Indie internacional: 10 bandas para curtir a música independente

Indie · Por Dora Guerra

15 de Agosto de 2019, às 07:00

Por volta dos anos 70 na Inglaterra e nos EUA, surgiu um movimento de bandas independentes apelidado de indie rock. Daí pra frente, o nome foi se tornando um estilo musical, associado, muitas vezes, ao cenário alternativo e incluindo subgêneros como o lo-fi, noise pop, emo e vários outros.

Banda Arctic Monkeys
Banda Arctic Monkeys, grande nome do indie / Créditos: Divulgação

Já no início dos anos 2000, essas bandas foram conseguindo um status bem interessante no mercado musical. Mais grupos foram surgindo e festivais como o Lollapalooza foram se desenvolvendo para atrair o público. Hoje, o indie é um gênero consolidado e mega apreciado por aí: se você nunca parou pra ouvir, já é hora de se atualizar!

Inclusive, o estilo tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil também. Vem conferir as melhores bandas do indie brasileiro.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre o indie internacional e recomendar 10 bandas indiespensáveis (desculpa, a piadinha era inevitável) do estilo. Vem ver!

As bandas mais conhecidas do indie internacional

Pra falar de indie, tem que começar pelo básico. Por isso, listamos as 5 bandas mais icônicas do gênero. Aproveita pra ouvir os hinos de cada uma:

The Strokes

Direito de Nova York, o The Strokes é uma das bandas mais icônicas do indie. Pra você ter uma ideia, o álbum de estreia, Is This It (2001), é considerado pela revista NME o melhor álbum da década de 2000. Não é pouca coisa, né? Se você quer conhecer o indie internacional, não pode faltar The Strokes na lista.

Nada melhor que ouvir You Only Live Once pra começar:

Arctic Monkeys

Os conhecidos membros do Arctic Monkeys já tem seu lugar consolidado no indie internacional. A banda inglesa é fortemente influenciada pelos clássicos do britrock (Beatles, Oasis, etc), além dos próprios Strokes. Mas não se engane: a voz de Alex Turner, acompanhada de forte bateria e guitarra, é inconfundível. 

Vem ver o clipe de Do I Wanna Know?:

Florence And The Machine

Já pensou em um indie meio rock, com influências até do barroco? Essa é a sonoridade do Florence And The Machine, da cantora britânica Florence Welch. Com ajuda de orquestras, harpas e guitarras, Florence bota o vozeirão pra jogo em hinos como Shake It Out. Vale a pena conferir a discografia toda!

E não dá pra falar de Florence sem mencionar Dog Days Are Over:

The Killers

Direto de Las Vegas, o The Killers tem uma sonoridade que oscila entre o rock e o dançante. Com o talentosíssimo Brandon Flowers nos vocais, é uma banda de clipes incríveis e shows repletos de luzes. Ficou curioso? Tem cinco ótimos álbuns pra conferir, incluindo o indispensável Hot Fuss (2004). 

É nesse álbum, inclusive, que está a clássica Mr. Brightside:

Foster The People

Fundada por Mark Foster, a banda Foster The People assina músicas super marcantes, como a famosa Pumped Up Kicks, que tem uma história bem curiosa. Os membros descrevem o próprio som como um pop e rock melódico, que flerta com vários gêneros. Esse ano, eles estão lançando alguns singles. Será que vem álbum por aí? 

5 artistas indie que você precisa conhecer

Já ouviu todas que listamos até agora? Deixa com a gente: segue a nossa seleção de 5 artistas indie que você precisa conhecer!

Mac DeMarco

O carismático Mac DeMarco começou sua carreira em torno de 2008, mas foi conseguindo sucesso internacional aos poucos. Em seu álbum Salad Days (2014), o canadense mostrou a que veio, com sua sonoridade baseada no violão e letras mega sinceras. E isso não mudou: o disco Here Comes The Cowboy, lançado em 2019, tem a mesma pegada. Pra quem conhece, Mac DeMarco é inconfundível. 

E pra quem não ouviu ainda, a ótima My Kind Of Woman é um bom jeito de começar:

The 1975

A banda britânica The 1975 começou sua carreira em torno de 2002, mas também teve que construir seu caminho devagarzinho. Com seu álbum I Like It When You Sleep, For You Are So Beautiful Yet So Unaware Of It (sim, o nome é esse mesmo!), a banda foi aparecendo mais no cenário mainstream. Já com o disco A Brief Inquiry Into Online Relationships, lançado em 2018, veio a aclamação da crítica. 

É desse álbum a nossa escolhida, Sincerity Is Scary:

HAIM

Se o que você quer é girl power no cenário indie, a banda HAIM tem de sobra. Formado pelas irmãs Este, Alana e Danielle Haim, o grupo tem uma sonoridade que flerta com o pop rock e o folk. O último álbum, Something To Tell You, foi lançado em 2017 e ajudou bastante a consolidar as garotas no rock independente. Mas fica de olho que tem músicas rolando em 2019 também!

Enquanto isso, vem conferir a famosa Want You Back:

Glass Animals

Quer indie psicodélico? Temos também! A banda Glass Animals é britânica e já lançou dois álbuns de estúdio, ZABA e How To Be a Human Being. Os músicos brincam com diversas sonoridades, resultando em músicas super diferentonas. Já vieram até no Lollapalooza, em 2017. Tomara que voltem da próxima, né?

Ficou curiosx com o som do Glass Animals? Vem ouvir Youth:

half•alive

Por enquanto, falamos de bandas com mais tempo de estrada, né? Bom, nossa última recomendação se chama half•alive e tem só três anos de carreira. Eles tem uma sonoridade que varia entre electropop, indie e até R&B. O primeiro álbum do trio, Now, Not Yet, saiu recentemente! Mesmo assim, a gente já recomenda por causa das músicas e clipes incríveis que o grupo já lançou. 

É pelo clipe de still feel. que o Letras aposta nessa banda:

O melhor do indie internacional

E aí, deu vontade de conhecer mais? É claro que a gente não ia listar várias bandas e não fazer uma seleção de músicas pra te recomendar! Se te deu vontade de ouvir mais do gênero, dá o play na nossa playlist de indie internacional e aproveita 😀

Playlist indie internacional