31 de Janeiro de 2025, às 12:00
A história da música De Janeiro a Janeiro retrata o amor em todas as suas formas e foi composta pela cantora Roberta Campos, em aproximadamente 20 minutos.

Surgiu a partir de uma inspiração, enquanto a cantora estava sentada na cama e sentiu vontade de escrever algo. A canção acabou se tornando um de seus maiores sucessos, fazendo parte de seu primeiro álbum, lançado de forma independente, Para Aquelas Perguntas Tortas, de 2008. Aliás, ela está presente em nossa lista de músicas sobre janeiro. 😊
De Janeiro a Janeiro ganhou ainda mais notoriedade, alcançando o Brasil todo, após a regravação com Nando Reis, parceria registrada no álbum Varrendo a Lua. O feat representou um divisor de águas na carreira da cantora, fazendo parte inclusive de diversas trilhas sonoras de novelas.
Quer saber mais sobre a história da música De Janeiro a Janeiro? A gente te conta tudo a seguir.
Quando tinha apenas 11 anos, a cantora Roberta Campos precisou ir morar na casa da avó, após a separação dos pais. Muito cedo, ela teve que lidar com a rejeição e traumas, fazendo deles combustível para suas composições.
E foi assim com a história da música De Janeiro a Janeiro, composta em 1999. Sentou-se na cama, pegou uma folha e sentiu vontade de escrever, sem ficar pensando muito.
Em entrevista ao podcast Sabe Aquela Música, da Mix, Roberta voltou ao passado e recordou que escreveu De Janeiro a Janeiro em 20 minutos. A letra saiu tão inspirada que nem precisou ficar mexendo muito.
Para ela, a canção precisava acontecer, pois nem ela conseguia entender porque estava fazendo a música naquele momento. Inicialmente lançada de forma independente, no álbum Para Aquelas Perguntas Tortas em 2008, De Janeiro a Janeiro já tinha uma vida promissora muito antes disso.
Como foi uma das primeiras canções compostas por Roberta, ela costumava cantar em bares, bem antes do lançamento do disco independente. A cantora ficava surpresa com a reação das pessoas sempre que tocava a música. Chegou até receber um papelzinho com o pedido: toca De Janeiro a Janeiro.
Em 2010, Roberta teve a oportunidade de dar ainda mais visibilidade para a canção, levando a história de Janeiro a Janeiro para outro patamar. O hit foi regravado e entrou para o álbum Varrendo a Lua.
O convite para a regravação com Nando Reis surgiu por sugestão da gravadora e, mesmo enfrentando dificuldades de agenda, o cantor respondeu positivamente ao chamado.
Além de participar da gravação, Nando acabou incluindo De Janeiro a Janeiro no repertório de seus shows. Ele confessou à Roberta que a música era um dos pontos mais altos de suas apresentações.
De Janeiro a Janeiro fala sobre amor incondicional e eterno, expresso em versos simples que tornam a conexão com as pessoas ainda mais forte. Até porque, a letra fala de dores e sentimentos intrínsecos, como o medo da entrega e o desejo de fugir ao se deparar com o amor.
A experiência de rejeição na infância, e a força do amor aprendido com sua avó, contribuíram para Roberta transformar anseios em uma letra poética com melodia delicada.
Ela mesma reconhece que, apesar dos desafios, sempre foi uma pessoa muito amorosa e escolheu cantar a parte boa da vida, e De Janeiro a Janeiro ilustra esse seu lado sensível ao retratar o amor e suas infinitas possibilidades.
Outra vez eu tive que fugir
Eu tive que correr pra não me entregar
Às loucuras que me levam até você
Me fazem esquecer que eu não posso chorar
O medo da entrega é abordado em um dos versos, mas ao mesmo tempo existe uma perseverança em encontrar esse amor que faltou no passado. A própria cantora confessou que escreveu a partir do amor que sempre buscou e sonhava experimentar.
É interessante observar a letra como uma expressão da criança ferida que, mesmo com as adversidades da vida, confia em algo maior, capaz de nos guiar ao encontro de nossos desejos mais profundos.
Olhe bem no fundo dos meus olhos
E sinta a emoção que nascerá quando você me olhar
O Universo conspira a nosso favor
A consequência do destino é o amor
Pra sempre vou te amar
Nesta estrofe, a letra fala a partir da confiança de que o destino de todos é o amor, não apenas o romântico, mas a grande lição e objetivo da vida.
Mas talvez você não entenda
Essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor não será passageiro
Te amarei de janeiro a janeiro
Até o mundo acabar
Para amar incondicionalmente é necessário uma entrega para além do que a razão é capaz de observar. Esse trecho ilustra o amor profundo e eterno, sugerindo ainda uma vulnerabilidade ou insegurança, até mesmo por conta de memórias do passado onde a personagem se deparou com a falta de amor dos pais.
A letra expõe o desejo de validar e provar a intensidade do sentimento, como se o amor precisasse transcender barreiras externas e ser reconhecido como algo genuíno.
Com sua inclusão em trilhas sonoras de novelas, como Rebelde, da Record, Sangue Bom e Além do Tempo, da Rede Globo, De Janeiro a Janeiro ganhou ainda mais popularidade, alcançando um público diverso.
A música também se destacou nas plataformas digitais, como YouTube, onde o clipe ultrapassou 40 milhões de visualizações.
Além de ser um marco na carreira de Roberta Campos, De Janeiro a Janeiro se tornou uma das canções mais notórias da nova MPB.
O que você achou da história da música De Janeiro a Janeiro? Conte aqui pra gente nos comentários.
Aproveite para relembrar grandes da música nacional em uma seleção especial com as melhores músicas da MPB para relaxar. Monte uma playlist com músicas que continuam influenciando os talentos de hoje.




Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.