Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Evangelho de Fariseus: o significado por trás do hino de Aymeê

Entenda as mensagens por trás do novo hino de Aymeê, Evangelho de Fariseus, que estão dividindo opiniões no mundo gospel.

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

4 de Março de 2024, às 12:01

Um novo louvor tem gerado muita repercussão no meio gospel. Estamos falando de Evangelho de Fariseus, de Aymeê Rocha, que tem um significado marcante, com muitas referências bíblicas e críticas à sociedade atual.

A cantora é uma das participantes do reality show Dom Reality, projeto da EAD UniCesumar. Em uma de suas apresentações, ela interpretou Evangelho de Fariseus, canção de sua própria autoria.

Aymeê apresentando Evangelho de Fariseus na semifinal do Dom Reality
Aymeê apresentando Evangelho de Fariseus na semifinal do Dom Reality. Créditos: YouTube

Depois disso, Aymeê recebeu milhares de novos seguidores em suas redes sociais e virou notícia dentro e fora do mundo cristão. Na letra, ela fala sobre a ostentação de alguns religiosos e critica a hipocrisia daqueles que se dizem homens de Deus.

Quer saber mais sobre a mensagem e o significado de Evangelho de Fariseus? Continue lendo a seguir.

Evangelho de Fariseus: o significado do louvor de Aymeê

Com muitas referências bíblicas, Evangelho de Fariseus é uma crítica de Aymeê Rocha à hipocrisia e ao distanciamento dos valores cristãos, principalmente por pessoas que se dizem muito tementes a Deus.

Para quem não sabe, Aymeê Rocha é uma cantora de 27 anos, que tem se destacado no meio gospel com as suas composições autorais, cheias de referências bíblicas e reflexões sobre o que é ser cristão hoje.

No dia 17 de fevereiro, ela chamou a atenção no Dom Reality, com a interpretação de Evangelho de Fariseus. A letra do louvor dividiu opiniões. Alguns cristãos acharam a atitude da cantora super corajosa. Outros não gostaram e acreditaram que as acusações da jovem foram mentirosas e exageradas.

Independentemente da sua opinião, chegou a hora de desvendar todo o significado por trás desse hino.

O que é ser um “fariseu” na Bíblia Sagrada?

Na época de Jesus Cristo, os fariseus eram um grupo de líderes religiosos entre os judeus. Ao longo dos anos, eles criaram sua própria interpretação do Evangelho, que guiou a educação religiosa daquele povo, principalmente pela tradição oral. 

Os fariseus se preocupavam bastante em interpretar as ações humanas de acordo com a Lei Sagrada. Assim, acreditavam que uma vida dedicada à religião correspondia a obediência rigorosa à Sagrada Escritura e condenavam aqueles que não seguissem essas regras.

Embora esse grupo fosse muito respeitado pelos judeus, Jesus criticava sua hipocrisia. É que os fariseus faziam muitas ações só para manter as aparências, exigindo do povo regras que eles mesmos não cumpriam. Além disso, eles não tinham humildade para aceitar quando estavam errados.

Por isso, os cristãos devem aprender com o que os fariseus faziam de errado. Afinal, é importante seguir a Bíblia Sagrada, mas é preciso também assumir os próprios erros e sentir a religião no coração.

O que Aymeê canta sobre os fariseus?

Na canção Evangelho de Fariseus, Aymeê faz uma crítica às pessoas que, assim como os fariseus da Bíblia, afirmam seguir à risca o Evangelho, mas não colocam em prática esses ensinamentos.

Esses cristãos se desviam dos valores de amor e compaixão e acabam agindo de acordo com seus próprios interesses e com as aparências. Focam no lucro e no materialismo, e se esquecem de trabalhar o espírito e o coração.

Na letra, a cantora fala sobre o “Cristianismo vazio” de fiéis que estão mais preocupados com rituais e tradições do que com os ensinamentos de Jesus Cristo. Logo no início da canção, é possível perceber essas reflexões:

Fazemos campanhas pra nós mesmos

Eventos pra nós mesmos

Estocamos o maná para nós

Oramos por nós e pelos nossos

O Reino virou negócio

O dízimo importa mais do que os corações

As muitas reflexões de Evangelho de Fariseus

Ao criticar cristãos e instituições evangélicas sobre suas ações, Aymeê tem provocado muitas discussões sobre a autenticidade da fé e o verdadeiro significado da Palavra de Deus.

Apesar de orarem muito, essas pessoas se distanciam da caridade e daqueles que realmente necessitam da ajuda do Pai.

Enquanto Ele tá querendo

Quem nós nem pensamos ou nos preocupamos

Oramos errado há séculos

Dias, horas e anos

Nos afastamos

Referências à Ilha de Marajó e à Floresta Amazônica

A cantora não aborda só questões bíblicas em Evangelho de Fariseus. Ela faz uma comparação entre a atitude desse grupo religioso na época de Jesus e a de muitos líderes religiosos nos tempos atuais.

Um dos fatos contemporâneos citados por Aymeê é a exploração sexual infantil na Ilha de Marajó, no Pará. Desde 2006, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vem investigando casos de pedofilia na região. Agora, as pessoas estão cobrando das autoridades novas providências sobre o tema.

Ah, um Evangelho de fariseus

Cada um escolhe os seus

E se inflamam na bolha do sistema

Ah, enquanto isso, no Marajó

O João desapareceu

Esperando os ceifeiros da grande seara

As queimadas na Amazônia também são citadas por Aymeê. A devastação da fauna e a morte de crianças inocentes são consequências que ela associa ao ego de cristãos. Apesar de não citar nomes, esse trecho também gerou polêmica na internet.

A Amazônia queima

La-ra-ra

Uma criança morre

La-ra-ra

Os animais se vão

La-ra-ra

Superaquecidos pelo ego dos irmãos

A falsa noiva se rebela

Em mais uma referência bíblica que tem relação com o momento em que estamos vivendo, Aymeê reforça que as atitudes dignas de fariseus estão provocando o apodrecimento do corpo de Cristo.

Então, ela resgata uma metáfora do Novo Testamento, para indicar a relação entre Jesus e sua Igreja, na figura do Noivo e da Noiva. A ideia é que a Igreja, que é falsa na visão de Aymeê, está se rebelando, enquanto Jesus espera ver caráter entre os homens de fé.

Estamos apodrecendo o corpo de Cristo

O sangue não tá circulando

O sangue tá coagulando

Estamos no ápice da nova era

E a falsa Noiva se rebela

Contra o Noivo que espera ver um caráter cristão

Sem nenhum medo de “tocar na ferida”, Aymeê Rocha critica o materialismo, o egoísmo e o individualismo daqueles que se dizem tementes a Deus, mas que não praticam seus ensinamentos. Uma reflexão profunda sobre o que é ser cristão ontem, hoje e amanhã.

Confira as melhores frases gospel para compartilhar

Gostou de saber mais sobre o significado de Evangelho de Fariseus, da cantora Aymeê? Agora, não deixe de conferir a nossa seleção com as melhores frases gospel, retiradas de louvores famosos, para compartilhar ou enviar aos irmãos.

Frases gospel