Letras.mus.br: como nossa empresa se adaptou ao home office 

Por trás do Letras · Por Letras

20 de Maio de 2021, às 15:00


O Letras.mus.br nasceu em Belo Horizonte, no coração de Minas Gerais, lá em 2003. De lá pra cá, alcançamos novos espaços, lançamos novos produtos e fomos eleitos a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. E, desde o início, adotávamos o modelo de trabalho presencial.

Porém, desde março de 2020, toda a empresa está em home office.

empresa em home office

Para garantir a segurança de nossos colaboradores durante a pandemia, foi preciso adaptar nosso modelo de trabalho e nossos processos internos para que, em tão pouco tempo, pudéssemos tornar esta nova forma de trabalho possível.

Empresa em home office na pandemia

Adaptação, transformação e união são os termos que resumem brevemente nossos passos para que o trabalho remoto fosse positivo para cada colaborador. 

O modelo home office já era estudado por nós, considerando o cenário mundial e a constante necessidade de nos reinventar.

Porém, com a pandemia, nossos planos se adiantaram e, de um dia para o outro, o nosso escritório não era apenas um: cada pedacinho do Letras estava em casa, em segurança.

empresa em video chamada

Demos suporte para que cada colaborador pudesse montar o seu home office, enviando os equipamentos necessários, como computadores, cadeiras de escritório e câmeras.

Com isso, aprendemos a nos conectar de várias formas diferentes: 

  • Os rituais entre os times continuaram através de videochamadas; 
  • A troca de dicas e conteúdos sobre organização, produtividade e saúde física e mental ficou ainda mais frequente; 
  • Para ilustrar o que cada time estava desenvolvendo, encontros quinzenais entre todos os colaboradores viraram rotina; 
  • Comemoramos datas especiais a distância, incluindo o dia que recebemos a notícia de que o Letras estava em 1º lugar entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e em Minas Gerais, segundo o Great Place to Work®.

O importante papel do Letras Academy

Para muitos dos nossos colaboradores, essa foi a primeira experiência de home office. E, para estimular essa mudança, mergulhamos ainda mais no desafio que já estávamos vivenciando: a missão de criar o Letras Academy

Letras Academy

Desenvolver o novo curso de idiomas do Letras tirou nossos colaboradores da zona de conforto: além de ser um novo desafio, nunca havíamos feito algo parecido. Foi preciso explorar novas tecnologias, processos e uma imensidão de idiomas. 

A ideia de que estávamos a um passo de descomplicar o ensino de idiomas com a ajuda da música foi a inspiração para o nosso dia a dia e para as reinvenções que o momento de mudança pedia.

De Belo Horizonte para o Brasil 

Apesar dos impactos negativos que a Covid-19 gerou em todo o país, nossos times trabalharam muito para que pudéssemos ter bons resultados financeiros, manter nosso processo sustentável mesmo diante da crise mundial e aumentar o número de vagas para a empresa. 

Com o home office dando certo, decidimos abrir nossos processos seletivos para pessoas de todo o país. Adaptamos o modelo de onboarding de novos colaboradores e, atualmente, mais de 30 pessoas que trabalham conosco foram contratadas durante a pandemia. 

empresa diversidade

Temos grande perspectiva de crescimento com um aumento significativo de oportunidades de trabalho e estágio para o Letras, incluindo vagas para pessoas de todos os estados do Brasil para trabalho remoto.

Mais oportunidades te esperam

E aí, gostou de saber como nosso time se adaptou durante a pandemia? Se você ama música, quer conhecer novas tecnologias e lidar com desafios, o Letras pode ser o lugar certo pra você!

Acompanhe nossa página de carreiras e fique por dentro de todas as nossas vagas! 🚀


Leia também