Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia: Fábio Jr., o ícone do romantismo no Brasil

Saiba tudo sobre a biografia do Fábio Jr., considerado um dos artistas mais românticos do Brasil.

Biografias · Por Ana Paula Marques

19 de Dezembro de 2023, às 12:00

Não restam dúvidas de que a biografia de Fábio Jr. está marcada na história do romantismo no Brasil. 

Biografia Fábio Jr.
Créditos: Divulgação

Celebrado tanto como cantor quanto como ator, o artista é um ícone da música e do entretenimento brasileiro, dotado de intensidade, versatilidade e muito talento.

Com interpretações emocionantes e letras profundas, o artista conquistou uma legião de fãs ao longo de mais de cinco décadas de uma carreira sólida e multifacetada.

As melhores canções de Fábio Jr., como Pai, Alma Gêmea e a emocionante Sem Limites para Sonhar, colaboração com a cantora galesa Bonnie Tyler, estão marcadas na história da música brasileira.

Além disso, seus personagens em novelas como Pedra Sobre Pedra, Roque Santeiro e Cabocla estão marcados no imaginário de fãs de todo o país. 

E não é só isso! Fábio Jr. também tem uma vida pessoal agitada, com nada menos que sete casamentos e cinco filhos, incluindo os também cantores e atores Cleo e Fiuk.

Quer saber mais sobre a trajetória deste ícone da cultura brasileira? Vamos desvendar a fascinante biografia de Fábio Jr.!

Fábio Jr.: a biografia do ídolo romântico

A biografia de Fábio Jr. começa em 21 de novembro de 1953, na cidade de São Paulo (SP), onde nasceu Fábio Corrêa Ayrosa Galvão. 

Os primeiros passos na música aconteceram ainda na infância, quando começou a se apresentar com os irmãos Heraldo e Danilo no grupo Os Namorados, na década de 1960. 

A banda teve outros nomes posteriormente, como Bossa Nova e Arco-Íris, e o trio chegou a se apresentar até mesmo no Programa do Chacrinha. Foi a porta de entrada de Fábio no mundo do show business.

Aos 13 anos, o artista começou a fazer teleteatro na Rede Bandeirantes e deu o pontapé inicial em sua próspera carreira artística. 

Biografia de Mark Davis? O começo da carreira cantando em inglês

Em meados da década de 1970, o artista partiu em carreira solo e passou a gravar músicas em inglês. Por algum tempo, a “biografia de Fábio Jr.” foi a biografia de Mark Davis, nome adotado pelo cantor.

Em 1973, veio o primeiro hit da carreira, a balada romântica cantada em inglês Don’t Let Me Cry.

Não demorou muito até o artista redesenhar a própria carreira. Mark Davis virou Fábio Galvão e, por fim, Fábio Jr. A mudança foi uma estratégia para não gerar confusão com o ator Flávio Galvão.

Biografia de Fábio Jr.: o ator e apresentador

Após ser descoberto pela Rede Bandeirantes, Fábio Jr. passou a atuar em programas de dramaturgia e chegou a apresentar o programa Hallelluyah!, na antiga TV Tupi.

Dali, veio a oportunidade de migrar para a Rede Globo, onde estrelou a novela Despedida de Casado, que foi censurada pelo regime militar e acabou nunca indo ao ar. O elenco, porém, foi redirecionado para outra trama, Nina.

Biografia Fábio Jr.
Fábio Jr. na novela Nina. Créditos: Divulgação

Depois de ganhar certo destaque em sua primeira novela global, Fábio Jr. participou da série Ciranda Cirandinha e apresentou uma de suas maiores composições, a canção Pai, sempre tocada no Dia dos Pais.

Nos anos seguintes, continuou a ter destaque na telinha e até nas telonas, como o longa Bye Bye, Brasil (1979), do diretor Cacá Diegues, e o mais recente Me Tira da Mira, comédia dirigida por Hsu Chien e lançada em 2022.

A lista de novelas estreladas por Fábio Jr. inclui Cabocla, Malu Mulher, Louco Amor, Roque Santeiro, Pedra Sobre Pedra e Corpo Dourado, além de programas de TV como Tal Pai, Tal Filho, Você Decide e Superstar

Biografia de Fábio Jr.: o cantor

Embora tenha tido grande sucesso no mundo da atuação, foi na música que Fábio Jr. mais investiu seu tempo ao longo da carreira. 

Desde o começo da carreira solo, em 1971, o artista explorou diversos ritmos e influências, como pop, MPB, rock, jazz, samba, blues e até funk. 

O primeiro álbum de estúdio, Fábio Júnior, foi lançado em 1976. A maioria dos álbuns seguintes teve o mesmo nome, já com a grafia abreviada para Fábio Jr., e tiveram grande sucesso comercial, embalado pelo destaque do cantor nas novelas.

De lá para cá, o cantor e ator já lançou mais de 20 álbuns de estúdio, além de cinco álbuns ao vivo e duas coletâneas. Só o single Sem Limites Para Sonhar vendeu mais de meio milhão de cópias!

Os maiores sucessos da biografia de Fábio Jr.

A próspera carreira musical de Fábio Jr. rendeu ao artista vários Discos de Ouro pelo volume de vendas e grande reconhecimento por parte da indústria especializada. 

Em 2002, por exemplo, o cantor foi agraciado com o prêmio de Melhor Cantor Popular pelo Prêmio TIM. A faixa O Que É Que Há, em parceria com Sérgio Sá, é uma das mais tocadas e regravadas da história do Brasil. 

De acordo com o Ecad, a discografia de Fábio Jr. tem mais de 130 obras musicais e 550 regravações. Alguns dos maiores sucessos são Alma Gêmea, Pai, Só Você e Caça e Caçador.

Biografia de Fábio Jr.: vida pessoal e a fama de romântico

O cantor e ator, famoso pelas músicas carregadas de romantismo, teve uma vida amorosa bastante movimentada ao longo da carreira. Assim, é impossível falar da biografia de Fábio Jr. sem listar suas aventuras românticas. Sete delas, inclusive, viraram casamento!

A primeira troca de alianças aconteceu ainda no começo da carreira, em 1976, longe dos holofotes, quando Fábio se casou com Tereza de Paiva Coutinho, com quem ficou por três anos.

Na sequência, veio a união que balançou o mundo dos famosos. Em 1979, ele começou a namorar a colega de cena Glória Pires, com quem se casou em 1981. O casal teve uma filha, Cléo, e o divórcio aconteceu em 1983.

Menos de três anos após se separar de Glória Pires, Fábio Jr. voltou a se casar, desta vez com a artista plástica Cristina Karthalian. Do casamento, vieram três filhos: Krizia, Tainá e Fiuk. O enlace durou até 1990.

Ele também passou por casamentos com personalidades como Guilhermina Guinle, cujo vínculo perdurou de 1993 a 1998. Em 2001, sua vida amorosa teve um breve capítulo com a atriz Patrícia de Sabrit, mas a união chegou ao fim após apenas três meses.

Em 2007, o cantor e ator se casou com a modelo Mari Alexandre, com quem teve seu quinto filho, Záion. A separação foi conturbada e aconteceu em 2010, sob rumores de que Fábio não teria gostado da conversão da esposa à igreja evangélica.

Desde 2012, Fábio Jr. vive seu casamento mais longo, com a bancária Maria Fernanda Pascucci, que curiosamente era presidente de um fã-clube dedicado ao artista quando conheceu e se apaixonou pelo ídolo. 

Conheça outros cantores que também são atores

Não dá para falar da biografia de Fábio Jr. sem citar seu talento e sucesso na música e na dramaturgia.

Mas sabia que o artista não é o único cantor que também se deu bem em outras áreas artísticas? Aproveite e confira o material que preparamos sobre cantores que também são atores!