Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Joss Stone: conheça a trajetória da diva do R&B

Biografias · Por Érika Freire

2 de Junho de 2022, às 12:00

A biografia de Joss Stone é repleta de conquistas e sucessos. E olha que ela só tem 35 anos, mas seu nome figura entre as principais cantoras do R&B contemporâneo.

Dona de uma voz marcante e única, a cantora britânica caminha muito bem por diferentes estilos, indo da soul music, passando pelo jazz, pelo reggae e pelo rock. 

Joss Stone
Créditos: Divulgação

Em seu primeiro álbum, The Soul Sessions, lançado em 2003, Joss Stone se consolidou ao interpretar clássicos da década de 60 e 70. O jovem talento e nova cara do R&B logo foi comparado à rainha da soul music, Aretha Franklin.

A seguir, vamos conhecer mais sobre a carreira de Joss Stone e conferir alguns de seus maiores sucessos!

Joss Stone: biografia

Joscelyn Eve Stoker, conhecida pelo nome artístico de Joss Stone, nasceu em 11 de abril de 1987, na cidade de Dover, Inglaterra.

A cantora, que é do signo de áries, está atualmente com 35 anos e desde a adolescência costumava ouvir muito R&B e soul music, embora gostasse de outros estilos musicais também.

Joss Stone
Créditos: Divulgação

Como uma experiência quase transformadora, Joss Stone descobriu a essência da soul music ao interpretar On the Radio, de Donna Summer. Não apenas se apaixonou pelo estilo, como notou as exigências vocais do gênero.

Início da carreira e o teste em uma rádio

Decidida a seguir na música, a cantora se mudou para Nova York em 2002, quando tinha apenas 15 anos. Tudo começou com um teste em uma rádio e Joss Stone escolheu cantar a música que tanto lhe havia motivado: On the Radio.

Logo depois, conseguiu seu primeiro contrato com a S-Curve Records, uma gravadora de Nova Iorque, fundada em 2000 por Steve Greenberg, ex-executivo da Mercury Records.

The Soul Sessions, o primeiro álbum

Em 2003, Joss Stone lançou seu disco de estreia, The Soul Sessions, que reúne covers de canções da soul music dos anos 60 e 70.

Uma das surpresas do álbum é a versão da música de Jack White adaptada para Fell in Love With a Boy e All the King’s Horses, de Aretha Franklin.

Capa do álbum Soul Sessions, da Joss Stone
Créditos: Divulgação

The Soul Sessions contou com participações de peso da soul music, como Little Beaver, Benny Latimore e Timmy Thomas, além de Angie Stone e Betty Wright.

O disco foi parar no top 40 da Billboard 200 em 2004, e Joss Stone fazia assim uma estreia muito bem sucedida na música.

Outros trabalhos da discografia de Joss Stone

Para continuar no embalo e aproveitar a fase de sucesso do primeiro disco, Joss Stone lançou seu segundo trabalho na sequência, em 2004.

O álbum Mind, Body & Soul é composto por 15 faixas originais e You Had Me, o primeiro single, conquistou o top dez do Reino Unido.

Capa do álbum Mind, Body and Soul, da Joss Stone
Créditos: Divulgação

O sucesso de Mind, Body & Soul foi ainda mais expressivo do que o trabalho anterior da cantora, tanto que estreou logo na primeira posição da parada de discos britânica. Right to Be Wrong, Spoiled e Don’t Cha Wanna Ride foram outros singles que se destacaram.

A discografia de Joss Stone seguiu com Introducing Joss Stone, seu terceiro disco, lançado em 2007. Embora o álbum seja apontado pela mídia especializada como o trabalho mais maduro da cantora, ela acabou sentindo na pele o peso de ser uma mulher no meio musical.

Introducing Joss Stone
Créditos: Divulgação

Isso porque recebeu críticas, na época, por conta do novo visual adotado para divulgação do disco. Tell Me ‘Bout It, Tell Me What We’re Gonna Do Now e Baby Baby Baby foram os singles de trabalho do disco e todos tiveram ótimos desempenho.

Os próximos discos de estúdio de Joss Stone foram Colour Me Free, lançado em 2009; LP1, de 2011; The Soul Sessions Volume 2, de 2012; Water for Your Soul, lançado em 2015, e o mais recente Never Forget My Love.

Parcerias e projetos paralelos 

Além de se destacar como uma diva do R&B, Joss Stone mostra a sua versatilidade em parcerias com artistas de diversos estilos musicais. A cantora já cantou com Ricky Martin, Stevie Wonder, Mick Jagger, James Brown, Smokey Robinson e Ringo Starr.

Em 2004, a cantora se juntou ao supergrupo Band Aid 20 ao lado de artistas como Thom Yorke, Bono Vox e Chris Martin, entre outros. Juntos, eles regravaram a música Do They Know It’s Christmas em prol da região de Darfur, no Sudão.

No ano seguinte foi a vez de Joss Stone brilhar no Hyde Park, em Londres, para mais um marco em sua biografia: um dueto com ninguém menos que James Brown.

A diva mostrou ainda todo o seu talento nas telonas quando interpretou a bruxa Angela no filme Eragon, em 2006. Ainda como atriz, Stone participou do 3° episódio da 3ª temporada da série American Dreams, e na série Showtime The Tudors, no papel de Ana de Cleves, em 2009.

Joss Stone foi mãe em 2021

A vida pessoal da cantora também vai muito bem, e em fevereiro de 2021 ela mostrou ao mundo sua primeira filha, Violet Melissa. Ela e o namorado Cody DaLuz fizeram uma transmissão ao vivo para mostrar e bebê e falar um pouco da nova rotina ao lado da nova integrante da família.

Joss Stone, Code De La Cruz e filha
Créditos: Divulgação

Joss Stone: melhores músicas

Para a homenagem ficar completa, selecionamos algumas das melhores músicas de Joss Stone para você ouvir e curtir muito a voz da diva!

Right To Be Wrong

Um dos maiores sucessos do segundo disco de Joss Stone, Right To Be Wrong fala que errar faz parte da condição humana e são nossos erros que nos tornam fortes.

Tell Me What We’re Gonna Do Now

Tell Me What We’re Gonna Do Now é outro grande sucesso da carreira de Joss Stone, cantada em parceria com o rapper americano Common. A canção faz parte do terceiro disco da cantora, Introducing Joss Stone.

Super Duper Love (Are You Diggin’ on Me)

Muito popular na voz de Joss Stone, Super Duper Love (Are You Diggin’ on Me) é uma música de 1974 de de Willie “Sugar Billy”. A canção entrou para a trilha sonora dos filmes Bridget Jones no Limite da Razão e Um Príncipe em Minha Vida.

Spoiled

Composta por Joss Stone em parceria com Lamont Dozier e Beau Dozier, a melodia de Spoiled é um convite para abrir um bom vinho e se entregar ao momento.

Never Forget My Love

Canção mais recente de Stone, Never Forget My Love faz parte do álbum homônimo, lançado em 2022. A letra retrata uma história de amor e mostra que a cantora está com a voz ainda mais potente para entregar o melhor do R&B.

Free Me

Canção imperdível do quarto álbum de estúdio de Joss Stone, Color Me Free, Free Me é uma música de protesto que a cantora fez para falar de sua insatisfação com a gravadora EMI, que não queria liberá-la do contrato.

Don’t Cha Wanna Ride

Don’t Cha Wanna Ride é baseada em uma música de 1968, Soulful Strut, do grupo Chicago Young-Holt Unlimited. A canção faz parte do disco Mind Body & Soul, o segundo de Joss Stone.

4 And 20

Quem também aparece entre os maiores hits de Joss Stone é 4 And 20, que faz parte do quarto disco da cantora, Colour Me Free. A letra fala sobre uma mulher que espera, um pouco impaciente, pela chegada de seu companheiro.

Less Is More

Agora, uma canção de vibe mais animada para você elevar o astral! Less Is More é dançante e a letra fala que todo excesso é prejudicial, até as coisas boas.

Jet lag

Nossa lista chega ao fim com uma canção mais leve, Jet Lag, outro grande sucesso de Joss Stone, presente no álbum Mind Body & Soul.

Relembre os maiores cantores de R&B

Muito bom a gente se aprofundar um pouco mais na biografia de uma cantora tão talentosa como Joss Stone, né? Temos mais um convite pra você: vem relembrar os maiores cantores de R&B, dos clássicos aos atuais.

maiores cantores de rb

Conteúdo relacionado