A história da música Então É Natal, clássico natalino

Você sabia que Então É Natal é inspirada em uma música sobre a Guerra do Vietnã? Conheça essa história!

Analisando letras · Por Érika Freire

4 de Dezembro de 2024, às 12:00


Você conhece a história da música Então É Natal? Com a proximidade das festas de final de ano, o hit natalino, interpretado pela cantora Simone, costuma ganhar muitos plays nas plataformas de streaming. 

Simone no vídeo de Então é Natal
Reprodução / YouTube

A canção se tornou uma das mais emblemáticas das festas de fim de ano no Brasil. Embora seja uma trilha sonora indispensável para celebrar a época de união, esperança e reflexão, trechos da letra causam dúvidas até hoje.

Isso porque a letra de Simone de Então é Natal é na verdade uma adaptação de uma música internacional. Bateu curiosidade? Vem que a gente te conta tudo a seguir, e aproveite também para conferir as músicas de Natal que são perfeitas para montar uma boa playlist.

A história da música Então É Natal

Lançada em 1995, no álbum 25 de Dezembro, da cantora Simone, Então É Natal é um daqueles clássicos que causam controvérsias entre os ouvintes. 

Há os que amam a música e fazem questão de embalar a noite do dia 25 de dezembro com a trilha sonora, e há aqueles que não aguentam mais o hit.

Tanto que, em 2013, rolou nas redes sociais uma campanha chamada “por um Natal sem Simone”. Apesar dos memes divertidos tentando abolir a canção, Então É Natal segue firme como hit quase que oficial do dia 25, ultrapassando os 6 milhões de streamings no Spotify. 

Adaptação de Happy Xmas (War Is Over), de John Lennon e Yoko Ono

O fato curioso por trás da história da música Então É Natal é que se trata de uma adaptação de Happy Xmas (War Is Over).

Composta por John Lennon e Yoko Ono, a canção original foi lançada em 1971, como forma de protesto contra a Guerra do Vietnã. Eles usaram como inspiração a melodia de uma outra canção original do século 18, adotando na letra um cunho de conscientização política. 

A partir do pedido de paz de John Lennon e Yoko Ono, surgiu a versão brasileira de Então É Natal, criada por Cláudio Rabello.

Embora mantenha a melodia e parte da essência original, a letra ganhou um tom mais universal e emocionante ao focar em mensagens de fraternidade, união e renovação, especialmente adequadas ao espírito natalino.

O impacto de Então É Natal

Quando foi lançada, em 1995, a canção fez parte do primeiro disco lançado no país exclusivamente dedicado ao Natal

Com cerca de 1,2 milhão de cópias vendidas, o projeto foi promissor. Até então, álbuns com temáticas do tipo eram inexistentes no país, e foi com 25 de Dezembro que Simone causou um grande impacto.

Na época, o público recebeu muito bem o disco, composto de 11 faixas com temas cristãos e natalinos. Além da icônica Então É Natal, faixas como Bate O Sino, Noite Feliz, Boas Festas e Natal das Crianças fazem parte do disco.

Contexto e significado 

A interpretação única de Simone, combinada com a mensagem reflexiva, muito comum nas festas de fim de ano, fez com que Então É Natal garantisse seu lugar como um dos maiores clássicos do Natal no Brasil.

Os versos abordam temas como paz, união e esperança, valores que geralmente ressurgem neste momento do ano. 

Então, é Natal

Pro enfermo e pro são

Pro rico e pro pobre

Num só coração

Então, bom Natal

Pro branco e pro negro

Amarelo e vermelho

Pra paz, afinal

Além disso, a música carrega uma mensagem de reflexão sobre a importância da união entre diferentes classes sociais, valorizando o amor e a paz acima de qualquer coisa.

O que significa Hiroshima e Nagasaki na letra?

Outra dúvida que surge sobre a versão brasileira, interpretada por Simone, é por que na música Então é Natal falam Hiroshima e Nagasaki?

Como mencionamos, a versão original de Lennon e Yoko tinha um tom político e, por isso, faz referência a Hiroshima e Nagasaki, chamando assim a atenção para o impacto devastador dos conflitos.

Então, é Natal

O que a gente fez?

O ano termina

E começa outra vez

Hiroshima

Nagasaki

Mururoa, ah

Apesar da adaptação brasileira se concentrar em um discurso universal, apropriado para o Natal, o compositor optou por deixar a citação às cidades de Hiroshima, Nagasaki e Mururoa, que foram alvo de ataques e testes com bombas nucleares.

Ao mencionar Hiroshima e Nagasaki, o trecho serve como um lembrete do impacto devastador da guerra e da necessidade de refletir sobre a importância da paz, uma vez que as cidades japonesas foram alvos das bombas atômicas lançadas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Apelo por um mundo melhor

Embora haja toda essa polêmica sobre a canção ser exaustivamente tocada durante as festividades de fim de ano, sem dúvida, a adaptação brasileira tem um contexto bastante apropriado para o Natal.

Por isso, tamanha popularidade transformou Então É Natal em um hino de esperança e renovação.

Tocada em reuniões familiares, eventos públicos e até mesmo propagandas, a música ultrapassa gerações e permanece viva na memória afetiva dos brasileiros.

A história por trás de Então É Natal não deixa de ser um convite à reflexão sobre como as ações humanas podem afetar o futuro e como a paz deve ser um esforço coletivo para evitar tragédias semelhantes.

Por fim, independentemente da sua trilha sonora para a noite de Natal, o que vale mesmo é celebrarmos a vida com amor, esperança e principalmente respeito ao próximo. 

Conheça as melhores músicas gospel de Natal 

Se você gostou de conhecer a história de Então É Natal, não deixe de relembrar algumas das maiores músicas gospel de Natal. É hora de deixar sua playlist para a noite do dia 25 bem especial!

Músicas gospel de Natal

Aproveite e confira também:


Leia também