7 de Junho de 2025, às 12:00
Se você pensar em música católica no Brasil, certamente vai se lembrar dele. A biografia de Padre Fábio de Melo gera muita curiosidade entre os fãs de música religiosa e dos curiosos de plantão.

Mas é claro que não poderia ser diferente, afinal, o padre encanta com o seu talento na voz e nos versos. As músicas do Padre Fábio, além de transmitirem mensagens de fé e devoção a Deus, também inspiram pessoas de todo o país.
O que muita gente não sabe é que as suas canções foram inspiradas em muitos detalhes de sua vida pessoal, além de seus estudos bíblicos. Por isso, vale a pena conferir a biografia de Padre Fábio de Melo a seguir.
Fábio José de Melo Silva, nome de batismo de Padre Fábio de Melo, nasceu em 3 de abril de 1971, em Formiga, no interior de Minas Gerais. Seu pai, o pedreiro Dorinato Bias Silva, e sua mãe, a dona de casa Ana Maria de Melo Silva, tiveram mais 8 filhos antes dele.
Em sua cidade natal, Fábio estudou os anos iniciais da educação básica na Escola Estadual Abílio Machado. Ao iniciar o Ensino Médio, mudou-se para Lavras, onde finalizou seus estudos.
Foi em Lavras que Fábio de Melo conheceu o Padre Maurício Leão, que o influenciou a entrar no seminário.
Essa foi uma jornada de evangelização e preparação para o sacerdócio que durou 18 anos. Ele se tornou frater (um membro do clero que ainda não se tornou padre) no seminário de São Judas Tadeu, em Terra Boa, no Paraná.
A ordenação como padre aconteceu no dia 15 de dezembro de 2001, em sua terra natal, na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, pela oração consecratória da Igreja e imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Palmas (Tocantins), Dom Alberto Taveira Corrêa.
Com o passar dos anos como padre, o artista também se formou em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque, em Santa Catarina, e em Teologia, na Faculdade Dehoniana de Taubaté. É também pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática e já deu aulas na mesma faculdade onde se formou.
Padre Fábio já fez parte da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus e hoje atua na Diocese de Taubaté, no interior de São Paulo.
Então, ao contrário do que muitas pessoas pensam, Padre Fábio de Melo não deixou de ser padre. Inclusive, ele é bastante ativo na Igreja Católica e comanda diversas atividades e peregrinações a Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova.
Padre Fábio de Melo já declarou em entrevistas que sempre teve como exemplo de padres cantores católicos os padres Zezinho, Joãozinho e Léo Tarcísio. Então, inspirado neles, gravou seu primeiro CD em 1997, De Deus um cantador.
Dois anos depois, ele lançou Saudades do Céu, que contou com a participação de vários artistas católicos, como os próprios padres Zezinho e Joãozinho.
Quando recebeu a ordenação como diácono, compôs a música As Estações da Vida, uma das mais famosas de seu repertório. Ela é, até hoje, a faixa que abre as suas apresentações, tradição que teve início com a gravação do DVD ao vivo Eu e o Tempo.
Depois de sua ordenação, em 2003, Padre Fábio lançou mais um disco, Marcas do Eterno. Até então, ele era mais conhecido como cantor no meio católico e ainda não havia se apresentado para grandes públicos.
No ano seguinte, Padre Fábio resolveu mudar a temática de suas letras. Foi a vez de fazer uma bela homenagem ao seu estado, Minas Gerais. No álbum Tom de Minas, que contou com a participação do cantor e compositor popular Paulinho Pedra Azul, ele declarou o seu amor pela região e exaltou as suas belezas naturais.
Ao longo dos anos, o cantor continuou a lançar mais canções de louvor e adoração católica, que estabeleceram ainda mais a sua música como referência religiosa no meio cristão.
Mas foi em 2008 que ele se tornou conhecido nacionalmente. Ao assinar com a gravadora Som Livre, lançou o disco Vida. Com esse trabalho, Padre Fábio de Melo foi convidado a participar de diversos programas na TV aberta e a sua mensagem se tornou conhecida no Brasil inteiro.
Ao todo, Padre Fábio lançou 17 CDs, com mais de 3 milhões de cópias vendidas, sendo 1,8 milhão apenas com a Som Livre.
Ao longo de sua carreira como padre cantor, fez parcerias musicais com artistas além do meio religioso, incluindo Ivete Sangalo, Luan Santana, Fernanda Takai e Simone & Simaria.
Além de cantor e compositor, Padre Fábio de Melo também é escritor e já publicou 22 livros. Ao todo, vendeu cerca de 3,5 milhões de exemplares.
Um dos seus títulos mais famosos é o livro Quem Me Roubou de Mim?, em que Padre Fábio reflete sobre o perigo de relacionamentos que sugam a subjetividade da pessoa e ela acaba se perdendo de si mesma.
Outro grande sucesso de vendas é Quantos Eus que Não São Meus?: Como Desvelar, Construir e Preservar a Identidade. Na obra, Fábio de Melo escreve sobre a busca pelo nosso verdadeiro eu, a partir da premissa de que nunca é tarde para sermos quem realmente somos.
Ativo nas redes sociais, Padre Fábio de Melo nunca escondeu detalhes de sua vida pessoal de os seus seguidores. Em 2021, um dos momentos mais dolorosos de sua trajetória foi acompanhado e noticiado por todo o Brasil: o falecimento de sua mãe, Ana Maria.
Até hoje, o cantor fala com muito carinho e sempre faz questão de se lembrar dela, nos posts, nos shows e em conversas com o público. O seu último livro lançado foi sobre ela, A Vida é Cruel, Ana Maria: Diálogos Imaginários Com Minha Mãe.
Em janeiro de 2025, outro detalhe da biografia de Padre Fábio de Melo foi divulgado por ele na internet. Ele revelou, em suas redes, que luta contra a depressão há muitos anos.
O artista se abriu para os seus fãs e disse sofrer muito com os momentos de melancolia e solidão. Ele também reforçou a importância de buscar ajuda e tratamento especializado, como terapia e medicamentos.
Com essa revelação, que estimulou a compaixão nos comentários, Padre Fábio mostrou que, além de ser um artista completo e um padre dedicado, é também “demasiado humano”, gente como a gente, que também chora, ri e aprende com seus próprios erros. Um verdadeiro exemplo para todos nós!
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a biografia de Padre Fábio de Melo, deu para perceber de onde vem parte da inspiração do cantor para compor as suas músicas, certo?
Pensando nisso, chegou a hora de relembrar as melhores frases do Padre Fábio e se inspirar com a sua mensagem.

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.