhã, eu acordei)
E ho trovato l’invasor (E encontrei um invasor)

A música se inicia com essa estrofe se referindo à invasão nazi-fascista no período da Segunda Guerra Mundial e aos homens da resistência tendo que dar adeus às suas amadas para lutar contra a ascensão fascista.

O partigiano, portami via (Oh, membro da Resistência, leve-me embora)
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao (Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus!)
O partigiano, portami via (Oh, membro da Resistência, leve-me embora)
Ché mi sento di morir (Porque sinto que vou morrer)

Aqui, os “partigiani” já são mencionados. Como dito anteriormente, partigiano era o nome em italiano dado para o membro da resistência do país nessa época. Eles faziam oposição ao fascismo e à ocupação nazista da Alemanha através de um movimento armado que durou até o final da guerra, em 1945, quando as tropas alemãs se renderam e a guerra foi vencida pelos Aliados.

E quest’è il fiore del partigiano (E essa será a flor da Resistência)
Morto per la libertà (Daquele que morreu pela liberdade)

Ao final da música, é possível perceber que os partigiani estavam dispostos a tudo para lutar pela liberdade de seu povo na Itália, mesmo que aquilo lhes custasse a própria vida.

Intenso, não é? Mas prometo que as coisas vão ficar bem mais leves no próximo tópico.

Outras versões da música Bella Ciao

Como a música se popularizou ao longo do tempo, principalmente após a estreia da série La Casa de Papel, na Netflix, várias versões inusitadas foram aparecendo por aí. Vamos conhecer algumas delas agora:

Versão Funk

Claro que o brasileiro não ia perder a oportunidade de fazer um funk. Em maio de 2018 o MC MM lançou a música Só Quer Vrau, que usa a melodia de Bella Ciao e possui toda a temática do clipe inspirada na série La Casa de Papel:

Versão Remix

Ainda em 2018, o DJ Alok, em parceria com Bhaskar, Jetlag Music e com André Sarate nos vocais, recriou a música em uma versão eletrônica que ficou bastante interessante, confira:

TriGO!

Nessa versão, o grupo brasileiro TriGO! fez um trabalho maravilhoso misturando 3 vozes para cantar a canção. Tem até partes acapella. Confere só:

Essas foram só algumas dentre as diversas de versões que a música tem. Quer ouvir outras? Então vem escutar essa playlist com 41 versões de Bella Ciao!

Bella Ciao em La Casa de Papel

A primeira aparição da música na série se dá em uma cena na qual os próprios personagens, Professor (Álvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso), começam a cantá-la em volta da mesa de jantar no quartel escondido do grupo de assaltantes:

Depois, ela ainda aparece como trilha sonora em um dos momentos mais intensos e épicos da trama, no fechamento da segunda temporada. A versão da série é interpretada pelo grupo Modena City Ramblers:

De certa forma, a música marcou a série e não é à toa que foi escolhida para compor essa trilha.

E que venha a próxima temporada!

Nós contamos um pouco da história, do significado da letra da música e ainda te mostramos algumas versões diferentes que Bella Ciao ganhou por aí. Agora só nos resta aguardar a terceira temporada de La Casa de Papel. Enquanto isso, você pode conferir o post que fizemos sobre toda a trilha sonora marcante da série.

Ciao! 👋