8 de Novembro de 2022, às 12:00
Você já deve ter ouvido I Wanna Be Yours, do Arctic Monkeys, mas provavelmente não conhece a história por trás de uma das músicas mais famosas da banda. Embora a melodia seja bem triste e melancólica, ela tem um significado bem mais romântico e sentimental.

Lançado como uma das faixas de trabalho do álbum AM, este é considerado um dos maiores sucessos do disco. E é nele também que encontramos algumas das melhores frases do Arctic Monkeys, que inspiram os fãs da banda ao redor do mundo.
Ficou curioso(a) para saber mais sobre a história de I Wanna Be Yours? É só continuar lendo a seguir! 😉
I Wanna Be Yours é uma das músicas mais românticas do Arctic Monkeys e, talvez por isso, seja um dos maiores hits da banda. Sem falar que ela é considerada também uma das melhores músicas indie de todos os tempos.
Confira agora todos os detalhes da sua história e do seu significado.
Muito se engana quem pensa que esta é uma composição autoral do Arctic Monkeys. Na realidade, I Wanna Be Yours foi escrita pelo cantor e poeta punk inglês John Cooper Clarke, que tinha o costume de transformar alguns de seus poemas em música.
Foi o caso de I Wanna Be Yours, que chegou a ser lançada no disco Zip Style Method, de 1982.

Embora hoje muitas pessoas nem se lembrem do seu intérprete original, a canção fez bastante sucesso nos anos 80, principalmente entre os casais apaixonados.
Os fãs de Cooper Clarke, inclusive, concordam que ela é uma das melhores do seu repertório e sempre a pedem em seus shows.
Ao longo dos anos, I Wanna Be Yours tocou bastante, não só nas rádios e na TV, mas também em casamentos, principalmente na Inglaterra, país de origem de John Cooper Clarke. Sem falar em homenagens de aniversário de namoro e outros pedidos românticos.
É que muitos noivos e noivas se inspiram ou recitam os versos da música em seus votos durante a cerimônia. E faz todo sentido, já que a letra fala exatamente sobre um amor incondicional por outra pessoa! ❤️
Começando pelo título, que significa literalmente eu quero ser seu e que é uma afirmação que se repete em diversos momentos da música, passando por outras estrofes, que são uma verdadeira declaração de romance.
Em uma delas, o poeta se declara para a pessoa amada, dizendo que quer ser o seu condicionador, para envolver o seu cabelo com devoção e amor. Puro romantismo! 🥰 Veja só:
I wanna be your setting lotion (wanna be)
Eu quero ser seu condicionador (quero ser)
Hold your hair in deep devotion (how deep?)
Envolver seu cabelo em profunda devoção (quão profunda?)
At least as deep as the Pacific Ocean
Pelo menos tão profunda quanto o Oceano Pacífico
I wanna be yours
Eu quero ser seu
A vontade de interpretar uma música de John Cooper Clarke veio do vocalista e integrante do Arctic Monkeys, Alex Turner, que trabalhou o poema nas aulas da inglês, quando ainda estava na escola.
Anos mais tarde, ele conheceu pessoalmente o poeta em uma de suas apresentações. Na época, ele tinha acabado de montar o Arctic Monkeys e ainda nem pensava em compor as letras das suas canções.

Quando conversou com Cooper Clarke, contou sobre a banda e o artista até elogiou o nome. Segundo Turner, ele foi a primeira pessoa a gostar da escolha de “Arctic Monkeys”
E sobre a interpretação do grupo britânico, John Cooper Clarke já disse em entrevistas que ele está muito feliz com o interesse atual das pessoas por I Wanna Be Yours e agradeceu bastante à banda por reviver esse seu grande hit.
A versão de I Wanna Be Yours, do Arctic Monkeys, saiu em 2013, como uma das faixas de trabalho do álbum AM.
Apesar de não ser uma composição original, o grupo trouxe uma pegada mais sentimental e melancólica para a letra e a transformou em uma das melhores músicas do indie internacional.
A guitarra e o baixo, tocados de forma mais pesada, e a voz soturna de Alex Turner deram um novo significado para os versos românticos que, na sua origem, eram vistos de uma forma mais cômica e satírica pelos teóricos da literatura.
Quando escreveu I Wanna Be Yours, John Cooper Clarke também compôs diversos poemas no mesmo estilo. Todos eles têm um padrão de versos e estrofes que já foi estudado por diversos estudiosos da literatura inglesa.
Além disso, a escolha das palavras que se referem ao amor no poema são pouco convencionais, principalmente para a época em que ele foi escrito.
Palavras como aspirador de pó, Ford Cortina e cafeteira, que aparecem na letra, são mais típicas da linguagem coloquial, do dia a dia, e aparecem com menos frequência em textos literários.

As primeiras estrofes da música exemplificam muito bem essa análise, olha só:
I wanna be your vacuum cleaner
Eu quero ser seu aspirador de pó
Breathing in your dust
Inspirando a sua poeira
I wanna be your Ford Cortina
Eu quero ser seu Ford Cortina
I will never rust
Eu nunca vou enferrujar
If you like your coffee hot
Se você gosta do seu café quente
Let me be your coffee pot
Me deixe ser a sua cafeteira
You call the shots, babe
Você que decide, amor
I just wanna be yours
Eu só quero ser seu
Tudo isso demonstra a grande genialidade de Cooper Clarke, que conseguiu aproximar a literatura, visto como algo clássico, das pessoas mais jovens.
E é por isso que, mesmo sendo um poema escrito em 1982, I Wanna Be Yours ainda é super atual e voltou a fazer sucesso em 2013.
Você acaba de descobrir que I Wanna Be Yours, do Arctic Monkeys, tem uma história incrível e, com certeza, ficou com vontade de ouvir mais sucessos da banda. Então, não perca a oportunidade de conhecer as melhores músicas do Arctic Monkeys.





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.