Biografia de Jorge e Mateus: conheça a trajetória da dupla de sucesso

Conheça o artista · Por Julia Campos

8 de Março de 2019, às 10:42

Uma das duplas precursoras do sertanejo universitário do Brasil, que reúne milhares de fãs e faz centenas de shows todos os anos. Já passaram pelos Estados Unidos e alguns países da Europa. Centenas de milhares de cópias de CDs e DVDs vendidas e uma indicação ao Grammy Latino por melhor álbum de música sertaneja. Atualmente, uma das duplas de mais sucesso do estilo, em termos de público, faturamento e repertório. Sabe de quem estamos falando? Dos goianos Jorge & Mateus!

Continue a leitura e saiba mais sobre a biografia de Jorge & Mateus — como eles se conheceram, o início da carreira, os primeiros sucessos e as faixas consagradas, a discografia e um pouco da vida pessoal dos cantores. Conheça mais sobre a dupla que encantou o público brasileiro e domina as paradas das rádios e serviços de streaming no país.

Biografia de Jorge & Mateus

Jorge Alves Barcelos nasceu no dia 27 de agosto de 1982 na cidade de Itumbiara (GO), a cerca de 210 quilômetros de Goiânia, capital do estado. Ele é filho de Maria Genoveva Alves Barcelos e Eurípedes Barcelos. Jorge estudou Direito até o oitavo período e também já deu aula de Geografia antes da fama. Ele é a primeira voz de uma das duplas mais consagradas do sertanejo.

Jorge, da dupla Jorge e Mateus
Créditos: Divulgação

Mateus Pedro Liduario de Oliveira também é natural de Itumbiara, e nasceu no dia 15 de julho de 1986. Ele é filho de Angela Oliveira e Lucimar Oliveira. Antes de se tornar segunda voz da dupla de sucesso, Mateus estudava Agronomia, mas assim como Jorge, sempre esteve ligado ao meio musical da cidade de origem.

Mateus, da dupla Jorge e Mateus
Créditos: Divulgação

Como se conheceram

Na época estudantes, Jorge e Mateus não se conheciam, mas participavam de festas e festivais de música em Itumbiara. Um amigo os apresentou, e eles cantaram juntos em um churrasco para os colegas. A parceria deu certo e eles se tornaram, de fato, uma dupla. A primeira apresentação de Jorge & Mateus foi em uma boate na cidade em que eles viviam, no dia 26 de maio de 2005.

Incentivados pelo retorno que receberam do público, resolveram gravar o primeiro CD independente, na garagem da casa de Mateus. O disco reuniu faixas autorais e clássicos do sertanejo com uma cara nova, para agradar a seus fãs, em grande parte estudantes universitários.

Com o lançamento desse CD, a gravadora Universal Music conheceu o trabalho dos cantores. Em 2007, a dupla lançou seu primeiro CD e DVD com um grande estúdio — o Ao Vivo Em Goiânia.

O primeiro hit

Pode Chorar foi a primeira canção de sucesso da dupla. A faixa é a número 9 do disco Ao Vivo Em Goiânia. Em pouco tempo, os versos “Pode chorar, mas eu não volto pra você/Pode chorar, você não vai me convencer/Pode chorar, você se lembra o quanto eu chorei por você?” conquistaram o público que já era fã de sertanejo. A canção alcançou até mesmo aqueles que não eram ouvintes fiéis do estilo.

A partir de então, os cantores emplacaram hit atrás de hit. São alguns de seus sucessos:

  • Propaganda — a música mais tocada de 2018
  • Terra Sem CEP
  • Louca de Saudade
  • Amo Noite e Dia
  • A Gente Nem Ficou
  • Sosseguei
  • Flor
  • Voa Beija-flor

Trajetória de sucesso

Desde o lançamento do primeiro sucesso, a carreira de Jorge & Mateus despontou e evolui a cada ano. Em 2008, eles tiveram a primeira música emplacada em uma novela. De Tanto Te Querer fez parte da trilha sonora da novela A Favorita e, no mesmo ano, os cantores subiram em um trio elétrico no carnaval de Salvador. Foi a primeira dupla sertaneja a conseguir o feito.

Em 2009, com o segundo CD e DVD, O Mundo É Tão Pequeno, Jorge & Mateus alcançaram o disco de platina, que marca a venda de 50 mil cópias. Nesse mesmo ano, eles realizaram a primeira turnê internacional, com shows nos Estados Unidos. Já em 2010, realizaram uma turnê pela Europa e retornaram aos EUA com o CD e DVD Ao Vivo Sem Cortes.

Em 2012, lançaram o CD e DVD A Hora É Agora — Ao Vivo Em Jurerê, e no ano seguinte, iniciaram uma importante empreitada internacional — gravaram o CD e DVD Live In London — At The Royal Albert Hall, no teatro londrino que já abriu as portas para grandes artistas como:

  • Led Zeppelin
  • Adele
  • Oasis
  • The Killers

A dupla alcançou a marca de 200 shows por ano em 2013 e 2014 e, em 2015, veio uma grande conquista na carreira: Jorge & Mateus foram indicados ao Grammy Latino e concorreram ao prêmio de melhor álbum de música sertaneja, com o disco de estúdio Os Anjos Cantam. Eles não levaram o prêmio, que ficou com Amizade Sincera II, de Renato Teixeira e Sérgio Reis. No ano seguinte foi lançado, em CD e DVD, o Como. Sempre Feito. Nunca.

Em 2016, ano de lançamento do CD e DVD 10 Anos — Ao Vivo, que comemorou uma década de carreira da dupla, o os dois foram apontados pela revista Forbes como destaque entre as 30 personalidades brasileiras mais importantes da internet. Isso porque, já em 2017, a dupla alcançou 5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 2,5 bilhões de views. Atualmente, o perfil conjunto dos cantores no Instagram possui mais de 10 milhões de seguidores, e a página dos artistas no Facebook já alcançou mais de 14 milhões de curtidas. O álbum de trabalho atual da dupla é Terra Sem CEP, lançado em 2018.

Vida pessoal

Discretos com relação à vida pessoal, os cantores têm um filho cada um. Jorge é pai de Davi, de 3 anos, fruto do casamento com a designer Ina (Ana Carolina) Freitas. O cantor e a esposa se casaram em 2007. Em um dos momentos em que mais expôs sua intimidade, Jorge anunciou, em janeiro de 2019, que o matrimônio havia chegado ao fim.

Já Mateus é pai de Dom, de 1 ano e meio. O pequeno é filho do cantor com a médica Marcella Barra, e são casados há quase três anos. Mateus é empreendedor, e possui em Goiânia um parque de wakeboard, esporte que costuma praticar nas horas vagas. O empreendimento até já abrigou competições internacionais.

Casamento de Mateus e Marcella
Mateus e Ina em seu casamento / Créditos: Divulgação

Nesse post você pôde conhecer a biografia da dupla sertaneja Jorge & Mateus. Soube como os dois se conheceram no interior de Goiás, ainda como estudantes, e como a trajetória de sucesso se desenrolou desde o primeiro disco lançado de forma independente. Ainda conheceu um pouco da vida pessoal dos artistas e a discografia completa, com todos os CDs e DVDs já gravados por eles.

Os números não mentem, Jorge & Mateus são um grande sucesso da música sertaneja, e construíram uma carreira sólida, mantendo lançamentos regularmente para agradar aos fãs incondicionais. Esses admiradores cantam todos os hits e se identificam com as histórias contadas em cada letra, o que permite concluir que a dupla trilha um caminho de sucesso duradouro.

Gostou da história e quer ouvir os grandes sucessos da dupla? Ouça aqui todos os hit e aproveite pra curtir as canções que embalam os corações apaixonados.