Quem é Gloria Groove? Saiba tudo sobre a cantora

Biografias · Por Rafaela Damasceno

12 de Dezembro de 2020, às 12:00

Mesmo que você não saiba quem é Gloria Groove, certamente algum de seus sucessos já não sai mais da sua cabeça. Se você se joga na pista só de ouvir ela bate o bumbum no bumbo quando o bumbo bater pro bumbum, sabe muito bem do que estamos falando!

Apesar de ter chamado a atenção do público apenas em 2016, com o hit Dona, o seu criador, Daniel Garcia, se dedica à música desde a infância. De cantor mirim até se tornar uma das drag queens mais famosas do Brasil, foram muitos desafios enfrentados nessa caminhada

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a sua trajetória, tanto pessoal, quanto musical. Então, se você ficou curioso para saber quem é Gloria Groove, continue lendo!

Afinal, quem é Gloria Groove? 

Pra facilitar, vamos contar a história da artista desde o início. Confira:

Balão Mágico e Raul Gil: como tudo começou

Daniel Garcia nasceu em 1995, na cidade de São Paulo. Desde pequeno, por influência da mãe, a cantora Gina Garcia, ele já mostrava seus talentos artísticos.

Com apenas 6 anos, fez alguns comerciais dos salgadinhos Elma Chips e, mais tarde, integrou a última formação da Turma do Balão Mágico.

Balão Mágico
Na imagem, Daniel Garcia é o garoto usando boné azul / Créditos: Divulgação

Aos poucos, o menino começou a chamar atenção no mundo da música. Além disso, ele também frequentava a Igreja Renascer e cantava em um coral infantil gospel. Até que, em 2005, eles se apresentaram em um especial de Natal do Programa Raul Gil, o que chamou a atenção dos produtores da RecordTV. 

Então Daniel foi convidado para ser calouro no programa Jovens Talentos, do próprio Raul Gil. O seu tom de voz forte e marcante, que contrastavam com a pouca idade, fizeram com que o apresentador e o público ficassem chocados com seu talento! 😱

Tanto que, no mesmo ano, a Record o convidou para fazer parte do elenco da novela Bicho do Mato e ele acabou tendo que abandonar a competição na metade.

Não só de música vive um artista

Mas ele também teve que romper algumas barreiras. Aos 14 anos, Daniel Garcia também deixou a igreja, quando as dúvidas sobre a sua sexualidade começaram a surgir

Na adolescência, com todas as descobertas típicas dessa fase, ele percebeu que muitos dos ensinamentos bíblicos não estavam de acordo com quem ele realmente era: um jovem gay. 

Gloria Groove
Daniel Garcia montado da drag queen Gloria Groove / Créditos: Divulgação

Naquela época, ele também se descobriu dublador, um trabalho que continua exercendo até hoje. Ele já falou em entrevistas, inclusive, que dublar é algo que ele ama fazer e pretende continuar por muitos anos.

Foi Daniel quem dublou Justin Bieber no documentário sobre o cantor, Never Say Never, de 2011. E já emprestou a sua voz também para outros personagens bem conhecidos do público, em Hannah Montana, Digimon e Power Rangers

Nasce Gloria Groove

Quando completou 18 anos, Daniel participou de uma montagem do musical Hair. Ao atuar em um enredo sobre liberdade, sexualidade e quebra de padrões, ele percebeu que poderia se vestir e se portar como quisesse no mundo.

Foi nesse momento que ele descobriu o que ele chama de seu melhor eu: a Gloria Groove, uma drag queen cheia de glamour e lacração! 🤩

O nome tem tudo a ver com a sua trajetória de vida. Olha só: Gloria, pelo seu histórico na música gospel, e Groove, pelo ritmo musical americano que marcou os anos 1970

Mas também é uma homenagem para a sua mãe, Gina Garcia — GG, assim como Gloria Gaynor, de quem ela é super fã. 

Assim, Daniel associava GG, que geralmente transmite a ideia de algo grande, com mulher, cantora e maravilhosa. E ele realmente conseguiu se reinventar e criar a sua persona artística com todos esses atributos que ele tanto admira!

Sucesso, reconhecimento e muita luta

Assumir-se como Gloria Groove, para Daniel Garcia, não é apenas uma questão de arte ou performance. É sobre assumir quem ele realmente é, com todas as referências femininas aplicadas a seu trabalho como cantor.

É também um posicionamento diante da sociedade, que marginaliza os homens afeminados, os transexuais e as próprias drag queens. 

Ao lado de estrelas como Pabllo Vittar, que já ganhou até reconhecimento internacional, a estrela luta pela transformação do pensamento das pessoas e pelo fim do preconceito. Uma bandeira que carrega com orgulho e coragem, sempre! 👊

Os maiores sucessos de Gloria Groove

Agora que você já conhece a carreira de Gloria Groove, chegou a hora de saber quais são as suas músicas mais ouvidas. Bora lá!

A Tua Voz

Um dos hits mais recentes da cantora é A Tua Voz. Toda a sensibilidade da artista transparece nos seus agudos emocionantes. Sem falar no clipe, que é uma atração à parte:

Vício

Mais um sucesso lançado neste ano é Vício. Além do ritmo envolvente, dá vontade de imitar a coreografia do clipe. Arrisca uns passinhos?

Sinal

Cheia de emoção, transmitida pela voz de Gloria Groove, Sinal é outra que vale a pena ouvir agora mesmo:

Apaga a Luz

Esbanjando sensualidade, a cantora nos presenteia com Apaga a Luz. Lançado em 2018, o clipe também é super artístico e sexy:

Coisa Boa

A estrela também é conhecida por suas músicas super dançantes e animadas. Coisa Boa é uma dessas, que não deixa ninguém parado:

Mais artistas LGBTQ+ para ouvir com orgulho

Gloria Groove é exemplo de talento e resistência no movimento LGBTQ+. Assim como ela, outros cantores e cantoras levantam a bandeira contra o preconceito e lutam por uma nova realidade na música e no mundo.

Confira uma seleção com alguns maiores artistas LGBT agora mesmo!