Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música É uma Partida de Futebol, do Skank

É Uma Partida de Futebol, do Skank, teve tanto sucesso que se tornou a música da seleção na Copa de 98. Conheça a história da canção!

Analisando letras · Por Érika Freire

30 de Setembro de 2022, às 19:00

Um dos maiores hits da banda mineira Skank, a história da música É Uma Partida de Futebol começou durante o programa Rockgol, da MTV.

Criado por André Vaisman, o Rockgol reunia os principais nomes da música nacional e misturava esporte e humor em um campeonato de futebol. Foi nesse clima descontraído, após uma das partidas, que Samuel Rosa e Nando Reis decidiram compor juntos. 

Nando Reis e Skank
Créditos: Divulgação

É Uma Partida de Futebol entrou para o terceiro álbum de estúdio do Skank, e um dos mais importantes da banda, O Samba Poconé, lançado em 1996.Se você é fã de futebol e música boa, vem conferir com a gente a história desse clássico do rock brazuca. 

História da música É Uma Partida de Futebol

A música do Skank, É Uma Partida de Futebol surgiu da parceria entre Samuel Rosa e Nando Reis, após os músicos se encontrarem durante o programa Rockgol, da MTV. Aliás, o Skank foi três vezes campeão do Rockgol.  

Depois de disputarem a partida de futebol, eles começaram a conversar durante uma festa que aconteceu depois do jogo. Na época, Nando Reis queria compor com outros músicos e resolveu propor ao vocalista do Skank que criassem uma canção juntos

MTV Rockgol, programa que deu origem a É Uma Partida de Futebol
Créditos: Divulgação

Tomados pelo clima do jogo, que haviam acabado de disputar, surgiu a ideia de fazer uma canção sobre futebol. A parceria foi firmada e Nando escreveu primeiro a letra, sendo uma das poucas canções a letra surgiu antes da melodia. 

Com os versos finalizados, que trazem as nuances e brincam com os elementos do futebol, Nando mandou por fax para o Samuel, que ficou encarregado de musicar a letra. Além de inverter alguns trechos, o vocalista do Skank criou os arranjos de guitarra, muito marcantes em É Uma Partida de Futebol.  

A bandeira no estádio é um estandarte

A flâmula pendurada na parede do quarto

O distintivo na camisa do uniforme

Que coisa linda é uma partida de futebol

Posso morrer pelo meu time

Se ele perder, que dor, imenso crime

Posso chorar se ele não ganhar

Mas se ele ganha, não adianta

Não há garganta que não pare de berrar

Música oficial da Copa de 98

A música do Skank É Uma Partida de Futebol rompeu as barreiras das rádios e foi parar nos estádios! É que o sucesso foi tanto que a música acabou se tornando uma das oficiais da Copa do Mundo de 1998, entrando para versão brasileira do disco da FIFA.

Em seu canal do YouTube, Samuel Rosa criou o quadro Como Eu Fiz Essa Canção, e além de contar sobre o encontro com Nando Reis e a ideia de comporem juntos, o vocalista comentou que É Uma Partida de Futebol é uma ode ao esporte mais amado dos brasileiros, e também um homenagem a todas as torcidas

Ele disse ainda que os integrantes do Skank e o Nando Reis são grandes apaixonados por futebol, e compor a música foi uma maneira de homenagear a beleza e a rivalidade dos grandes clássicos

Clipe foi gravado durante um clássico mineiro 

Para deixar a homenagem ao futebol ainda mais completa, o Skank teve a ideia de gravar o videoclipe da música É Uma Partida de Futebol no estádio Mineirão, no dia 16 de março de 1997.

Eles aproveitaram um dia de clássico, marcado pela rivalidade entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, para transmitir no clipe toda a vibe do estádio. Locutor, gritos de torcidas, os vendedores ambulantes e até os vestiários, foram detalhes que o diretor Roberto Berliner fez questão de colocar na gravação.

Naquele dia, mais de 40 mil torcedores foram ao Mineirão e a partida empatou em 1 X 1, mas antes da bola rolar oficialmente pelo Campeonato Mineiro, os integrantes do Skank convocaram outros músicos para uma partida. 

Alternando com imagens do jogo oficial entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, a gente vê em campo as participações especiais de Toni Garrido, Nando Reis, Jorge Ben Jor, Ivo Meirelles e Evandro Mesquita.

Os integrantes do Skank, além de participarem do jogo, se juntaram também às torcidas, Samuel e Henrique, como cruzeirenses, são vistos com camisa do time e Lelo e Haroldo ajudaram no coro da torcida do Atlético. 

Após a gravação do clipe de É Uma Partida de Futebol, o vocalista Samuel Rosa disse aos repórteres: Música tem que se misturar com futebol, afinal de contas, são duas coisas muito populares, fazem parte da cultura do brasileiro. Foi uma coisa maravilhosa ver a massa aqui de baixo, ver a massa gritando!

Quando se fala em rock e futebol, os integrantes do Skank logo são os primeiros a serem lembrados, e isso o próprio Samuel Rosa admitiu no quadro Como Eu Fiz Essa Canção.

Ele comentou ainda que o Skank tentou retribuir, de alguma forma, toda a paixão que esses clubes, Cruzeiro e Atlético geraram para os integrantes, fazendo a banda ser reconhecida como uma grande apaixonada por futebol.

É Uma Partida de Futebol: Curiosidades 

Embora tenha sido o autor da letra, Nando Reis só foi ouvir a versão final de É Uma Partida de Futebol quando comprou o CD. Ele adorou o resultado, principalmente o riff criado por Samuel Rosa. 

O clipe da música venceu nas categorias Escolha da Audiência e Videoclipe de Pop, no MTV Video Music Brasil de 1997. No mesmo ano, É Uma Partida de Futebol foi tema da personagem Silvia Dumont, da novela Zaza, da Rede Globo. A canção entrou também na trilha sonora do filme Uma Aventura do Zico, de 1999.     

Jogadores de futebol cantores

Gostou de conhecer a história da música É Uma Partida de Futebol, do Skank? A bola vai continuar rolando com um post sobre os jogadores de futebol que também são cantores. Vem conhecer quem manda bem no campo e nos palcos!

Jogadores de futebol cantores

Leia também: