Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado por trás de La Belle De Jour, de Alceu Valença

Analisando letras · Por Dora Guerra

17 de Maio de 2022, às 12:00

Lançada no álbum Sete Desejos (1991), a música La Belle De Jour não é só um clássico de Alceu Valença, como da MPB. É o tipo de canção que a gente ouve e já se imagina com um mozão na praia!

Cantor Alceu Valença
Créditos: Divulgação

Como a gente adora falar da história por trás de músicas famosas, viemos contar um pouco sobre como a música foi composta. Vamos responder todas as suas perguntas: quem é a musa? Tem a ver com o filme La Belle De Jour? E o que a Praia de Boa Viagem tem a ver com tudo isso? Vem descobrir!

A história da música La Belle De Jour

Alceu Valença passou o ano de 1979 na França: partiu em autoexílio com artistas como Raul Seixas e Jards Macalé, como uma forma de contestar a ditadura militar existente no Brasil naquela época. Em sua estadia francesa, fez muito sucesso e gravou até um disco, chamado Saudade de Pernambuco (1979).

Capa do álbum "Saudade de Pernambuco" de Alceu Valença
Capa do disco Saudade de Pernambuco / Créditos: Divulgação

Como adorou o país, Alceu voltou à França em 1986 para um festival. Após a apresentação, foi a um bar com um produtor. Segundo ele, encontrou uma bela mulher no bar em Paris, para quem disse que era poeta. A resposta dela foi, simplesmente: “Então me faça um poema!”.

Mais tarde, o compositor descobriu que a bela moça era ninguém menos que Jacqueline Bisset, atriz britânica famosíssima nos anos 60 e 70. Surreal, né?

Atriz Jacqueline Bisset nos anos 70
Atriz Jacqueline Bisset nos anos 70 / Créditos: Divulgação

No outro dia, Alceu resolveu homenagear a linda atriz com uma canção. Ao escrever, lembrou-se também de outra namorada que teve, com quem frequentava a Praia de Boa Viagem, no Recife. Dessa mistura de histórias, saiu a romântica La Belle De Jour!

Só tem um problema nessa escolha: ao tentar homenagear Bisset, o cantor chamou a música de La Belle De Jour, por causa do filme de 1967. Seria ótimo, mas o longa-metragem não é estrelado por Jacqueline Bisset, mas sim pela atriz francesa Catherine Deneuve! 

Atriz Catherine Deneuve no filme La Belle De Jour
Catherine Deneuve no filme La Belle De Jour / Créditos: Divulgação

No fim das contas, o artista fez uma bela de uma confusão entre uma atriz britânica e uma francesa e, na tentativa de dedicar a música a uma, acabou falando da outra. Como homenagem, não foi lá essas coisas, mas como música deu certo 😂

O significado da letra de La Belle De Jour

Agora que você sabe a história por trás, fica bem mais interessante analisar a letra, né? Então vem com a gente pra entender tudo sobre La Belle De Jour:

A música começa com os versos:

Ah hei! Ah hei! Ah hei!

Ah! La Belle de Jour!

Já é engraçado pensar nessa estrofe com todo o contexto, né? Apesar da gafe, não deixa de ser bonita a mistura brasileira-francesa ao longo da música. Além do tributo ao filme, o francês é uma língua muito conhecida por ser romântica, então acaba tendo tudo a ver com a canção. 💙

Eu lembro da moça bonita

Da praia de Boa Viagem

E a moça no meio da tarde

De um domingo azul

Bom, se a homenagem começou sendo para Jacqueline Bisset (apesar dele usar o filme de outra atriz), agora parece mudar. A moça bonita da praia de Boa Viagem é, então, a namorada recifense do compositor.

Se essa é a mesma moça do meio da tarde de um domingo azul, não dá pra saber: quantas musas serviram para uma música só, hein, Alceu?

Azul era Belle de Jour

Era a bela da tarde

Seus olhos azuis como a tarde

Na tarde de um domingo azul

La Belle de Jour!

Parece que todas tinham olhos azuis: talvez seja essa a conexão que fez o músico lembrar de todas as moças ao mesmo tempo. A Bela da Tarde é, ainda, o nome que La Belle de Jour (filme) recebeu ao vir para o Brasil. Temos aqui os temas que são trabalhados ao longo da canção: as moças, a cor azul e a brincadeira entre Brasil e França.

La Belle de Jour

Era a moça mais linda

De toda a cidade

Aqui fica a dúvida: qual cidade? Paris ou Recife? Essa só Alceu sabe responder. Vamos continuar:

E foi justamente pra ela

Que eu escrevi o meu primeiro blues

Há uma brincadeira interessante no verso que eu escrevi o meu primeiro blues: aqui, o compositor brinca com a palavra blues, que pode ser relacionada ao estilo musical, ou significar “azuis” em inglês. Assim, ele segue explorando a ideia do azul, agora com outros significados. E é nesse ponto que a música volta logo em seguida:

Mas Belle de Jour

No azul viajava

Seus olhos azuis como a tarde

Na tarde de um domingo azul

Parece que, apesar das declarações e do blues escrito como dedicação, a musa não se encantou por ele. Já a parte no azul viajava é entendida de diversas formas: para alguns, a bela era da aristocracia; para outros, ela estava doidona; talvez ela simplesmente estivesse focada em outras coisas, como o mar azul. Fato é que a paixonite não era totalmente correspondida na música!

Outras teorias ainda supõem que a “belle” era uma prostituta recifense, assim como a protagonista do filme de Luís Buñuel. Apesar de não ser a versão oficial de Alceu, é uma suposição super válida. Afinal de contas, quando uma música faz sucesso, o significado está no ouvido de cada um, né?

A moral da história é: apesar das confusões e das várias musas, a canção se tornou um clássico da MPB. É daquelas músicas leves, românticas e com cara de praia. 

As melhores músicas de Alceu Valença

E aí, curtiu o significado? Alceu Valença é um daqueles músicos que fizeram história na música brasileira, com canções incríveis e histórias mais incríveis ainda. Com suas canções que mesclam a música popular com o som do agreste, Alceu mostra suas vivências pernambucanas com muito bom humor. Não é à toa que o músico está em atividade desde os anos 70 — e não parece que vai parar tão cedo!

Cantor Alceu Valença, intérprete de La Belle de Jour
Créditos: Divulgação

Se você é fã do trabalho completo (ou só de La Belle De Jour e Anunciação), vale a pena conferir outras grandes músicas do artista. Por isso, vem com a gente ouvir as melhores músicas de Alceu Valença!

Gosta de significados? Confira também esses posts