Biografia do Elton John: a história do nosso eterno Rocket Man

Conheça a história de vida e a carreira do grande astro Sir Elton John.

Biografias · Por Rafaela Damasceno

20 de Maio de 2025, às 12:00


A biografia de Elton John explica porque ele é considerado um dos artistas mais venerados pelo público nos últimos 50 anos. Dono de uma inventividade inigualável, ele é uma lenda da música e continua a surpreender e encantar os fãs de todo o mundo.

Elton John
Reprodução / YouTube

O cantor britânico é o autor de hits eternos, como Your Song, Candle In The Wind, Tiny Dancer e Rocket Man. Com o passar das gerações, suas músicas permaneceram hipnotizantes e ainda conquistam novos admiradores. 

Com um legado super importante na história da música mundial, você não pode deixar de conferir todos os detalhes da biografia de Elton John. 

A biografia de Elton John, o ícone da música britânica

Elton John é um dos artistas mais amados de toda a história da música mundial e carrega um legado impressionante. Por isso, vale a pena conhecer todos os detalhes de sua biografia. 

Ele aprendeu a tocar piano aos 3 anos de idade

Reginald Kenneth Dwight, nome verdadeiro de Elton John, nasceu no dia 25 de março de 1947, em Londres, na Inglaterra. Ele cresceu na região de Pinner, em uma moradia popular, que pertencia aos seus avós maternos. 

Seus pais, Sheila Eileen e Stanley Dwight, sempre deixaram a criatividade do pequeno Reginald fluir desde muito novo. Aos 3 anos, ele aprendeu a tocar piano sozinho, interessado pelos discos de sua família. De acordo com o cantor, as suas primeiras inspirações foram Elvis Presley e Bill Haley & His Comets. 

Aos 11 anos, Elton John conseguiu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music, uma das escolas de música mais importantes do Reino Unido. Então, por cinco anos, ele ia à escola regular durante a semana e, aos sábado, assistia às aulas da academia no centro de Londres. 

Quando Elton tinha 15 anos, seus pais se divorciaram e ele passou a morar com a mãe. Para o cantor, não foi tão ruim assim, porque ele já contou em entrevistas que seu pai era agressivo e sempre o xingava muito. 

Um tempo depois, sua mãe se casou novamente, com Fred Farebrother, que assumiu o papel de um pai mais carinhoso para o garoto. 

Em busca de um sonho no fim da adolescência

Ainda aos 15 anos, conseguiu um emprego para tocar piano em um pub próximo de sua casa. Ele foi incentivado por sua mãe e pelo padrasto e usava o pseudônimo de Reggie, seu apelido na família. 

Certo de que esse era seu destino, resolveu abandonar os estudos para se dedicar exclusivamente à música e correr atrás de seu maior sonho: seguir carreira na música pop. 

O primeiro passo foi se juntar à banda de blues Bluesology, em 1962. Alguns anos depois, ele respondeu a um anúncio no jornal musical New Musical Express, de Ray Williams, então gerente da Liberty Records. 

Na primeira reunião, ele deu a Elton John um envelope com letras de música escritas por Bernie Taupin, que também havia respondido ao anúncio. 

John, então, compôs a melodia, enviou a Taupin e os dois se encontraram pessoalmente para gravar Scarecrow. Foi o início de uma amizade de longa data, que rendeu inúmeras composições. 

Em 1968, Elton John e Bernie Taupin assinaram contrato com a DJM Records de Dick James e começaram a preparar seu primeiro disco, Empty Sky

O lançamento foi em 1969 e contou com o single I’ve Been Loving You. Apesar de não ter feito muito sucesso, foi um passo importante para o que viria em seguida na carreira do cantor. 

Nasce o Elton John

Foi a partir dos primeiros trabalhos como compositor que Reginald abandonou seu nome original e começou a usar o pseudônimo de Elton John. A escolha foi em homenagem a dois colegas da Bluesology, o saxofonista Elton Dean e o vocalista Long John Baldry.

A partir daí, ele nunca mais foi chamado de Reggie no meio artístico. Em 7 de janeiro de 1972, alterou oficialmente seu nome, na certidão de nascimento, para Elton Hercules John

A carreira do cantor deu uma reviravolta com o disco Elton John, lançado em abril de 1970, que trouxe seu primeiro hit, Your Song. A repercussão foi tão grande que o single chegou à quarta posição na Billboard 200 dos EUA e à quinta na UK Albums Chart.

Em seguida, Elton John lançou seu primeiro álbum ao vivo, 17-11-70. O trabalho foi obtido por meio de uma gravação de rádio, em novembro de 19070, em Nova York. 

A consolidação de Elton John como ícone da música 

Depois de dois discos de estreia com grande alcance, outros memoráveis foram lançados e Elton John alcançou o posto de um dos maiores cantores de todos os tempos. 

Os principais álbuns dos primeiros anos de sua carreira, aclamados até hoje pela crítica e pelo público, são: Goodbye Yellow Brick Road (1973), Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy (1975) e The One (1992). Alguns dos seus grandes hits são Tiny Dancer, Rocket Man e Candle in the Wind. 

Ao longo das décadas seguintes, Elton John continuou a agradar o público, com faixas icônicas e inesquecíveis, como I Guess That’s Why They Call It the Blues

Ativista e ícone da comunidade LGBTQIA+

Em 1976, Elton John se revelou bissexual em uma entrevista à revista Rolling Stone. Assim, ele se transformou em um ícone da comunidade LGBTQIA+ e sempre defendeu os direitos desse grupo. 

Nos anos 80, no auge da epidemia da Aids, John se tornou ativista pela causa e realizou diversas iniciativas para arrecadar fundos para pesquisas sobre o HIV/Aids. Uma das mais memoráveis foi o lançamento do single That’s What Friends Are For, com a participação de Dionne Warwick, Gladys Knight e Stevie Wonder. 

Em 1992, o cantor criou a Fundação Elton John para a AIDS, com foco no combate ao preconceito, prevenção de novas infecções e tratamento igualitário a todos os portadores do vírus. 

Amores, família e luta contra as drogas 

Em 1984, Elton John se casou com sua grande amiga, a engenheira de som Renate Blauel. O casamento durou 3 anos. 

Alguns anos mais tarde, em 1993, começou a namorar David Furnish, seu parceiro até hoje. Eles formalizaram a união em 2005 e se casaram em 2014, após a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Reino Unido. O casal tem dois filhos, Zachary, nascido em 2010, e Elijah, nascido em 2013. 

Desde os anos 70, Elton John luta contra o vício em drogas. Ele experimentou cocaína em 1974 e desenvolveu uma dependência que chegou a afetar a sua vida pessoal e carreira. Tanto que ele teve de fazer uma pausa na música nos anos 90, para se tratar em uma clínica. 

Um dos cantores mais premiados da história

Além de todo o legado de sua música, Elton John também é um músico muito premiado. Em 2024, tornou-se o 19º artista a conquistar o status de EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony). 

Ele recebeu dois prêmios Oscar pela canção Can You Feel the Love Tonight (1995) e por (I’m Gonna) Love Me Again (2020). Também foi nomeado Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 1998, por serviços prestados à música e à caridade.

Ele continua na ativa até hoje!

Com mais de 50 anos de carreira, Elton John se mantém ativo em suas produções artísticas. Em 2019, Rocket Man, sua biografia musical, estreou nos cinemas e contou com a faixa (I’m Gonna) Love Me Again, composta por John e seu amigo Bernie Taupin. 

Em 2024, foi lançado outro filme, Elton John: Never Too Late, que oferece uma visão íntima de sua carreira e vida pessoal. 

Elton John gravou o álbum Who Believes in Angels?, lançado em abril de 2025, com participação de Brandi Carlile. E, para finalizar, ele ainda lançou uma linha de óculos inspirados em vários momentos de sua vida.

Pelo visto, parece que ainda teremos muitas novidades e projetos de Elton John nos próximos anos. Ainda bem, porque é impossível se cansar da criatividade e da originalidade desse artista completo! 

As melhores frases de Elton John

Depois de conhecer os detalhes da biografia de Elton John, que tal refletir sobre as suas letras mais impactantes com a nossa seleção de melhores frases do cantor

Frases Elton John

Leia mais:


Leia também