Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado de Flores, dos Titãs, uma canção sobre suicídio

Analisando letras · Por Elaine Caroline

17 de Novembro de 2020, às 12:00

Por trazer em seu título algo muito bonito e que representa a vida, o significado de Flores pode assustar algumas pessoas. 

A canção é um dos grandes sucessos dos Titãs e a letra poética da música dá margem para várias interpretações diferentes e sensíveis.

Titãs
Créditos: Divulgação

Originalmente lançada em 1989, no álbum Õ Blésq Blom, Flores ficou ainda mais famosa depois da versão do Acústico MTV da banda que contou com a participação especial de Marisa Monte, em 1997. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa música?

Significado da música Flores, do Titãs

Existem inúmeras interpretações que podemos perceber em Flores, mas, sem dúvidas, existem duas delas que se destacam mais: a teoria de que a música se trata sobre suicídio e que ela poderia estar sendo cantada pela própria pessoa, já falecida.

Em meio a tantas frustrações e momentos difíceis, o personagem chega ao extremo e conta a situação na sua perspectiva dos acontecimentos.

Embora muitos fãs também consigam fazer uma interpretação com inúmeras lições sobre o mundo e até algumas relações interpessoais nessa música, para outros o real significado é sim este sensível e mórbido.

Análise da letra de Flores

Iremos analisar cada parte da letra e apresentar as teorias mais aceitas para o real significado da poesia triste por trás da música Flores, dá uma olhada: 

Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro

Nesse trecho, conseguimos ver o primeiro grande elemento da teoria de que essa letra é sobre um suicídio.

Estar cansado de si e não querer mais se olhar (tanto no sentido literal quanto no metafórico) são sentimentos recorrentes de pessoas mentalmente desgastadas e é exatamente esta ideia que a canção nos passa. 

E, talvez, de forma figurada, as flores que estão no canteiro sejam uma metáfora para algumas grandes e boas oportunidades que ele cativou e fez crescer, mas que depois foram despedaçadas, ou seja, destruídas.

Os punhos e os pulsos cortados
E o resto do meu corpo inteiro
Há flores cobrindo o telhado
E embaixo do meu travesseiro

Aqui a letra fica um pouco mais gráfica. O autor apresenta um cenário onde ele mesmo fala de seus pulsos e os punhos cortados. Seria uma efetiva tentativa de suicídio?

Esta passagem é o trecho que as pessoas entendem que podem estar, sim, diante uma música cantada pela própria vítima do suicídio em questão.

Há flores por todos os lados
Há flores em tudo que eu vejo

As flores por todos os lados podem trazer a analogia do ponto de vista de quem está dentro de um caixão, vendo todos os seus lados completos de flores: o “telhado”, embaixo do seu travesseiro, em todos os lados e em tudo que vê.

A dor vai curar essas lástimas
O soro tem gosto de lágrimas
As flores têm cheiro de morte
A dor vai fechar esses cortes

Para muitos estudiosos, o suicida acredita que tirar sua vida é dar um ponto final na dor que sente na existência aqui na Terra. 

O autor acredita que essa dor dos punhos e dos pulsos cortados curará suas lástimas e desprazeres. Suas lágrimas irão curar as dificuldades. 

O cheiro de morte das flores, provavelmente, ainda permanece no imaginário da vítima exatamente porque ele fala sobre sua visão e interpretação da sua perspectiva de dentro do caixão.

Flores
As flores de plástico não morrem

Essa estrofe pode ser extremamente filosófica. A partir da certeza de que a vida da flor acompanha um perfume natural, um frescor, um cuidado e todas as características vivas das flores naturais, o que esperar de uma flor de plástico se ela nunca teve vida?

Então, sim, as flores de plástico não morrem porque já não tem vida — pelo simples fato de que elas não precisam de cuidados.

E, embora algumas flores de plástico sejam bonitas ou até mais bonitas que as naturais, elas não têm, de fato, a vida que as flores de verdade trazem consigo. 

Porém, as flores de plástico durarão anos. Essa é uma forma de prolongar a situação e, já que flores têm cheiro de morte e as flores de plástico não morrem, talvez o autor não esteja querendo o vínculo com a memória que a flor de verdade o fornece.

Mais sobre os Titãs

Banda paulista formada em 1982, o Titãs é, sem dúvidas, um dos grandes nomes do rock nacional.

Foi palco do descobrimento de artistas talentosíssimos e super importantes para música brasileira que, depois de sua passagem pela banda, resolveram seguir carreira solo.

Titãs em 2002
Créditos: Divulgação

Atualmente a banda é composta por Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto e ainda é considerada uma das maiores bandas de rock nacional da história do Brasil.

Suas letras poéticas e profundas renderam 38 anos de carreira sólida com inúmeros sucessos como Flores.

Continue conhecendo as músicas do Titãs

O Titãs tem várias músicas profundas e interessantes. Suas letras cativam seus fãs há quase 4 décadas. 

Se você já curte a banda ou se quer conhecer mais, que tal conferir o significado de Epitáfio, uma das músicas mais conhecidas da banda? 

Análise Epitáfio