Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a polêmica história do casal John Lennon e Yoko Ono

Biografias · Por Elaine Caroline

19 de Dezembro de 2020, às 19:00

O casal John Lennon e Yoko Ono deu o que falar na década de 60 e 70. A maioria de seus fãs se dividem em dois grupos: os que amam e os que detestam a união dos dois. 

Os dois acabaram se tornando uma referência artística, já que Yoko já era artista plástica e John líder dos Beatles, a banda mais influente de todos os tempos.

John Lennon e Yoko Ono

É também por isso que os dois compilaram muitas polêmicas em volta do relacionamento e de como se posicionavam em sociedade.

Esse e muitos outros questionamentos são sempre lembrados quando falamos desse casal e iremos contar pra você todos os detalhes da vida de John e Yoko juntos!

A história de John Lennon e Yoko Ono

Iremos recapitular as partes mais importantes desse relacionamento para você relembrar ou conhecer os pontos polêmicos de John e Yoko. Vem com a gente:

Como se conheceram e o casamento

John Lennon conheceu a artista plástica Yoko Ono no ano de 1966 em uma de suas exposições na cidade de Londres. Ele ainda fazia parte dos Beatles e passou a ser um grande fã do trabalho dela. 

Mesmo ainda estando casado com Cynthia Powell (com quem teve Julian Lennon, a criança que inspirou a composição da música Hey Jude), John manteve um vínculo com Yoko Ono até se separar da esposa. Logo em seguida, os dois se casaram. 

Yoko Ono
Yoko Ono em uma de suas obras interativas / Créditos: Divulgação

Na Inglaterra, eles enfrentaram muita burocracia por causa dos documentos de Yoko, que é japonesa. Para facilitar, eles optaram por buscar locais menos burocráticos para formalizar o casamento e se casaram em Gibraltar, território Britânico no sul da Espanha

Muitos acreditam que, dentre outros fatores, o casamento foi um dos ponto que atiçou a “rivalidade” entre John e Paul, já que ambos se casaram com alguns dias de diferença e Paul era muito amigo de Cynthia, primeira esposa de Lennon. 

Já na cerimônia do casamento, Yoko mostrava toda sua personalidade ousada: ela se casou de mini saia e tênis em plenos anos 60, período ainda muito conservador.

John Lennon e Yoko Ono após o casamento
John Lennon e Yoko Ono após o casamento em Gibraltar / Créditos: Divulgação

O relacionamento e a arte

Eles passaram todo o tempo dos seus primeiros 4 anos de casados juntos, eram inseparáveis. 

Embora tenham passado por momentos muito difíceis, como o uso excessivo de drogas, a perseguição política, alguns abortos e um relacionamento aberto, John e Yoko continuaram o relacionamento. Em 1975, Yoko deu à luz ao único filho do casal, Sean Lennon.

John era um pouco distante de seu primogênito, Julian, e estava distante de Yoko desde que abriram o relacionamento para terem outras experiências. 

Yoko, Julian e John
Yoko, Julian (filho do primeiro casamento do cantor) e John / Créditos: Divulgação

Com o nascimento do segundo filho, John quis ser um pai diferente para Sean e um esposo mais presente para Yoko. Entre os anos de 1975 e 1980, John deu uma pausa em sua vida artística e se dedicou ao seu filho

Inclusive, no último álbum feito pelos dois, Double Fantasy, de 1980, lançado poucos dias antes da morte de John, a música Beautiful Boy (Darling Boy) foi composta em homenagem a seu filho, Sean.

Nesse período ele também voltou a ter planos envolvendo causas políticas e projetos musicais com Yoko. 

John e Yoko têm 5 álbuns de estúdio juntos e também faziam intervenções artísticas, como quando apareceram no Royal Albert Hall dentro de um saco branco: começava o bagism, movimento que inventaram em prol da paz mundial e que satirizava preconceitos. 

Como a relação afetou os Beatles

John já se via como um membro distante dos Beatles e seu amor por Yoko foi uma válvula de escape para uma situação que já não queria muito. 

Para muitos, John nunca conseguiu separar muito bem a vida pessoal amorosa e artística com Yoko Ono, então ela fazia parte, inclusive, de muitos ensaios e reuniões da banda. 

Yoko em ensaio dos Beatles
Yoko em ensaio dos Beatles / Créditos: Divulgação

Por John Lennon ter se afastado da mídia mainstream e Yoko ter encorajado o cantor a ser mais experimental em sua arte, muitos atribuem a polêmica do término dos Beatles à ela.

Mas a verdade é que, na época do lançamento do álbum homônimo dos Beatles (conhecido também por Álbum Branco), em 1968, os integrantes já estavam distantes e as diferenças se tornaram ainda mais profundas.

Não dá pra negar que Yoko foi uma parte importante para agilizar o desgaste entre os integrantes dos Beatles, mas com certeza ela não foi o único motivo.

Mesmo a teoria sendo desmentida em entrevista realizadas por Paul McCartney, também integrante da banda, o cantor e baixista concorda que a artista atrapalhava um pouco a banda. 

Yoko Ono e os Beatles
Yoko Ono e os Beatles / Créditos: Divulgação

Apesar disso, para Paul, o destino da banda era inevitável e deu a entender que aconteceria o mesmo com ou sem a presença da artista.

Hoje sabemos que John estava em uma fase da vida em que já não se via nos Beatles e o que Yoko fez foi encorajá-lo a ser um artista maior e melhor para si mesmo.

Estilo de vida do casal

Desde sua lua de mel em Amsterdã, que foi um protesto pacífico no quarto do Hotel contra a guerra do Vietnã (o bed-in for peace), o casal teve sua imagem vinculada aos mais diversos temas políticos

John Lennon e Yoko Ono
Créditos: Divulgação

Eles estavam sempre abordando temas contra guerra e em prol da paz e foram um símbolo marcante para o movimento contracultura dos anos 60 e 70. Give Peace a Chance é um dos maiores exemplos de letra do casal.

Eles estavam sempre quebrando paradigmas e se mostravam como pessoas muito artísticas e autênticas. Exemplo disso é a capa icônica da revista Rolling Stones, em que aparece John completamente nu, agarrado a Yoko vestida

A verdade sobre a foto é que Yoko não queria ficar nua, mas John não viu problema. A situação resultou em uma foto que mostra muito da vulnerabilidade e a entrega de John em relação à esposa

Capa da revista Rolling Stones com John Lennon e Yoko Ono
Créditos: Divulgação

Infelizmente, a foto também está vinculada a outra história, muito triste: naquele mesmo dia, John foi assassinado por um homem que se dizia fã em frente ao Edifício Dakota, em Nova Iorque.

As polêmicas que sempre rondaram o casal

Considerando toda essa história, conseguimos entender por quê o relacionamento dos dois sempre foi tão comentado, né? 

Afinal, os Beatles acabaram por causa da Yoko Ono? O casal tinha ou não um estilo de vida tão excêntrico que era prejudicial? Eram tantas polêmicas que o casal acabou recebendo uma fama ambígua: alguns fãs amavam e outros odiavam.

John Lennon e Yoko Ono
Créditos: Divulgação

Outras polêmicas também foram levantadas quanto à possível bissexualidade de John Lennon. Yoko já afirmou que acreditava que John seria bissexual mas, na época, ele se sentia inibido e não havia achado alguém a quem se sentisse atraído ao ponto de tentar algo.

Também não podemos esquecer que Yoko é uma mulher e artista japonesa. Muito do ódio que ela recebeu provavelmente foi por ser estrangeira e mulher

Em um tempo ainda muito conservador, Yoko demonstrou ser uma mulher de opinião e de atitude “excêntrica”, fora do que era esperado: um combo não muito aceito pela sociedade da época.

Sabia que Imagine é uma composição do casal?

Essa foi mais uma das criações da dupla Lennon e Ono, mas Yoko só conseguiu reivindicar seus direitos como coautora da canção em 2017. Vem com a gente conhecer mais sobre a história de Imagine!

análise imagine john lennon

Continue lendo sobre John e os Beatles