Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira o significado por trás das melhores músicas dos Beatles

Analisando letras · Por Renata Arruda

28 de Novembro de 2020, às 19:00

Que os Beatles foram uma das maiores e mais importantes bandas de rock todo mundo já sabe.

O quarteto de Liverpool não só revolucionou a música, como também impactou toda a cultura pop, desde as estratégias de mercado até o comportamento e a moda.

Com letras memoráveis que expressavam a vida e a visão de mundo dos integrantes, as canções da banda geraram inúmeras análises e interpretações por parte dos fãs.

A banda pode ter chegado ao fim nos anos 70, mas suas composições permanecem relevantes até hoje, cativando e influenciando novas gerações de fãs e artistas.

Por isso, trouxemos para vocês o significado das músicas dos Beatles que mais marcaram a história. Vem ver!

Conheça o significado das músicas dos Beatles

Sabe-se que os Beatles escreviam suas músicas em qualquer ocasião. Muitas delas foram inspiradas em histórias, situações e pessoas reais, o que levou muita gente a fazer longas pesquisas para descobrir o que havia por trás delas e até publicar livros sobre o assunto!

Também se sabe que a parceria Lennon-McCartney não foi pacífica e gerou controvérsias a respeito de quem teria, de fato, escrito a letra de cada canção — embora a autoria de algumas músicas tenha sido revelada pelos próprios artistas, algumas vezes as informações que eles davam eram contraditórias.

Seja como for, é fato que cada canção da banda carrega uma história interessante por trás. Vem saber mais sobre algumas delas:

Eleanor Rigby

Escrita por John Lennon, Eleanor Rigby é uma canção enigmática sobre uma mulher solitária, que recolhe o arroz de uma igreja após a celebração de um casamento, e o Padre McKenzie. 

Lançada em 1966, no álbum Revolver, a letra fez os fãs especularem se os personagens da história são reais ou não.

E a descoberta, em 1984, de que há um túmulo de uma certa Eleanor Rigby no cemitério próximo à igreja de St Peter, onde Lennon e McCartney se conheceram, adicionou ainda mais ingredientes ao mistério. Conheça a história por trás da música Eleanor Rigby.

História da música Eleanor Rigby, dos Beatles

Blackbird

Blackbird é uma dessas músicas que originaram inúmeras interpretações. Escrita por Paul McCartney, muita gente chegou a pensar que a letra falava literalmente sobre uma ave negra, com um canto tão bonito que teria cativado o músico.

No entanto, a canção é bem mais profunda: segundo o próprio compositor, ela trata sobre a luta pelos direitos civis da comunidade negra dos Estados Unidos, mais especificamente sobre um caso acontecido em Little Rock nos anos 50.

Na época, um grupo de alunos negros recebeu autorização judicial para frequentar a mesma escola que os alunos brancos, mas acabaram sendo alvo de retaliações e se tornaram um importante símbolo para o movimento. Saiba mais sobre essa história e o significado de Blackbird.

Significado da música Blackbird, dos Beatles

Yellow Submarine

Uma das mais famosas canções dos Beatles, Yellow Submarine é uma música psicodélica, que inclusive deu origem a um longa de animação, no qual a banda vai até a cidade de Pepperland salvar seus moradores dos Malvados Azuis.

Composta por Paul McCartney, muito se falou sobre a música ser uma metáfora para a rotina do grupo em suas longas turnês, ou até uma viagem de ácido. No fim das contas, McCartney garantiu que a canção era apenas uma cantiga infantil mesmo.

Vem entender o significado de Yellow Submarine e conhecer algumas curiosidades sobre a música!

significado yellow submarine

Ticket To Ride

Considerada por John Lennon como uma das músicas precursoras do heavy metal, o título de Ticket To Ride engana muita gente porque, em inglês, o termo significa licença para dirigir. No entanto, ela é usada aqui com um duplo sentido.

Isso porque, nos anos 60, a expressão era utilizada pelos jovens como uma gíria para fazer sexo.

Além disso, reza a lenda que no início da carreira a banda se apresentava bastante na cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde teriam visto que as prostitutas entregavam cartões para os clientes, comprovando que não tinham nenhuma DST.

Assim, segundo John Lennon, o sentido da música seria falar sobre liberdade sexual; ou seja, uma licença pra transar. Já Paul McCartney apresentou uma outra interpretação para a letra. Tire suas próprias conclusões em nossa análise do significado de Ticket To Ride.

Análise da música Ticket To Ride, dos Beatles

Hey Jude

Grande sucesso dos Beatles, a inspiração para a composição de Hey Jude é um pouco triste: a letra é uma forma de Paul McCartney consolar o então pequeno Julian Lennon, filho de John Lennon com sua primeira esposa, Cynthia.

Na época, John já havia se separado de Cynthia e estava vivendo com Yoko Ono. Assim, ele incentivava que Paul participasse da vida de seu filho como uma espécie de tio, já que não sabia muito bem como brincar com o menino.

Percebendo a tristeza de Julian com a ausência do pai, Paul acabou escrevendo uma canção motivadora. Conheça a história da música Hey Jude.

história da música hey jude

Strawberry Fields Forever

Os mais desavisados podem acabar olhando para o título de Strawberry Fields Forever e pensar que a música fala sobre campos de morango. Mas não é nada disso: o nome, na verdade, era como se chamava um orfanato do Exército da Salvação.

Quando pequeno, John Lennon costumava pular o muro do orfanato para brincar nos jardins da instituição, onde ele também frequentava a quermesse e assistia a banda tocar.

Assim, a canção é vista como uma forma de Lennon acessar uma lembrança boa da infância, como um local seguro para lidar com seus problemas. Conheça os bastidores e o significado da música Strawberry Fields Forever.

Significado da música Strawberry fields Forever, dos Beatles

Helter Skelter

A pesada Helter Skelter foi lançada em 1968, no White Album, e é considerada como uma das músicas mais icônicas dos Beatles, devido à sonoridade diferente das que a banda costumava gravar.

Segundo Paul McCartney, a letra foi inspirada em um brinquedo de parque de diversões, que foi usado como simbologia para tratar da ascensão e queda de impérios, como o Império Romano.

No entanto, a canção acabou sendo associada à seita assassina de Charles Manson, que citava a música como o símbolo de uma revolução. O título da canção, inclusive, apareceu na cena do crime onde os integrantes da cena de Manson assassinaram Sharon Tate.

Para entender melhor, vem ler a história da música de Helter Skelter. 

História da música Helter Skelter

Universo Beatles

Depois de conhecer o significado das músicas dos Beatles, nada melhor do que ouvir uma playlist recheada com as canções mais marcantes lançadas pela banda, não é mesmo?

Vem relembrar a história dos Beatles em 30 músicas!

the beatles playlist

É fã dos Beatles? Então confira também estes posts: