Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Lana Del Rey, a musa do indie melancólico

Saiba tudo sobre a trajetória de Lana Del Rey, com a sua biografia completa, desde o seu nascimento até a fase atual.

Biografias · Por Rannyson Mykael

27 de Setembro de 2023, às 12:00

Já parou para pensar no que existe por trás da biografia de Lana Del Rey? Como foi o começo da carreira de uma das maiores artistas da geração? Em que momento ela percebeu que nasceu para ser uma estrela?

São muitas perguntas interessantes e que podem ajudar a entendê-la ainda mais. Afinal, as melhores músicas de Lana Del Rey são aquelas em que a artista mostra o seu lado pessoal e vulnerável.

Biografia Lana Del Rey
Créditos: Divulgação

Sua carreira começou a alavancar em 2011, e desde então, seu nome não parou de crescer. Atualmente, Lana é aclamada não apenas por sua voz, mas também por suas composições.

Vamos voltar no tempo e entender quem, de fato, é a cantora, com a biografia de Lana Del Rey — ou melhor, Elizabeth Grant, a verdadeira mulher por trás de toda a carreira grandiosa que observamos se formar.

Biografia de Lana Del Rey: saiba tudo sobre a vida e carreira da cantora

Elizabeth Woolridge Grant é o nome verdadeiro de Lana Del Rey. Ela nasceu no dia 21 de junho de 1985, logo no início da temporada do signo de Câncer, conhecido por ser melancólico e emocional — uma marca da artista.

Ela nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas passou a maior parte da infância e adolescência em Lake Placid, uma cidade do interior.

Desde pequena, foi incentivada a trabalhar as suas habilidades com canto, algo que foi percebido por seus pais. Conforme crescia, seus amigos também fizeram parte da torcida.

O nascimento de Lizzy Grant

Antes de Lana Del Rey, existiu Lizzy Grant, nome artístico usado pela cantora. É uma forma bem mais direta do seu nome de batismo, Elizabeth Grant, e era utilizado para cantar em bares de Nova Iorque quando ela já era adulta.

Foi em 2010 que Lizzy resolveu dedicar-se à carreira musical e começou a buscar apoio de profissionais da área. Ela chegou a viajar para Londres, participando de várias reuniões, mas recebeu muitos “nãos” no processo.

No entanto, ela chegou a lançar alguns projetos. É o caso do álbum Sirens, sob o nome de May Jailer, e o EP Kill Kill, como Lizzy Grant, que não chegaram ao grande público.

Biografia Lana Del Rey
Créditos: Divulgação

A consolidação de Lana Del Rey

Tudo mudou em 2012, com o lançamento de Video Games, uma das faixas mais importantes da artista.

Com um clipe amador e uma letra que fala sobre amor incondicional, Lana consegue demonstrar toda a sua energia melancólica inspirada nas divas hollywoodianas das décadas de 1950 e 1960.

A música fez com que seu nome se tornasse conhecido e gerasse curiosidade. “Lana Del Rey” é inspirado na atriz estadunidense Lana Turner e no carro Ford Del Rey. 

Outros modelos de carros também aparecem ao longo da trajetória musical da artista, como é o caso de White Mustang, por exemplo.

Lana Del Rey: cantora, modelo e escritora

Além de uma carreira de sucesso na música, considerada uma das expoentes do gênero indie, Lana também possui uma grande proximidade com a poesia.

Mais nova, ela estudou em um colégio interno e diz que foi um momento importante para se aproximar das artes, especialmente da literatura.

Em 2020 ela lançou o livro de poesias intitulado Violet Bent Backwards over the Grass, uma obra que recebeu aclamação do público por mostrar um lado ainda mais pessoal da artista.

O seu potencial na escrita pode ser percebido em todos os seus álbuns, inclusive. Isso porque ela mesma compõe as suas músicas e consegue criar uma narrativa com a qual as pessoas se identificam.

É o caso de Video Games, como falamos anteriormente. No refrão, Lana diz:

I tell you all the time

Eu te digo tempo todo

Heaven is a place on Earth with you

O paraíso é um lugar na Terra com você

Tem forma melhor de descrever o amor?

Indicações e prêmios de Lana Del Rey

Logo no começo da sua carreira, a artista já estava sendo reconhecida pela crítica especializada.

Em 2011 e 2012, sendo conhecida apenas por Video Games até então, ela venceu o prêmio Q’s Next Big Thing, da Q Awards, e a categoria Best New Artist, do Virgin Media Music Awards. Todos sabiam que ela seria uma estrela.

Além disso, Lana Del Rey também conta com múltiplas indicações ao Grammy, a maior premiação da indústria musical. Seus álbuns Paradise, Lust For Life e Norman Fucking Rockwell, por exemplo, foram aclamados e nomeados a grandes categorias no evento.

Mostrando seu alcance, Lana também foi indicada ao Globo de Ouro, premiação voltada para o cinema e a televisão. Ela concorreu na categoria Melhor Canção Original, com a música Big Eyes, feita para o filme com mesmo nome.

E como forma de reconhecer as contribuições da artista para a música ao longo do anos, em 2023 a Billboard premiou Lana Del Rey na categoria Women In Music – Visionary.

Por seu potencial e capacidade de se reinventar com tanta sensibilidade, é o que ela merece!

Parceria de Lana Del Rey com seu pai

Além de já ter colaborado com artistas incríveis, como é o caso de Taylor Swift, Miley Cyrus e Ariana Grande, Lana Del Rey também tem faixas junto com o seu pai, Robert Grant — ou Rob Grant, nome artístico adotado.

Biografia Lana Del Rey
Créditos: Divulgação

Rob canta e toca o piano, como é possível perceber em Hollywood Bowl. Ele, que é autodidata no instrumento, recebe uma linda comparação da filha em um verso:

I’ve got a dad who plays like Billy Joel

Tenho um pai que toca como Billy Joel

Em 2023, aos 69 anos, Rob Grant lançou o seu primeiro álbum, Lost At Sea. Lana apresenta lindos vocais, além de ser creditada como a produtora de algumas músicas, mostrando a sua versatilidade.

As melhores frases de Lana Del Rey

Fica difícil escolher as melhores frases de Lana Del Rey com uma discografia tão ampla e impecável. Mas sempre tem aquele trecho específico que vai fazer o nosso olho marejar, né? São essas que a gente precisa às vezes.

Frases: Lana Del Rey