10 de Novembro de 2021, às 15:30
Antes de partir tão precocemente e deixar todo mundo aqui sofrendo, Marília Mendonça lançou alguns singles de canções que estavam guardadas na gaveta.

Uma delas é Troca de Calçada, que fala sobre o sentimento das garotas de programas e o preconceito que elas sofrem.
Marília, que revolucionou no sertanejo por dar voz e espaço às mulheres, mais uma vez foi brilhante ao retratar em uma letra como a vida de uma mulher pode ser desafiadora.
A seguir, vamos conhecer a história da música Troca de Calçada e homenagear a nossa eterna Rainha da Sofrência!
A história de Troca de Calçada tem início em meados de 2018, quando Marília começou a compor a música em parceria com Juliano Tchula e Vitor Ferrari.
Como muitos compositores, poetas e letristas, a Rainha da Sofrência tinha algumas letras guardadas que ficaram por um tempo numa espécie baú de inéditas.
Além de Troca de Calçada, a cantora tinha outras composições nunca lançadas e decidiu reuni-las no EP Nosso Amor Envelheceu. Lançado em julho de 2021, esse foi o último trabalho solo que Marília nos deixou.
Para compor a parte gráfica do disco, a cantora se inspirou em pinturas artísticas e cada single lançado teve uma obra na capa. A escolhida para ilustrar a capa de Troca de Calçada é a tela O terraço do café à noite, de Vincent Van Gogh.

Escrita em primeira pessoa em alguns trechos, sob o ponto de vista de uma prostituta, a música tocou o coração de muitas profissionais que trabalham na noite.
Algumas delas deram depoimentos ao jornalista Léo Dias sobre a música de Marília e disseram que a Rainha da Sofrência soube descrever seus sentimentos muito bem.
O desejo de ter uma vida comum, de se casar, de fazer planos, ser amada é que o muitas garotas de programa também sonham. Porém, a triste verdade é que a maioria precisa lidar com os julgamentos e o preconceito por exercerem essa profissão.
De forma empática, Marília Mendonça criou uma letra para dar voz a essas mulheres. Durante entrevista ao programa Conversa com Bial, a cantora disse que Troca de Calçada foi uma de suas primeiras composições a não terem um contexto real.

No Twitter, a Rainha chegou a comentar que foi uma das composições mais fortes que criou.
Em Troca de Calçada, Marília fala sobre as dores vividas pelas garotas de programa e a tristeza de ter que abrir mão de alguns sonhos. Vamos conferir a análise dos versos:
Se alguém passar por ela
Fique em silêncio, não aponte o dedo
Não julgue tão cedo
Ela tem motivos pra estar desse jeito
Isso é preconceito
A letra alterna entre duas vozes e, neste primeiro verso, é como se fosse um narrador, que podemos interpretar como sendo a própria Marília.
Ela orienta como agir ao cruzar com uma garota de programa: não julgar, não apontar, pois ninguém conhece seus motivos para trilhar esse caminho tão difícil.
Viveu tanto desprezo
Que até Deus duvida e chora lá de cima
Era só uma menina
Que dedicou a vida a amores de quinta
No segundo verso, a letra começa a dar breves detalhes sobre a história dessa mulher que parece ter começado cedo na profissão, ainda menina.
Ela precisou aturar indiferença e tantas outras situações terríveis que até Deus duvida.
É claro que ela já sonhou em se casar um dia
Não estava nos planos ser vergonha pra família
Cada um que passou levou um pouco da sua vida
E o resto que sobrou ela vende na esquina
Ela tinha o sonho de casar e seguir uma vida mais tradicional. Jamais imaginou que um dia seria motivo de vergonha para sua família, uma vez que uma garota de programa escolhe essa profissão, na maioria das vezes, por necessidades.
A cada cliente, a personagem de Troca de Calçada se sente mais vazia. Todos levam um pouco dos seus sonhos, da sua vida.
Pra ter o corpo quente
Eu congelei meu coração
Pra esconder a tristeza
Maquiagem a prova da d’água
Para conseguir encarar toda essa situação, ela precisou abrir mão do afeto. Congelou seus sentimentos para que a tristeza não ficasse em evidência, e usa a maquiagem à prova d’água para escondê-la.
É como se ela chorasse cada vez que precisa se deitar com um desconhecido.
Hoje você me vê assim e troca de calçada
Só que amar dói muito mais
Do que um nojo na sua cara
No refrão, Marília optou por dar voz à personagem e os versos foram construídos em primeira pessoa, se diferenciando dos demais trechos.
Como não poderia faltar a sofrência, a canção chega em seu momento mais triste, quando a personagem lamenta que troquem de calçada quando cruzam com ela na rua.
Hoje você me vê assim e troca de calçada
Mas se soubesse um terço da história
Me abraçava e não me apedrejava
Se tivessem a chance de conhecer sua história e os motivos que a levaram a se tornar garota de programa, quem sabe agiriam com mais empatia e acolheriam a moça, ao invés de julgá-la.
Pra ter o corpo quente
Eu congelei meu coração
Pra esconder a tristeza
Salto 15 e minissaia
Repare que em nenhum momento a letra menciona uma garota de programa. Marília preferiu usar algumas descrições características da profissão, como esquina, calçada, salto alto e minissaia.
Se hoje a gente tem a chance de ouvir mais este sucesso de Marília Mendonça foi graças ao Twitter. A cantora sempre foi muito ativa nas redes sociais e usou a plataforma para divulgar um trechinho de Troca de Calçada.
Na época, ao que tudo indica, o projeto de lançar o EP com músicas inéditas ainda estava engatinhando e não havia uma definição das canções que iriam fazer parte.
Com a divulgação do trecho, os fãs fizeram um mutirão para que ela gravasse Troca de Calçada e a canção se tornou um dos últimos sucessos deixados por Marília antes de partir, aos 26 anos de idade.
A nossa Rainha da Sofrência já causa uma saudade imensa e suas composições farão muita falta.
Ela deixou um legado expressivo no feminejo e a gente te convida para relembrar as 16 melhores músicas de Marília Mendonça!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.