Saiba quais são os 10 hinos mais tocados da Harpa Cristã

Gospel · Por Julia Campos

25 de Março de 2019, às 12:00

O sucesso da música gospel nos dias atuais é inquestionável! O carinho dos evangélicos por canções que elevam o pensamento e clamam a Deus é enorme, o que faz com que as letras do gênero estejam sempre entre as mais buscadas. A recepção dos hinos é tão boa que, nos últimos anos, há uma crescente expansão de criação de rádios gospel, e a inserção desse estilo em rádios seculares, que são as que tocam música de gêneros variados.

A Harpa Cristã, hinário da igreja Assembleia de Deus, reúne 640 canções, e é uma das maiores reuniões de letras da música gospel brasileira. Milhares de fiéis fazem dos hinos sua forma de contato direto com Deus e uma forma de ampliar sua fé e agradecer o milagre da vida. Para conferir quais são os hinos da Harpa Cristã mais cantados e conhecidos, continue lendo este post. Você ainda terá a oportunidade de conhecer e acompanhar os louvores para adorar o Deus vivo. Boa leitura!

Os 10 hinos mais tocados

Os hinos da Harpa Cristã estão entre os mais buscados e ouvidos na internet. Em rádios gospel não é diferente, as músicas do hinário estão sempre entre as mais tocadas. Separamos uma seleção dos 10 hinos da Harpa Cristã mais conhecidos. Você poderá ouvir e cantar os louvores mais adorados pelos fiéis!

1. Porque Ele Vive (hino 545)

Porque Ele Vive é a música mais tocada da Harpa Cristã. O hino é o de número 545 do hinário. A mensagem da letra diz que devemos confiar nossa a vida à Cristo, pois Ele é por nós.

2. Grandioso És Tu (hino 526)

Grandioso És Tu fala sobre como é possível perceber como Deus é grande por meio das Suas criações, como a perfeição da natureza e a beleza das estrelas.

3. Em Fervente Oração (hino 577)

A versão de Em Fervente Oração interpretada pelo Coral Kemuel é muito conhecida. A letra fala sobre o milagre de Deus que tocará a vida quando abrirmos mãos das coisas terrenas. O Coral Kemuel é composto por quatro integrantes, e já lançou quatro CDs. O grupo tem influências do gospel norte-americano e da música cristã contemporânea.

4. A Mensagem da Cruz (hino 291)

A Mensagem da Cruz é o hino de número 291. A canção relembra o sacrifício que Jesus fez pelos homens e o significado do símbolo.

5. Alvo Mais Que a Neve (hino 039)

A letra de Alvo Mais Que a Neve é o hino 39 da Harpa Cristã e também faz uma reflexão sobre como Jesus padeceu na cruz pelos homens, e expõe que o sangue do Senhor nos purifica.

6. Grato a Ti (hino 370)

Grato a Ti fala sobre a necessidade de sermos mais gratos a Cristo pela dádiva da vida e para honrar Seu sacrifício.

7. Mais Perto Quero Estar (hino 187)

Estar mais perto de Deus é o pedido expressado na letra de Mais Perto Quero Estar. A música ainda diz que é a proximidade com Deus que garanta paz em momentos sombrios.

8. Vencendo Vem Jesus (hino 525)

Vencendo Vem Jesus é o hino número 525 e profetiza como a volta de Cristo mudará a Terra e varrerá o mal de nossos dias.

9. Sobre as Ondas do Mar (hino 467)

A letra de Sobre as Ondas do Mar diz que, confiando em Jesus, as tempestades no mar hão de se tornarem bonança, porque Ele tudo pode.

10. Conversão (hino 015)

Conversão fala sobre como a vida pode mudar quando reconhecemos que Jesus se sacrificou por nós. A música ainda fala sobre como a fé pode abrir nossos olhos para o que realmente é importante.

O que é a Harpa Cristã

A Harpa Cristã é o hinário oficial da igreja Assembleia de Deus. Seus hinos embalam as diversas liturgias da igreja, como batismo, casamento, funerais, cultos e apresentações de crianças. As letras são divididas por diversos temas, como por exemplo:

  • a palavra do Senhor
  • cura divina
  • missões
  • proteção e ajuda
  • Sua graça, vida e amor.

A origem dos hinos da Harpa Cristã

Antes do surgimento da Harpa Cristã, a Assembleia de Deus utilizava o hinário Salmos e Hinos, mas as demandas específicas da denominação fizeram com que fosse necessário um hinário próprio. Dessa necessidade nasceu o Cantor Pentecostal, em 1921. A publicação reunia 44 hinos e 10 corinhos.

Hinos da Harpa Cristã

Um ano depois, a Harpa Cristã foi lançada em Recife. A primeira tiragem teve mil impressões. Já a segunda edição reuniu 300 canções. Dez anos depois, o número subiu para 400 hinos.

A reunião dos hinos foi possível devido aos esforços do missionário sueco Samuel Nyström, que, mesmo sem dominar o português, traduziu diversas letras do hinário escandinavo. O Pastor Paulo Leivas Macalão contribuiu de forma parecida, e possibilitou que os poemas traduzidos fossem adaptados às respectivas músicas.

Outros hinos foram sendo adicionados à Harpa Cristã com o passar do tempo, até que o hinário alcançasse 524 letras. A maior parte dos hinos havia sido revisada até o ano de 1981. Eles foram adaptados para que sua execução se tornasse mais simples para o cântico congregacional.

Quantos hinos tem a Harpa Cristã

Atualmente a Harpa Cristã tem 640 hinos. A ampliação aconteceu para que todas as cerimônias contassem com músicas. O lançamento da Harpa Cristã ampliada, em 1999, foi um marco para a hinódia pentecostal da Assembleia de Deus.

Atualmente, outras denominações evangélicas utilizam a Harpa Cristã como hinário oficial, principalmente as neopentecostais. O fato comprova que a publicação é muito querida pelo fiéis, que fazem dos hinos a trilha sonora não só para a adoração, mas também para iluminar outros momentos do dia a dia.

Neste artigo você soube o que é a Harpa Cristã, como ela surgiu, sua evolução e crescente ampliação e quantos hinos possui atualmente. Pôde saber também quais são os dez louvores da Harpa Cristã mais conhecidos e adorado pelos fiéis, e algumas das mensagens de adoração, gratidão e fé que suas letras levam para aqueles que buscam estar em harmonia com o Deus vivo.

Gostou de saber mais sobre os hinos Harpa Cristã? Aproveite para descobrir mais sobre a história do hinário da igreja Assembleia de Deus.