Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Curiosidades sobre os Beatles: 23 fatos que você não sabia sobre a banda

Curiosidades · Por Mateus Pereira Silveira

14 de Outubro de 2020, às 12:00

Responsáveis por levar o ritmo do rock a todos os cantos do planeta, os Beatles são mais que um quarteto musical: eles se tornaram ídolos da cultura pop. 

Tanto que hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não saiba pelo menos um pouquinho sobre a vida de John, Paul, Ringo e George.

Beatles
Créditos: Divulgação

E, vamos combinar: descobrir as curiosidades da trajetória dos garotos de Liverpool é mais fácil graças à facilidade de acesso que temos na internet hoje.

Mesmo assim, às vezes nos surpreendemos com fatos que foram revelados em entrevistas ou descobertos em registros passados.

E como aqui no Letras gostamos de compartilhar tudo o que a gente descobre com vocês, nesse post separamos as curiosidades sobre os Beatles que você ainda não sabia (ou talvez já, hehe)!

23 curiosidades sobre os Beatles

Preparado(a) para conhecer esses detalhes? Já adiantamos que temos fatos e histórias sobre vários assuntos, desde detalhes pessoais aos bastidores das gravações. Vem com a gente e confira!

1. O início de um sonho…

Deu tudo certo! 

Paul McCartney e John Lennon se conheceram em uma quermesse no ano de 1957, na qual John se apresentava com sua banda da época, os Quarrymen. Após a apresentação, eles se conheceram e começaram a compartilhar seus talentos um com o outro. 

The Quarrymen
The Quarrymen / Créditos: Divulgação

Tempos depois, Lennon convidou McCartney para ingressar no grupo e o resto é história. 

2. Antes de serem conhecidos como The Beatles…

… o grupo teve outros nomes. Ainda sem Ringo na composição do quarteto, eles se apresentaram como Johnny & The Mundongs e The Silver Beatles. 

Johnny & The Mundongs e The Silver Beatles
George Harrison, John Lennon e Paul McCartney / Créditos: Divulgação

3. Nos subúrbios de Liverpool 

Todos eles moravam em regiões mais simples da cidade inglesa, mas apenas George e Ringo ralaram em empregos mais braçais. 

Harrison foi ajudante de eletricista e Starr trabalhou como aprendiz de encanador. 

4. O primeiro palco 

Diferente do imaginado, a estreia dos Beatles não foi no Cavern Club (a casa deles em Liverpool) e sim no Casbah, em 1959. 

5. A stylist do The Beatles

No início da carreira, o grupo fazia muitos show em Hamburgo, na Alemanha, e foi lá que eles conheceram a fotógrafa Astrid Kirchherr, que logo virou a namorada de Stuart Stucliffe, primeiro baixista da banda. 

Com seu senso estético, ela foi mudando o estilo de Stu e aos poucos do resto dos integrantes, das roupas até o penteado que ficou clássico

Beatles
Créditos: Divulgação

6. A formação clássica

Ringo Starr já era conhecido da banda, porém ainda tocava no Rory Storm & The Hurricanes. Durante as gravações da música Love Me Do, a performance de Pete Best não agradou os músicos ou o produtor. 

Para ter uma outra versão, foram convidados outros bateristas, entre eles o próprio Ringo, que foi aprovado no teste e passou a integrar o The Beatles. 

7. Couro da cabeça aos pés

Sem muito olhar fashion, eles apenas pegavam referências do que viam nas ruas de Hamburgo e Liverpool. 

Não se sabe quem foi o primeiro, mas a partir do momento que um deles usou uma jaqueta de couro, os demais seguiram a onda, complementando o visual com calças e sapatos de couro também. 

Beatles
Créditos: Divulgação

A vestimenta, além de desconfortável, provocava risos em geral. Isso continuou até empresário Brian Epstein dar um basta. Dali para frente, o visual foi renovado e os dias de chacota ficaram para trás. 

8. Spoiler: não é um campo de morangos 

Strawberry Field, que dá nome a um dos clássicos do grupo, era um orfanato gerido pelo Exército da Salvação. O local ficava próximo de onde John Lennon morava e era para onde ele escapava para acompanhar os saraus da instituição. 

Conheça o significado da música Strawberry Fields Forever, dos Beatles

9. Before it was cool 

Os óculos de Lennon são um símbolo do cantor e ele apareceu com o item quando o The Beatles já estava consolidado no mercado. Porém, John já precisava deles desde o começo, apenas não usava em público por vaidade. 

John Lennon
Créditos: Divulgação

10. A mais regravada 

Yesterday é uma das maiores músicas dos Beatles é tão memorável que leva o título de música mais regravada por outros artistas ao longo da história.

O engraçado é quando escreveu a canção, McCartney estava inseguro sobre a sonoridade dela, pois, para ele, soava mais como uma balada do que com um rock que eles faziam. 

11. A conquista da América

Esses fatos são bem conhecidos, mas não custa falar deles. Enquanto já estourava pela Europa, os Beatles ainda não eram tão famosos nos Estados Unidos. A responsável por quebrar as barreiras foi a música I Wanna Hold Your Hand. 

Lançada por lá no final de 1963, ela chegou ao topo das paradas e fez o hype do grupo aumentar

Em fevereiro do ano seguinte, eles se apresentaram no Ed Sullivan Show e bateram recordes de audiência: foram 70 milhões de telespectadores e uma noite na qual a polícia não registrou um único crime no país graças à banda. 

12. A capa do Sgt. Pepper’s poderia ser diferente 

A proposta da capa para o icônico álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band era que o quarteto estivesse junto às figuras famosas da história e da cultura pop. 

Capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band / Créditos: Divulgação

Eis que o espirituoso John Lennon listou pelo menos três nomes que não apareceram no produto final: Gandhi, Jesus e Hitler. Sim, isso mesmo! 

A inclusão do ditador nazista foi uma provocação do artista, que logo foi convencido pelos amigos que aquilo não cairia bem e esqueceu a ideia da brincadeira bem rápido. Ainda bem! 

Conheça a história das capas de 8 álbuns clássicos dos Beatles

13. Notícias como inspiração 

A revista Rolling Stone classificou A Day In The Life como a melhor música da banda e na publicação especial trouxe mais detalhes da história da composição da canção. 

Para escrevê-la, Lennon folheou o jornal e encontrou algumas notícias para colocar na música, como a de um acidente de carro fatal e a reportagem que falava sobre os buracos na estrada de Blackburn.

Conheça a história da música A Day In The Life

14. Um compositor talentoso 

Quem conhece hinos como Something, While My Guittar Gently Weeps e Here Comes The Sun, sabe que George Harrison também tinha a habilidade de escrever letras brilhantes

No entanto, o guitarrista sentia que estava sendo deixado de lado, o que gerava uma certa insegurança. Algo que caiu logo que seus amigos entraram em contato com suas composições, que amaram seu trabalho. 

15. Paul na batera

O clima durante a gravação do álbum The Beatles era péssimo e Ringo Starr chegou a abandonar a banda por algumas semanas.

Nesse momento, Paul assumiu o posto do amigo em duas canções: Dear Prudence e Back In The U.S.S.R.

16. Sacrifícios

Helter Skelter é mais lembrada pela interpretação equivocada do serial killer Charles Manson, mas os registros marcam outro bastidor da música. 

Como exigia intensidade na gravação, Ringo Starr se superou e saiu com os dedos machucados. Tanto que, ao final da faixa, é possível ouvir o baterista gritando: I got blisters on my fingers (Eu tenho bolhas nos meus dedos)! 

Helter Skelter: conheça a história da música dos Beatles

17. Preservativo no estúdio 

Yellow Submarine já tem uma vibe mais descontraída e existe o boato que John Lennon gravou a música com uma camisinha no microfone para dar a impressão de alguém cantando debaixo d’água. Bizarro, né? 

18. Nada esportivos 

Em uma entrevista, perguntaram aos quatro quais eram os hobbies e esportes favoritos deles. 

A resposta foi simples: nenhum era muito esportivo e a única coisa que eles praticavam era natação, que era um hobbie, assim como compor músicas

19. Recorde na Billboard 

Não é nenhuma surpresa que a banda é recordista em vendas de álbuns, assim como especialista em dominar as paradas musicais. 

Só que, em abril de 1964, os Beatles simplesmente ocuparam as 5 primeiras posições da lista da Billboard, feito nunca igualado até hoje. Só para matar a curiosidade, o ranking foi o seguinte:

Can’t Buy Me Love 
Twist And Shout 
She Loves You 
I Want To Hold Your Hand
Please Please Me 

20. A famosa capa de Abbey Road 

Para o último álbum gravado por eles, os Beatles decidiram fazer uma capa única, que rende um capítulo à parte. Para ser feito o registro em que John, Paul, Ringo e George atravessam a Abbey Road, foi necessário apoio. 

Capa do álbum Abbey Road
Capa do álbum Abbey Road / Créditos: Divulgação

As fotos foram tiradas na frente do estúdio, porém pela manhã, para evitar o assédio dos fãs. A polícia fechou o trânsito por 10 minutos para que o fotógrafo Iain McMillan fizesse seu trabalho. 

21. A teoria 

A inspiração para a foto veio de Paul McCartney, que decidiu brincar com o boato de que ele havia morrido em um acidente de carro anos antes e foi substituído. 

Na capa, é possível ver várias referências dessa teoria, olha só: 

  • Paul é o único que está descalço, representando um rito funerário; 
  • Ele segura o cigarro na mão direita, sendo que ele é canhoto;
  • A vestimenta também diz muito: Paul, de terno, está morto; John de branco, representa uma divindade; Ringo de preto é o padre, e George, de jeans, é o coveiro; 
  • A placa do carro também sua mensagem: as letras LMW é uma abreviação de Linda McCartney Widow (viúva);
  • O próprio Paul satirizou a ideia em seu disco solo Paul Is Live, em que volta a famosa rua para desconstruir todas as suposições. 

22. Paul e Julian 

Paul McCartney era mais próximo de Julian, primeiro filho de John, que o próprio amigo. Inclusive, Lennon aprovava o contato entre eles, pois não sabia muito bem como lidar com a criança. 

Para completar, após a separação de John e Cynthia, Paul dedicou a música Hey Jude a Julian como maneira de demonstrar apoio e consolo. 

Paul Mccartney, Jane Asher, Julian e John Lennon
Paul Mccartney, Jane Asher, Julian e John Lennon / Créditos: Divulgação

Conheça a história da música Hey Jude, dos Beatles 

23. Apuros fisiológicos

O período no estúdio para a gravação do clássico Hey Jude trouxe momentos curiosos. 

Primeiro, a música começou a ser reproduzida enquanto Ringo Starr estava no banheiro. Para a sorte dele, a bateria demora a entrar na faixa e ele voltou a tempo para assumir seu posto. 

Expert em Beatles 

Com todas essas informações, sabemos que você tá mais afiado(a) ainda sobre os passos da banda, certo? Então partiu testar seus conhecimentos respondendo esse quiz sobre os Beatles!

Quiz Beatles

Continue lendo sobre os Beatles