Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas inspiradas na Bíblia: conheça as principais

A bíblia já inspirou músicas dos mais diversos estilos e cantores. Conheça algumas delas.

Gospel · Por Rafaela Damasceno

5 de Novembro de 2022, às 12:00

Você já sabe que existem muitas músicas religiosas que utilizam passagens bíblicas em suas letras, não é mesmo? Mas você sabia que existem músicas inspiradas na Bíblia que não são nem católicas, nem gospel?

Vários cantores e várias bandas já compuseram letras que falam sobre Deus, mesmo sem serem muito ligados à espiritualidade. É porque, independentemente de suas crenças, essas pessoas sabem o quanto a força do Criador é importante para as pessoas e o mundo.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com as melhores músicas inspiradas na Bíblia, entre canções seculares e louvores. Bora conhecer? 😉

13 músicas inspiradas na Bíblia que você não sabia

Do rock ao pop, do nacional ao internacional, muitos foram os artistas que se inspiraram na Bíblia para escrever as suas canções. Chegou a hora de conhecer as melhores. 

Monte Castelo — Legião Urbana

Em Monte Castelo, Renato Russo, o vocalista do Legião Urbana, cita uma passagem bíblica retirada de uma das Cartas de São Paulo aos Coríntios, presente em Coríntios 1:13. 

Além disso, ele também cita alguns versos de um dos sonetos mais conhecidos de Camões. 

Prodigal Son — The Rolling Stones

Se você entende um pouco de inglês, já sacou que Prodigal Son, do Rolling Stones, foi inspirada na Parábola do Filho Pródigo, uma das mais conhecidas da Bíblia.

Essa é a história de um filho que pediu para receber a herança antecipada de seu pai e caiu no mundo. Depois de gastar todo o dinheiro, voltou arrependido e foi recebido de braços abertos pela família, com uma grande festa. 

Get Out of Your Own Way — U2 (feat. Kendrick Lamar)

O U2 é uma banda extremamente espiritualizada e sempre aborda passagens bíblicas em suas canções. Get Out of Your Own Way é uma delas, inspirada no Sermão da Montanha, que está descrito em Mateus 5:3-11. 

He Turned The Water Into Wine — Johnny Cash

Pelo título, já conseguimos perceber que He Turned The Water Into Wine, do Johnny Cash, é uma música inspirada na Bíblia. Em tradução literal, ele significa “ele transformou a água em vinho”, o que resume, em poucas palavras, o primeiro milagre de Jesus Cristo, nas Bodas de Canaã.

Where You Lead — Carole King

Diretamente da trilha sonora de Gilmore Girls, Where You Lead, da Carole King, foi inspirada no livro de Rute, que permaneceu firme ao lado de sua sogra, mesmo após a morte de seu marido. 

Be Still — Kelly Clarkson

Kelly Clarkson compôs Be Still inspirada em uma de suas passagens bíblicas preferidas, que diz: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”, presente no Salmo 46:10. 

É uma reflexão muito bonita que tem a ver com a própria carreira da cantora, que ganhou um concurso de talentos e viu a sua vida mudar com fama, da noite para o dia.

Dai a Cesar o Que É de Cesar — Cesar MC

Além de se inspirar em uma expressão popular, Dai a Cesar o Que É de Cesar, do MC Cesar, também faz referência a um trecho da Bíblia, em que Jesus discute se seria lícito a um judeu pagar impostos a César. O trecho está presente em Marcos 12, Mateus 22 e Lucas 20.

The Calling — The Killers

A música The Calling, do The Killers, foi escrita a partir da pintura Vocação de Mateus, do Caravaggio, que, por sua vez, foi inspirada no Evangelho de Mateus. Tanto que tem um trecho da canção que conta com a leitura do ator Woody Harrelson de Mateus 9:10-12. 

Cálice — Chico Buarque e Milton Nascimento

Quem conhece a história do Brasil, com certeza sabe que muitas músicas que se manifestaram contra o governo foram censuradas no período da ditadura militar. 

Cálice, gravada por Chico Buarque e Milton Nascimento, é uma delas e faz uso de uma referência à Mateus 26:39, para transmitir uma mensagem subliminar sobre a censura. 

Take Up Thy Stethoscope And Walk — Pink Floyd

Take Up Thy Stethoscope And Walk, do Pink Floyd, cita o Novo Testamento, em João 5:8, que descreve um dos milagres mais famosos de Jesus: aquele em que ele faz um homem paralítico voltar a andar. 

Adam’s Apple — Aerosmith

A história de Adão e Eva é uma das narrativas da Bíblia usadas para explicar o surgimento das civilizações. É dela que Steven Tyler tirou várias ideias para escrever Adam’s Apple, do Aerosmith, que significa literalmente a maçã de Adão

His Hand In Mine — Elvis Presley

O Rei do Rock cresceu em uma família bastante religiosa e essa influência é notada em várias de suas músicas. His Hand In Mine é uma delas, inspirada no Salmo 23.

The Prophet’s Song — Queen

A letra de The Prophet’s Song foi escrita por Brian May, guitarrista do Queen. Ele tirou inspiração da Arca de Noé e de um sonho que ele teve, sobre uma grande inundação. 

Um dos elementos que aparecem nos versos da música é a pomba branca, que Noé enviou para ver se as águas já tinham abaixado. Sete dias depois, ela retornou com um ramo de oliveira no bico. 

4 louvores gospel inspirados na Sagrada Escritura

É claro que não poderia faltar música gospel na nossa lista, não é mesmo? Confira, a seguir, a nossa lista com os principais louvores que falam sobre a Bíblia ou se inspiraram na Sagrada Escritura.

A Bíblia — Diante do Trono

Como o próprio nome diz, A Bíblia, do Diante do Trono, só poderia falar sobre o livro que nos transmite a Palavra de Deus.

Mas o grupo faz isso de forma bem didática, direcionada às crianças. É um exemplo perfeito de gospel infantil. 

Creio Eu Na Bíblia — Harpa Cristã

O louvor Creio Eu Na Bíblia, da Harpa Cristã, homenageia a Sagrada Escritura, e é uma ótima canção para adorar e expressar o seu ministério.

Aproveite para orar também! 🙏🏻

Isaías 53 — Projeto Sola

Isaías 53, do grupo Projeto Sola, fala exatamente sobre esse trecho bíblico, que exalta os inúmeros sacrifícios que Jesus Cristo fez para nos salvar de todos os pecados do mundo.

Eu Sou — Diante do Trono

Mais uma do Diante do Trono, Eu Sou menciona alguns trechos de João 8:12, principalmente nesta parte:

Eu sou a Luz do mundo

A Estrela da manhã

Eu sou a Porta

Sou o Caminho

Sou a Verdade e a Vida

As melhores músicas que falam sobre anjos

Além das músicas inspiradas na Bíblia Sagrada, muitos artistas se inspiraram em figuras importantes para várias religiões e culturas ao redor do mundo: os anjos.

Então, a que tal saber quais são as principais músicas que falam sobre os anjos

Músicas sobre anjos

Conteúdo Relacionado: