Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Nando Reis, um dos gigantes do rock brasileiro

Confira todos os detalhes sobre a história de vida de um dos artistas mais produtivos e inventivos da música nacional.

Biografias · Por Ana Paula Marques

23 de Março de 2024, às 12:00

Quem gosta de boa música não pode deixar de conhecer a biografia de Nando Reis, um dos ícones mais emblemáticos do rock brasileiro.

O artista tem trilhado uma carreira impressionante ao longo de mais de quatro décadas, destacando-se não apenas como cantor e instrumentista, mas também como compositor.

O músico já presenteou o público com mais de 10 álbuns que provam sua habilidade em fundir ritmos e influências musicais a letras incrivelmente poéticas. Não coincidentemente, apenas em sua carreira solo, já vendeu mais de 6 milhões de cópias.

Ele também assina algumas das faixas de artistas como Marisa Monte, Cássia Eller e Cidade Negra, entre muitos outros.

E não é só isso! Nando Reis também tem uma trajetória de sucesso coroada por dois prêmios Grammy Latino e outras indicações que atestam seu impacto na indústria musical.

Continue a leitura para descobrir mais sobre a vida pessoal e a rica trajetória musical desse verdadeiro ícone da música brasileira!

Nando Reis: a biografia de um dos maiores ícones do rock nacional

A biografia de Nando Reis começa em São Paulo, em 12 de janeiro de 1963. O artista, cujo nome de registro é José Fernando Gomes dos Reis, logo cedo foi apresentado à música pelos pais.

A mãe do músico, Cecília, era uma fonoaudióloga que sempre gostou de cantar. Enquanto o pai, José Carlos, era um engenheiro aficionado por Jorge Ben Jor. 

Foi com a mãe, aliás, que Nando se tornou um admirador de vocais femininos. Ainda menino, ele passava o dia se encantando com a voz doce de Cecília, que muitas vezes tocava violão para os filhos.

A tradição musical familiar também se estendeu à nova geração. Ao lado do irmão mais velho, Nando Reis descobriu o mundo rebelde e eletrizante do rock. Não demorou muito e se tornou fã dos Rolling Stones. 

Foi com a irmã, Maria Cecília, que aprendeu a tocar os primeiros acordes. Aos 7 anos, ele ganhou seu primeiro violão e logo começou a se aventurar, tocando músicas de bandas como Beatles e Led Zeppelin. 

O começo da carreira e a formação dos Titãs

Apaixonado por música e sempre com o violão a tiracolo, Nando Reis começou a praticar a escrita, que fluía não apenas em forma de canções, mas também em poesias e cartas. 

Em 1978, aos 15 anos, subiu ao palco pela primeira vez com a banda Os Camarões. O artista apresentou sua primeira composição, Pomar, no grupo inspirado por nomes como a Banda do Zé Pretinho e os Wailers, de Bob Marley.

Em 1982, aos 19 anos, Nando se juntou a amigos de escola para formar aquela que seria uma das maiores bandas do rock brasileiro: os Titãs.

Inicialmente ele dividiu o trabalho com os estudos, chegando a cursar os primeiros períodos de Matemática enquanto atuava como baterista. Posteriormente, ele migrou para o baixo e conquistou palcos do país inteiro com um repertório genuinamente autoral. 

O primeiro álbum da banda chegou às lojas em julho de 1984, intitulado Titãs. No disco, Nando deixou sua marca como cantor nas faixas Marvin e Querem Meu Sangue.

A despedida dos Titãs 

A biografia de Nando Reis passou por uma reviravolta em 2001, após o lançamento do premiado álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana

Abalado pela morte inesperada dos amigos Cássia Eller e Marcelo Fromer – vítimas de um ataque cardíaco e um atropelamento, respectivamente –, o artista decidiu deixar os Titãs. A justificativa oficial foi “incompatibilidade de pensamento”.

A despedida da banda foi também o pontapé inicial da carreira solo de Reis. Ainda em 2001, veio a primeira indicação ao Prêmio Multishow da Música Brasileira, embora não tenha se sagrado vencedor.

De qualquer forma, o longevo vínculo com os Titãs é inegável, e o artista voltou a se apresentar com os antigos companheiros em algumas oportunidades. Mais recentemente, Nando Reis participou da turnê comemorativa de reencontro da banda.

Os Titãs se reuniram para celebrar os 30 anos de formação da banda, com todos os ex-integrantes ainda vivos em quase 50 shows em todo o Brasil, 26 deles com ingressos esgotados. 

Biografia de Nando Reis: a carreira solo

Ao longo de sua carreira solo, Nando Reis presenteou os fãs com nove álbuns de estúdio e coletâneas de grande sucesso, como o MTV Ao Vivo (2004).

Na fase pós-Titãs, Nando assina os discos Infernal (2001), A Letra A (2003), Sim e Não (2006), Drês (2009), Sei (2012), Jardim-Pomar (2016) e Não Sou Nenhum Roberto, Mas Às Vezes Chego Perto (2019).

Vale lembrar que, desde a gravação do MTV Ao Vivo (2004), o músico passou a se apresentar com a banda Os Infernais. 

O motivo, segundo o próprio Nando Reis, é por gostar mais de ser um artista que dialoga com uma banda do que um artista solo.

Um “coringa” musical que ama compor para outros artistas

Ao longo de sua carreira, não foi apenas com os Titãs que Nando Reis cultivou parcerias de sucesso. O músico também manteve relações próximas com outros gigantes do Brasil e do mundo.

Compositor virtuoso, ele assina canções de artistas como Marisa Monte, Ana Cañas, Carlinhos Brown e Cássia Eller, com quem teve uma estreita relação musical e pessoal. Com ela, Nando coescreveu faixas como O Segundo Sol e Relicário

Mais que isso, o artista compôs oito das 20 músicas mais famosas de Cássia Eller, de acordo com um levantamento do ECAD. Ele também está entre os artistas que lideram o ranking de direitos autorais no Brasil.

Internacionalmente, colaborou com artistas como Mike McCready, Barrett Martin e Duff McKagan, lendário baixista do Guns N’ Roses e Velvet Revolver.

Sua carreira versátil lhe rendeu prêmios incríveis, como o Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira em 2011, que venceu ao lado de Samuel Rosa pela faixa De Repente.

A vida pessoal do romântico Nando Reis

A porção romântica da biografia de Nando Reis chama a atenção dos fãs por um motivo curioso: o cantor se casou duas vezes com a mesma pessoa.

Ele subiu pela primeira vez ao altar com Vânia Passos, uma antiga amiga de escola, em 1985. Da união nasceram os quatro filhos do cantor, Theodoro, Sophia, Sebastião e Zoe.

A união chegou ao fim em 2003 e o artista namorou algumas mulheres nos anos seguintes, incluindo a cantora Marisa Monte e Nani, com quem teve seu quinto filho, Ismael. 

Cerca de 10 anos após o fim da união com Vânia, Nando voltou a se reaproximar da ex e o casal decidiu reatar em grande estilo, com direito a um novo casamento.

O artista é ateu, é torcedor fanático do São Paulo F.C., é bissexual e já teve problemas com abuso de álcool e drogas. Ele está sóbrio desde 2013, e já deu entrevistas afirmando querer viver longe da “barra pesada”.

Relembre as melhores músicas dos Titãs

É impossível falar da biografia de Nando Reis sem citar sua participação crucial na discografia e trajetória dos Titãs. 

A banda, uma das mais longevas e relevantes do rock brasileiro, é famosa por hits como Epitáfio, É Preciso Saber Viver e Pra Dizer Adeus, além de outros hinos que ecoam entre as mais diversas gerações.

Confira o conteúdo que preparamos com as melhores músicas do Titãs para ouvir e relembrar!

As melhores: Titãs