Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é a cantora Thalía: tudo sobre a diva mexicana

Biografias · Por Rafaela Damasceno

18 de Março de 2022, às 12:00

Se você assistiu a alguma novela mexicana nos anos 90, com certeza conhece bem um grande nome. Estamos falando da atriz e cantora Thalía, a estrela de sucessos como Maria do Bairro e Marimar. 

Thalía
Créditos: Divulgação

Mas ela não está apenas ligada à música e à dramaturgia. A artista também é compositora, empresária, escritora, estilista, produtora musical e filantropa. São tantos talentos que fica até difícil acompanhar a sua carreira de perto. 

Além disso, a cantora Thalía também tem uma carreira tão emocionante quanto os enredos de suas personagens icônicas. Ficou curioso(a)? Saiba agora tudo sobre a Thalía! 

Quem é Thalía? 

Desde novinha, ela está envolvida nas artes. Ao longo dos anos, foi desenvolvendo cada vez mais talentos, sem deixar de exercer o seu papel de cantora. Descubra, a seguir, a história de Thalia. 

Nascimento e infância

Ariadna Thalía Sodi Miranda Mottola, nome verdadeiro de Thalía, nasceu na Cidade do México, capital do país, no dia 26 de agosto de 1971. Ela é a filha mais nova do médico e criminalista Ernesto Pallares e da pintora e empresária Yolanda Mange.

Com apenas um ano, Thalía fez o seu primeiro trabalho como atriz, em um comercial de refrigerantes. Aos 4, começou a fazer aulas de balé e de piano.

Thalía
Créditos: Divulgação

Aos 5 anos, o seu pai faleceu. Foi um choque tão grande que a menina ficou um tempo sem falar e sua mãe a levou a vários psicólogos para recuperar a fala.

Seu sonho de criança era ser ginasta, mas o destino reservava a ela outros caminhos. Como sua irmã Laura trabalhava no teatro, ela começou a se interessar por esse universo.

Início da carreira

Em 1981, Thalía foi chamada para ser a vocalista de um grupo musical infantil, o Pac Man, para participar do programa Juguemos a Cantar, da Televisa. Mais tarde, o nome da banda foi alterado para Din-Din. 

O grupo fez relativo sucesso no México e se apresentou em algumas cidades. Chegou até a gravar 4 álbuns, mas acabou alguns anos depois, quando os seus integrantes cresceram. 

A cantora mexicana Thalía queria continuar no mundo da música. Por isso, decidiu se apresentar sozinha no mesmo programa. Em 1984, ficou bastante popular com uma interpretação de Moderna Niña Del Rock.

Com a repercussão dessa apresentação, ela foi convidada a se juntar ao Timbiriche em 1986. O grupo fazia uma versão em espanhol do musical Grease, chamado Vaselina, e também era promovido pela Televisa. 

Primeiras telenovelas

Um ano depois, Thalía foi convidada a atuar na novela Pobre Señorita Limantour. Apesar de ter só aparecido em um capítulo, essa produção é considerada a sua estreia como atriz.

Ainda em 1986, ela interpretou Beatriz na novela Quinceañera e também gravou, com o Timbiriche, o tema de abertura, Quinceañera:

https://youtu.be/u0jmOB9UDMw

Foi graças a esse papel que Thalía recebeu o prêmio de Atriz Revelação de 1986 e ganhou maior visibilidade na televisão.

Carreira solo

Depois de gravar 4 discos com o Timbiriche, a cantora deixou a banda em 1989. No mesmo ano, ela recebeu seu primeiro papel de protagonista, na série Luz y Sombra. Com o fim das gravações, passou um período vivendo nos Estados Unidos para estudar música, atuação e dança na Universidade da Califórnia.

Mais confiante, a artista voltou ao México e lançou o seu primeiro CD solo: Thalía. Desse trabalho, algumas faixas se tornaram sucessos atemporais, como Un Pacto Entre Los Dos:

A canção inclusive gerou muitas polêmicas na época, porque algumas pessoas diziam que ela tinha mensagens ocultas de adoração a Satã.  

Mais trabalhos como cantora

Nos anos seguintes, a cantora lançou mais dois discos: Mundo de Cristal e Love. Desse último, algumas músicas são lembradas até hoje, como Sangre e Flor de Juventud.

Também há uma versão em espanhol de La Vie En Rose, clássico de Edith Piaf, intitulada La Vida En Rosa:

Piel Morena

Em 1994, aproveitando a repercussão da novela Marimar em outros países, Thalía assinou um contrato com a EMI, para o lançamento de seu próximo trabalho, En Éxtasis. Ele foi o responsável por inúmeros hits da cantora. 

Piel Morena é o maior deles e conseguiu alcançar até mesmo o público internacional:

Sucesso em outros países

Entre 1995 e 1996,  Thalía já era uma estrela das telenovelas, com produções como María Mercedes, Marimar e María la del barrio. Mas ela conquistou ainda mais espaço como representante da música latina ao redor do mundo. 

Nas Filipinas, a sua influência foi tão grande que ela chegou a lançar um disco com canções em filipino, Nandito Ako. O show da cantora, realizado em 1996 no país, chegou a ser comparado à visita do Papa João Paulo II

Em 1999, depois de um tempo longe das telinhas, Thalía retornou com Rosalinda. Foi a produção mais cara da Televisa até o momento e também a mais exportada, sendo vendida para mais de 180 países. 

Logo depois, ela lançou o álbum Arrasando, em 2000. Uma das faixas, Entre El Mar y Una Estrella, foi a primeira da cantora a liderar as paradas da Billboard e consolidou o seu espaço no mercado internacional:

Vida pessoal

Ao longo da carreira, Thalía teve relacionamentos com vários parceiros de palco e de novelas. Até que conheceu Tommy Mottola, então presidente da Sony Music, em 1999, durante as gravações de Rosalinda. Em dezembro de 2000, eles se casaram em Nova York, em uma cerimônia que foi considerada o evento do ano.

Casamento da cantora Thalía
Créditos: Divulgação

Em 2002, um evento traumático abalou a sua família. As suas meias-irmãs Laura e Ernestina foram sequestradas e ela pagou o resgate. Depois disso, a relação entre elas ficou muito estremecida. 

Em outubro de 2007, teve a sua primeira filha, Sabrina e, em dezembro de 2011, nasceu o segundo, Alejandro. A cantora Thalía e sua filha estão sempre gravando vídeos juntas nas redes sociais, enquanto o garoto é mais reservado.

Por onde anda Thalía hoje? 

Em 2021, a cantora Thalía completou 50 anos. Com uma jornada de estrela, ela fez história na TV e na música. Mas também mostrou seus talentos como empresária e escritora.

Ela já lançou diversas campanhas de roupas e acessórios em grifes importantes, como a Macy’s, além de ser a imagem de campanhas publicitárias de marcas como Victoria’s Secrets.

Thalía
Créditos: Divulgação

Em 2007, publicou o seu primeiro livro, sobre beleza feminina. Depois dele, já escreveu sobre maternidade, conselhos de vida e até uma história infantil

Muitos se perguntam por que Thalía parou de fazer novela. Afastada há muitos anos, ela já disse em entrevistas que está aguardando um papel que faça seu coração bater mais forte para então retornar às telinhas. 

Ao longo dos anos, continuou lançando grandes sucessos. Ao todo, foram 15 discos e 8 turnês internacionais. O último álbum, DesAMORfosis (2021), com uma pegada mais reggaeton, mostrou que ela ainda tem muito talento para arrasar na música. Os fãs agradecem!  

As melhores músicas de novelas mexicanas

Muitos brasileiros se lembram não só das músicas, mas também das novelas que a cantora Thalía fez. Para entrar ainda mais nesse clima noveleiro, que tal conferir as melhores músicas de novelas mexicanas

Músicas de novelas mexicanas

Saiba mais: