Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Isso é viver, é aprender! Entenda o significado de Hakuna Matata

Analisando letras · Por Luiza Pérez

12 de Setembro de 2019, às 07:00

Se você foi uma criança nos anos 90, provavelmente Hakuna Matata faz parte da sua memória afetiva.

A música faz parte da trilha sonora de O Rei Leão, animação da Disney de 1994 que teve seu remake lançado este ano, trazendo recursos gráficos mais realistas e atraindo tanto os fãs antigos, quanto a geração mais nova, que ainda não conhecia o clássico.

Timão, Simba e Pumba em cena do live-action de O Rei Leão
Timão, Simba e Pumba em cena do live-action de O Rei Leão / Créditos: Divulgação

Apesar de muitas pessoas saberem de cor a canção interpretada pelos icônicos personagens Timão e Pumba, poucas sabem que Hakuna Matata, na verdade, não foi uma expressão inventada pela Disney.

Sim, ela existe de verdade e vem de um idioma pouco conhecido… Ficou curioso? Bom, é sobre isso que vamos falar aqui no post!

Então se você quer saber mais sobre o significado de Hakuna Matata, continue a leitura e não deixe de conferir também o nosso post sobre toda a trilha sonora de O Rei Leão 🦁

O significado de Hakuna Matata

Muitas pessoas conhecem a música, mas poucos sabem que Hakuna Matata é uma frase em suaíli, língua falada em alguns lugares da África Oriental, como a Tanzânia e o Quênia.

Traduzindo de forma literal para o português, Hakuna quer dizer não há e Matata significa problema ou preocupação. No idioma original, portanto, o termo é usado para dizer sem problemas ou não se preocupe.

No filme, é exatamente essa a lição que os personagens Timão e Pumba buscam passar para Simba, como podemos perceber no seguinte trecho da canção:

Os seus problemas você deve esquecer!
Isso é viver, é aprender!
Hakuna matata!

Não se preocupar com os problemas e viver o momento presente. Hakuna Matata é, basicamente, uma mensagem para aproveitar melhor a vida, se divertir, e não ficar imerso em suas preocupações.

O trecho acima é repetido diversas vezes durante a canção (pra dar aquela reforçada na mensagem) e, graças a ela, temos uma das cenas mais marcantes e divertidas do filme.

Um detalhe curioso é que, na versão dublada em português, eles transformaram Hakuna em Hatuna por algum motivo.

E olha só, Hakuna Matata está no top 10 melhores músicas da Disney segundo o Letras (e não é pra menos, a canção até ao Oscar concorreu).

Para saber quais são as outras 9 melhores da Disney, confira este post!

Reflexão do dia: se preocupe menos e aproveite mais!

Nesse post você descobriu o real significado de Hakuna Matata e toda sua filosofia criada pelos grandes pensadores contemporâneos, Timão e Pumba!

O ciclo pode não ter fim, mas esse post tem 😂. Mas antes de ir embora, que tal ouvir todas as músicas do live action de O Rei Leão? Não dá pra perder, tem até IZA e Beyoncé!

Playlist trilha sonora de O Rei Leão