Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O melhor do R&B: 14 músicas que definem o estilo

Listas musicais · Por Mateus Pereira Silveira

15 de Fevereiro de 2021, às 12:00

Soul, pop, jazz, funk, hip-hop e por aí vai. O bom e famoso R&B (abreviação para rhythm and blues) combina essas influências para criar composições e canções que marcam época.

Se, em sua origem, o gênero era usado para se referir aos som dos artistas afro-americanos, conforme as décadas se passaram, o R&B bebeu de outras fontes e em cada uma de suas fases, tem uma característica dominante. 

O que de fato não falta são hits dos maiores cantores de R&B, que sempre são lembrados para representar o estilo e torná-lo ainda mais envolvente. 

Por isso, selecionamos o melhor do R&B para você conhecer e colocar na sua playlist! Vem com a gente! 

O melhor do R&B

Confira as melhores músicas do R&B para se apaixonar pelo estilo:

Higher Ground — Stevie Wonder 

Não há como falar de R&B sem citar Stevie Wonder, um gênio da música. E sinceramente, poderíamos colocar vários de seus sucessos atemporais nessa lista. 

Para representar o cantor, nada melhor que Higher Ground, um clássico que foi escrito em 3 horas após um surto de criatividade e que está no hall de grandes canções de todos os tempos.

Emotions — Mariah Carey 

Para os jovens de hoje, Mariah Carey é conhecida como a dona do natal, mas a cantora tem uma longa estrada, repleta de hits e recordes quebrados. 

Desde quando surgiu no começo dos anos 90, ela já introduziu suas características dentro do R&B contemporâneo, como os melismas e falsetes que se tornaram sua marca registrada, e que tornam Emotions tão icônica. 

Better — Khalid

Integrante de uma nova geração do gênero que despontou no final da última década, o jovem Khalid imprime seu jeito particular nas músicas, puxando para o eletrônico sem deixar de destacar o aspecto rouco de sua voz. 

A romântica Better é um exemplo dessa união de referências e foi um dos sucessos recentes do cantor americano. 

Doo-Wop (That Thing) — Lauryn Hill

Considerada como uma das melhores rappers do mundo, Lauryn Hill fez seu nome no cenário musical como uma das integrantes do grupo de R&B Fugees e depois com uma bem sucedida carreira solo. 

E foi em seu primeiro projeto sozinha que ela estourou de vez. Liderado pelo single Doo Wop (That Thing) que estreou em primeiro lugar na Billboard, o álbum da cantora vendeu milhões de cópias, recebeu 11 indicações ao Grammy em uma única edição e fez com a música sempre fosse lembrada. 

Wicked Games — The Weeknd 

O Grammy pode ter até esnobado o The Weeknd, mas todos sabem que o momento atual é todo dele. 

Se hoje Abel Tesfaye é uma referência de estilo e tem uma discografia que passeia pelo R&B, disco e pop, é porque lá atrás ele começou a construir sua jornada com Wicked Games, música na qual ele já mostrava um lado mais soturno e com versos afiados. 

A verdade é que a canção abriu portas e trouxe indicações e prêmios para o astro. Ou seja, Wicked Games engatinhou para que Blinding Lights pudesse correr. 

Meu Grande Amor — Yoùn 

Formada por Alisson Jazz e Gian Pedro, a dupla Yoùn é uma das que se destacam em um gênero que ainda procura sua própria identidade no país.

O interesse pelo R&B vem de um passado religioso, uma vez que o ritmo abraça as nuances do gospel e a energia espiritual da igreja.

Entre os principais singles do Duo está a faixa Meu Grande Amor, que com rimas ricas e uma letra romântica tem uma vibe bem gostosa de se ouvir. 

Try Sleeping With A Broken Heart — Alicia Keys 

Aclamada pelo seu enorme talento, Alicia Keys virou um ícone do R&B contemporâneo, sempre experimentando novas vertentes e parcerias musicais em sua carreira. 

Seus principais hits são marcantes por sua voz doce e poderosa ao mesmo tempo, acompanhada de versos românticos, sejam eles uma declaração de amor ou uma afirmação para superar o fim de um romance e reforçar o amor-próprio, como na ótima Try Sleeping With A Broken Heart

Love On The Brain — Rihanna

Lá se vão 5 anos desde que a diva caribenha presenteou o mundo musical com o álbum ANTI, que trouxe uma outra camada de Rihanna, principalmente pela canção Love On The Brain

Nela, a cantora aborda de forma crua e pessoal as perspectivas de um relacionamento abusivo, além de mostrar toda sua versatilidade vocal. Não é à toa que sentimos tanta falta de um novo trabalho dela. 

Billie Jean — Michael Jackson 

Michael Jackson foi um fenômeno pelo conjunto que ele mostrava enquanto artista. Cantor, dançarino, compositor e visionário, ele também tem em sua conta o álbum mais vendido do mundo, que revolucionou o pop e o R&B. 

O disco Thriller quebrou barreiras da indústria e ajudou a popularizar ainda mais o ritmo musical. Como prova disso, Billie Jean, que foi baseada em uma experiência pessoal de Michael, foi premiada pelo Grammy como a música R&B de 1983. Justíssimo! 

A história da música Billie Jean, sucesso de Michael Jackson 

A Tua Voz — Gloria Groove 

Gloria Groove faz parte da nova geração de Drag Queens que ganhou visibilidade na música pop brasileira. Contudo, ela não é daquelas que se limita apenas a um nicho do mercado. 

No ano passado, a drag entrou na onda do R&B nacional com seu novo trabalho, que teve A Tua Voz como primeiro single. A música aborda o fim de um relacionamento e mostra uma nova fase na vida de Daniel Garcia, o artista por trás de Gloria. 

Best Part — Daniel Caesar (feat H.E.R)

A vibe delicada e romântica de Best Part faz do dueto entre Daniel Caesar e H.E.R uma das melhores músicas de 2017.

Aliás, ambos artistas chamam atenção no cenário internacional e continuam lançando projetos que vale a pena acompanhar. 

Spotlight — Jennifer Hudson 

Vencedora do Oscar e do Globo de Ouro por sua atuação em Showgirls, Jennifer Hudson também é uma cantora talentosa, com enorme potência vocal

Isso fica bem nítido em Spotlight, canção escrita por Ne-Yo e gravada por ela em 2008. Na música, que fala de uma pessoa que se sente presa em uma relação, Jennifer consegue passar toda a emoção da letra, entregando uma interpretação incrível. 

That’s What I Like — Bruno Mars

Bruno Mars é mais um daqueles exemplos em que assumir o risco e diferenciar em um novo projeto dá certo. Seguindo seu instinto, ele mergulhou na onda do R&B contemporâneo e colheu frutos. 

That’s What I Like foi a síntese dessa nova fase, mesclando influências do pop, funk e claro, toda a malemolência do próprio Bruno Mars. 

It’s Not Right, But It’s Okay — Whitney Houston 

Considerada a rainha da balada e do pop, Whitney também pode ser chamada de rainha do R&B.

E ao longo do tempo, seu estilo foi mudando dentro do gênero. De grandes baladas em que atingia notas únicas, ela modernizou a sua pegada até chegar em algo mais urbano, como em It’s Not Right, But It’s Okay, um dos últimos clássicos de sua gloriosa carreira. 

Uma dose de R&B com amor, por favor

Sentiu que faltou alguma canção memorável no post? Temos uma playlist completa com músicas de R&B com aquela pitada de romance!

R&B é amor