13 de Novembro de 2021, às 12:00
CKay é um novo nome que você ainda vai ouvir muito por aí. O cantor, compositor e produtor nigeriano tem dado o que falar no mundo todo e é considerado a maior revelação do afrobeat de 2021.

Tudo começou no TikTok, quando um usuário remixou uma de suas canções, Love Nwantiti (Ah Ah Ah). Foi o primeiro passo para que pessoas além das fronteiras de seu país começassem a se interessar pela música africana e os seus principais cantores.
Se você não quer ficar de fora da nova tendência musical do momento, chegou a hora de descobrir quem é CKay e mais alguns detalhes de sua trajetória pessoal e musical! 😉
Chukwuka Ekweani, nome verdadeiro de CKay, deve agradecer o TikTok por seu sucesso internacional.
Mas, em seu país de origem, ele já arrastava multidões em seus shows muito antes de dominar a rede social. Saiba mais sobre esse artista em ascensão!
O cantor nasceu em 16 de julho de 1995, na cidade de Kaduna, no noroeste da Nigéria. Ainda criança, desenvolveu um amor pela música, influenciado pelo seu pai, que cantava no coro da igreja local.
O primeiro instrumento que aprendeu a tocar com ele foi o piano. Anos mais tarde, um amigo apresentou a ele o programa de produção musical Fruity Loops.

A partir daí, ele começou a produzir faixas bem variadas, misturando vários estilos diferentes.
Esse, inclusive, foi o primeiro passo para os seus trabalhos mais atuais. Mas, antes de se lançar na carreira solo, ele chegou a participar de uma banda com mais dois colegas.
O projeto não deu certo, mas lhe rendeu mais algumas experiências no mercado fonográfico.
Em 2014, CKay foi descoberto pela gravadora Loopy Music. Então, ele saiu de sua cidade natal e se mudou para Lagos, a maior do país.
Logo depois, no ano seguinte, ele resolveu mudar um pouco e trabalhar com a Chocolate City, parceira da Warner Music Group.

Foi por lá que ele lançou o seu primeiro trabalho de estúdio, Who the Fuck Is CKay?, de 2017. Nesse disco, algumas faixas começaram a chamar a atenção do público.
Nesses primeiros trabalhos, o artista já mostrava o seu estilo único, que conquistaria o mundo anos mais tarde.
É uma mistura de afrobeat, música eletrônica, pop, R&B e dancehall, além de influências do estilo de dança sul-africano gwara gwara. Segundo o próprio artista, todo esse mix que ele produz é o “afro-pop do futuro”.
Mas o seu primeiro grande hit só surgiu mesmo em 2018, com Container. A canção estourou nas rádios nigerianas e foi considerada um verdadeiro exemplo de inovação musical pelos críticos.
Em 2019, o cantor lançou Love Nwantiti, que chegou a bater vários recordes na Nigéria. A música faz parte do disco CKay The First, que contou com o apoio de vários artistas conceituados, como DJ Lambo, BOJ, Blaqbonez e Barry Jhay.
O remix dessa canção, que estourou entre os tiktokers, saiu no ano seguinte. Foram muitas versões, de diferentes partes do planeta, como França e Espanha e também da América Latina. Hoje, ela já alcança mais de 1,6 milhão de novos vídeos usando o áudio por semana! 😱
@karolg Este si quería hacerlo 🙈 bye Bahamas 🥲🌺 Te amé
♬ Love Nwantiti(Dance Ver) – FYP🖤🇲🇺
O som atraiu todos os tipos de usuário da rede, incluindo alguns famosos, como Diddy. O empresário e cantor reproduziu a faixa em uma live no Instagram, ao lado da modelo Winnie Harllow.
Apesar de ter chamado a atenção do público internacional com essa música, CKay tem muito mais a oferecer e prova que não é um artista de um hit só. Confira, a seguir, quais são as suas canções mais ouvidas!
Representante mais relevante da música africana na atualidade, o artista é o responsável por difundir essa cultura tão rica para além das fronteiras do seu continente. Vale a pena conhecer os seus maiores hits:
É claro que a primeira da lista tinha que ser love nwantiti (ah ah ah). Afinal, ela foi a grande responsável por apresentar o cantor para o mundo.
E ela já recebeu diversas versões e remixes. Por exemplo, a parceria do cantor com De La Gueto e outra com Kuami Eugene & Joeboy.
A sua primeira canção a dominar a Nigéria foi Container. Ela é muito elogiada por resgatar um elemento muito importante da cultura do país: a dança gwara gwara.
O clipe, gravado em Lagos, apresenta vários locais da cidade.
Como uma espécie de prelúdio do seu novo álbum, que está previsto para 2021, o cantor lançou Felony. Ela é considerada uma balada com uma fusão de vários estilos sul africanos.
Outro cantor de origem nigeriana que chama bastante a atenção do público é Davido. E ele convidou CKay para fazer uma parceria na canção La La.
Mais uma prova de que estamos falando de um verdadeiro gênio musical é dtf. Aclamada por fãs e admiradores de seu trabalho, com certeza você vai curtir esta aqui também:
O artista também tem o seu lado romântico. E ele consegue expressá-lo muito bem em Kiss Me Like You Miss Me.
Jeje de Whine é um exemplo de como a música pode valorizar a cultura de um país. Os primeiros versos são escritos em uma língua nacional da Nigéria que, além do inglês, é falada em algumas regiões do país.
Agora que você já descobriu quem é CKay e sabe porque você deve ficar de olho nele, chegou a hora de conhecer a sua voz.




Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.