Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba tudo sobre o Menos É Mais, grupo que resgata o pagode raiz

Listas musicais · Por Érika Freire

4 de Agosto de 2021, às 12:00

Em tempos de pisadinha e sertanejo, um grupo de pagode de Brasília, o Menos é Mais, tem chamado a atenção de jogadores de futebol, como o craque Neymar, Thiago Silva, Marquinhos e Roberto Firmino.

Grupo Menos é Mais
Créditos: Divulgação

Foi durante a pandemia que o Menos É Mais começou a conquistar ainda mais fãs através das lives. Logo, o grupo de pagode com DNA brasiliense viu suas redes sociais e views no YouTube alcançarem números impressionantes.

Somente no perfil do grupo no Instagram, eles reúnem quase 2 milhões de seguidores. Com a internet, os integrantes ganharam fãs que vão além de Brasília. 

Quem curte pagode raiz e com as tradicionais rodas de samba, vai gostar de conhecer a história do grupo Menos É Mais. 

Tudo sobre o Grupo Menos É Mais

O Grupo Menos É Mais surgiu em 2016, em Brasília, e é formado por pelo vocalista Duzão, Gustavo Goes, Jorge Farias, Paulinho Félix e Ramon Alvarenga na percussão.

Quando resolveram se reunir, a ideia era apenas tocar em algumas casas noturnas e festas de Brasília para ganhar uma renda extra.

Grupo Menos é Mais
Créditos: Divulgação

Antes da pandemia, o grupo estava com uma agenda de shows bem cheia e, mesmo tendo que mudar de planos, o sucesso foi ao encontro dos pagodeiros. 

Com as lives, começaram a ganhar popularidade nas redes sociais e viram os seguidores aumentarem ainda mais depois que Neymar compartilhou em seus stories trechos de um vídeo do grupo.

Antes do craque do Paris Saint-Germain postar que curtia o pagode do Menos É Mais, outros jogadores já haviam demonstrado o quanto gostavam do grupo, como o zagueiro Thiago Silva, o ex jogador Denilson e Roberto Firmino, do Liverpool. 

Menos é Mais
Créditos: Divulgação

Com um repertório que mescla músicas autorais com covers de músicos consagrados como Pixote, Dilsinho e Péricles, o Menos É Mais ganhou fama por trazer novamente o clima animado das rodas de samba.

Projeto Churrasquinho do Menos É Mais

Em 2018, o grupo inaugurou o canal oficial no YouTube, que já soma mais de 2,5 milhões de inscritos. 

Um quadro em específico se tornou o queridinho do público, o Churrasquinho do Menos é Mais, feito em em parceria com o grupo carioca Vou Zuar, de Niterói, e conta com mais de 578 milhões de visualizações. 

Churrasquinho do Menos é Mais
Créditos: Divulgação

Por conta do projeto, o grupo conquistou o título de vídeo de pagode mais assistido da história do YouTube. 

O alcance surpreendeu os integrantes e um dos percussionistas, Gustavo Goes, chegou a comentar que eles não esperavam tanta visibilidade com o projeto. 

Conforme lançamos e fomos quebrando pequenos recordes no nosso próprio canal, já estávamos entendendo que era um vídeo que tinha potencial enorme para alcançar resultados e recordes maiores, comentou Gustavo.

Primeiro álbum Plano Piloto

E para quem tem curtido o pagode do Menos É Mais nas redes sociais, eles já tem um primeiro trabalho lançado chamado Plano Piloto. 

Capa do álbum Plano Piloto
Créditos: Divulgação

O álbum conta com cinco faixas inéditas, Pagando Mal Com Mal, Adorei, Uber, Ela é Pagodeira e Drama. O grupo escolheu a música Pagando Mal Com Mal para ser a primeira lançada com clipe oficial disponibilizado no canal do Menos É Mais.

Dividido em duas partes, a primeira parte do projeto contou com participações especiais de Dilsinho e Xande de Pilares. 

Parceria com Ferrugem

Com o nome do grupo crescendo cada vez mais na cena musical, os feats começam a surgir e o Menos É Mais já fez um de grande estilo. Eles se uniram a um dos maiores cantores de pagodes da cena atual, Ferrugem

Juntos, lançaram a música Nunca Encontrei, composta por Keviin e Vinicius Veloso. O clipe estreou no YouTube em janeiro e está disponível no canal da Malibu Studios, ultrapassando quase dois milhões e meio de visualizações. 

Músicas mais ouvidas do grupo Menos é Mais 

Conheça algumas das canções de maior sucesso do grupo!

Manda Áudio 

Manda Áudio é o resultado da parceria do Di Propósito, outro grupo de pagode de Brasília, com o Menos É Mais.

O vídeo, do projeto Churrasquinho do Menos É Mais, revive o pagode raiz, com os músicos tocando em roda e se divertindo muito. 

Melhor Eu Ir

Medley, também conhecido como pot pourri, é o que o grupo faz tocando trechos das canções: Melhor Eu Ir, do Péricles, Ligando Os Fatos, do Pique Novo, Sonho de Amor, Nosso Sentimento e Deixa Eu Te Querer, de Gustavo Lins. 

Deixa Tudo Como Tá

Os fãs adoraram ver o grupo Menos É Mais fazendo um cover do Thiaguinho em Deixa Tudo Como Tá. É uma das mais ouvidas no Letras. 

Adorei

Adorei é uma música autoral presente no primeiro álbum do grupo, Plano Piloto. A canção foi composta por Leandro Luna, Milthinho Henrique e Anderson Ovo. 

Adorei
Se tá pensando que eu não vou ligar
Depois de tudo que a gente fez
É impossível não te procurar
Cê tá ferrada

Pagando Mal com Mal

Música que abre o disco Plano Piloto, Pagando Mal com Mal foi composta por Rapha Oliveira, Wallace Cezar e Ederson Melão.

O vocalista do grupo, Duzão, disse que a letra fala sobre escolhas entre superar ou aproveitar para se vingar.

Vai Me Dando Corda

Vai Me Dando Corda é outra canção que mostra o grupo no projeto Churrasquinho do Menos É Mais e conta com a participação dos grupos Grupo Vou Zuar e Di Propósito. 

Recaída

Ah, as recaídas! Voltar com ex pode ser um problema, mas muita gente passa por essa situação delicada e o grupo quis abordar o tema na canção Recaída.

A letra é uma composição de Oliver, Natan Barros e Juan Henrick.

Tô doido pra ter recaída
Doido pra voltar pra sua vida
Doido pra falar a frase de quem quer voltar
Oi sumida

Frases de pagode: 53 trechos para compartilhar

Que tal continuar com a gente revivendo o melhor do pagode? Preparamos uma seleção especial com 53 frases de pagode pra você se inspirar e compartilhar nas redes sociais. Tem algumas que ficam perfeitas para legendar fotos! 

frases de pagode

Aproveite e confira: