Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia da Cher: tudo sobre o ícone da música internacional

Antes que as divas pop da atualidade pudessem caminhar, Cher andou muito para abrir espaço para as cantoras mais famosas do momento. Então, não deixe de conferir todos os detalhes da trajetória dessa grande artista internacional.

Biografias · Por Ana Paula Marques

30 de Junho de 2023, às 12:00

A biografia da Cher é marcada por momentos icônicos cada vez mais raros no universo do pop, seja na música, na televisão ou no cinema.

Cher: biografia
Créditos: Divulgação

Ao longo das últimas décadas, poucas personalidades do mundo do entretenimento conseguiram deixar uma marca tão indelével quanto ela, um ícone cultural cujo talento e determinação romperam barreiras e desafiaram convenções.

Desde o final dos anos 1960, já são mais de 140 milhões de cópias vendidas, além de uma estante com os principais prêmios da indústria do entretenimento: Cher é uma das poucas artistas a ter faturado o EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony).

Quer mais? Vem descobrir tudo sobre uma das maiores cantoras americanas de todos os tempos!

Cher: a biografia do ícone pop que conquistou o mundo

Cherilyn Sarkisian nasceu em 20 de maio de 1946, em El Centro, na Califórnia. Ela é filha de um refugiado de origem armênia e de uma então aspirante a atriz e modelo, Georgia Holt, que se tornaria uma estrela da música, da TV e do cinema na década de 1950.

A vida familiar estava longe de ser um mar de rosas. Os pais de Cher chegaram a se casar e se divorciar por três vezes, entre brigas e confusões, e Cher e a irmã, Georganne, viveram temporariamente em um orfanato.

Foi em meio a esse cenário turbulento, no entanto, que Cher encontrou sua grande vocação, passando a organizar, dirigir e coreografar musicais no ambiente escolar.

Sonny Bono e os primeiros passos da carreira de Cher

Aos 15 anos, a vida de Cher mudou radicalmente de rumo. Sua mãe se casou com um banqueiro e ela foi matriculada em uma boa escola particular, onde se apresentava regularmente nos intervalos das aulas.

A estabilidade não durou muito. Um ano depois, ela deixou a casa da mãe e foi morar em Los Angeles com uma amiga em busca do estrelato. 

Em questão de meses, Cher conheceu um assistente do produtor Phil Spector, Sonny Bono, de quem logo se tornou amiga. Dois anos depois, os dois se casaram e Bono passou a promover a esposa no mundo do entretenimento.

Ainda na primeira metade da década de 1960, ela assinou contrato com a Imperial Records e começou a gravar seus primeiros singles, como Dream Baby, e o álbum All I Really Want to Do.

Cher biografia: primeiro álbum da cantora
Primeiro álbum da Cher. Créditos: Divulgação

Biografia de Cher: a era Sonny & Cher

O casamento com Sonny virou uma parceria profissional em 1964, e, no ano seguinte, o casal estourou nacionalmente com o single Baby Don’t Go.

O primeiro disco da dupla, Look At Us, lançado em 1965, ficou na segunda posição da Billboard 200 por cinco semanas. O principal single, I Got You Babe, foi um hit mundial.

Na onda do sucesso, a família cresceu em 1969, quando nasceu Chastity, (hoje Chaz, após passar por uma mudança de gênero).

O casal também brilhou na TV. Em 1971, eles lançaram o The Sonny & Cher Comedy Hour, um programa que combinava música, comédia e esquetes.

Os dois ficaram juntos até 1975 e venderam mais de 40 milhões de cópias, além de terem emplacado nada menos que 10 singles no topo da Billboard Hot 100.

Embora o casamento não tenha sido tranquilo, entre sucessivas traições por parte de Sonny, é inegável que a união tenha sido o pontapé inicial para a brilhante carreira de Cher. 

Anos de turbulência na vida pessoal de Cher

Depois de se divorciar, Cher ganhou um programa solo, The Cher Show, que contou com participações especiais de grandes nomes, como Bette Midler e Elton John.

Na vida pessoal, a artista tinha o nome ligado a personalidades como Marlon Brando e até Elvis Presley, enquanto lidava com críticas por seu estilo extravagante, que chocava a conservadora sociedade da época.

Três dias depois do divórcio, Cher se casou com Greg Allman. Da união nasceu o segundo filho, Elijah Blue Allman, e um álbum, Two the Thard Way, considerado um fracasso comercial. O casamento chegou ao fim em 1977.

A reinvenção de Cher: os novos rumos profissionais da estrela

Depois dos anos de problemas pessoais, a artista voltou às paradas com o álbum Take Me Home, fez sua primeira turnê solo e se tornou um dos grandes nomes da música disco.

No começo da década de 1980, porém, os lançamentos da cantora internacional decepcionaram a crítica e o público, fazendo com que a popularidade de Cher despencasse.

O que para muitos seria um alerta, para ela foi uma oportunidade. Cher mudou o foco da carreira e passou a investir na atuação.

Nos anos seguintes, ela já havia atuado na Broadway, recebido sua primeira indicação ao Oscar e faturado o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por Silkwood – O Retrato de uma Coragem.

Em 1988, a coroação máxima da carreira: Cher levou o Oscar de Melhor Atriz por Feitiço da Lua. Na década seguinte, ela continuou a investir simultaneamente nas carreiras musical e de atuação, lotando cinemas com produções como Minha Mãe É uma Sereia.

Cher biografia: filme Feitiço da Lua
Cher e Nicolas Cage em Feitiço da Lua | Créditos: Divulgação

Em paralelo, vendeu milhões de cópias de álbuns, fez turnês, lançou programas de condicionamento físico (Cherfitness) e garantiu mais uma indicação ao Globo de Ouro, pelo filme O Preço de uma Escolha.

A morte de Sonny e a era Believe

No começo de 1998, o nome de Cher voltou a ser associado ao de Sonny por um motivo trágico: o ex-marido da cantora morreu em um acidente de esqui.

Ela discursou no velório do ex, de quem permaneceu amiga ao longo dos anos, e fez uma homenagem especial em um programa da CBS, Sonny & Me: Cher Remembers.

No mesmo ano, seu álbum Believe atingiu o Top 10 nos principais mercados, vendendo mais de 11 milhões de cópias no mundo inteiro.

O sucesso rendeu um convite para cantar o hino nacional no Super Bowl de 1999 e a gravação de vários especiais, como Cher: Live at the MGM Grand in Las Vegas, que ganhou até uma indicação ao Emmy.

Biografia de Cher: como vive a estrela hoje em dia

Aos 77 anos, Cher continua sendo uma figura ativa na indústria do entretenimento, surpreendendo com sua energia contagiante e seu talento inigualável. 

Embora tenha diminuído o ritmo de suas turnês e lançamentos, ela continua a se envolver em projetos como o filme de terror Little Bites, produzido em parceria com o filho mais velho, Chaz Bono.

Além disso, ela permanece comprometida com causas sociais, como a defesa dos direitos LGBTQ+ e dos animais. 

Biografia de Cher: prêmios e legado da multifacetada artista

Cher recebeu inúmeros prêmios e conquistou um lugar de destaque por seu talento multifacetado e sua habilidade de se reinventar, surgindo como uma das artistas mais premiadas e influentes de sua geração.

Ela já faturou três Globos de Ouro, um Grammy de Melhor Álbum de Dance por Believe e outro pelo conjunto de sua obra em 2004, entre outros. Além de ter sido homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e no Rock and Roll Hall of Fame.

Sua coragem de ser autenticamente ela mesma, sua vontade de desafiar normas e sua capacidade de se adaptar e se reinventar continuam a inspirar fãs em todo o mundo!

Cher biografia
Créditos: Divulgação

Cher e outras divas do pop que fizeram história

A biografia de Cher está marcada na história por toda a sua importância para a música, a televisão e o cinema contemporâneos.

Ao seu lado no panteão de grandes divas estão nomes de grande calibre, como Madonna, Lady Gaga e outras estrelas.

Confira no material que preparamos sobre divas pop: cantoras que fizeram história na música!

divas pop