Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas da Marina Lima: relembre sucessos da cantora

Listas musicais · Por Érika Freire

11 de Novembro de 2021, às 19:00

Na primeira vez que Marina Lima subiu em um palco, ela tinha apenas 22 anos. Era final dos anos 70 e começava ali a trajetória de uma das cantoras mais originais da música nacional.

Em 1979, lançou seu primeiro disco, Simples Como Fogo, e seu nome dominou as paradas musicais nas décadas de 80 e 90. Ao lado de seu irmão, o poeta Antônio Cícero, compôs canções que marcaram uma geração.

Marina Lima
Créditos: Divulgação

Com sinceridade, carisma e muita poesia nas letras, Marina retratou como ninguém o Rio de Janeiro e sempre transitou muito bem entre o pop rock e a MPB. 

Hoje, aos 66 anos, a cantora carioca que está entre as maiores compositoras brasileiras  comemora não somente a trajetória de sucesso, mas também por ter conquistado a liberdade de ser ela mesma. 

Para homenagear essa grande mulher da música brasileira, selecionamos as melhores canções da Marina Lima. Vem com a gente! 

As melhores músicas da Marina Lima

Altamente criativa, Marina Lima lançou 17 discos de estúdio e tem 156 músicas autorais. Recentemente, ela lançou o EP Motim e um songbook, Marina Lima: Música e Letra, que pode ser baixado gratuitamente no site da cantora.

Relembre a seguir as melhores músicas de Marina Lima nesta seleção pra lá de especial. 

Fullgás

Quase que automaticamente a gente pensa em Fullgás ao falar de Marina Lima. Um dos maiores sucessos de sua carreira, a canção foi escrita junto com seu irmão, o poeta e crítico literário Antonio Cicero. 

Lançada em 1984 no álbum homônimo, Fullgás foi a música mais tocada nas rádios naquele ano. O título da canção brinca com o significado da palavra em português, efêmero, que dura pouco, com a expressão em inglês full gas, cheio de gás e energia.

À Francesa

Em 1989 Marina lançou o oitavo disco de sua carreira, Próxima Parada e nele presenteava os fãs com a faixa À Francesa, escrita por Cláudio Zoli e Antônio Cícero.  

Para quem ainda não associou o nome, é só lembrar do verso: meu amor, se você for embora, sabe lá o que será de mim. A música fez muito sucesso e entrou para a trilha sonora da novela Top Model, como tema dos personagens de Malu Mader e Evandro Mesquita. 

Uma Noite e ½

Hit atrás de hit. Vem chegando o verão, o calor no coração… Não é à toa que Marina é uma das cantoras mais importantes da música brasileira. Uma Noite e ½ está entre as melhores músicas da cantora, presente no álbum Virgem, lançado em 1987.

A canção virou o hino do verão e foi composta por Renato Rocketh, que também divide os vocais com Marina.   

Acontecimentos

Ao lado de seu irmão, Marina escreveu grandes canções e acabou dando visibilidade aos poemas de Cícero. 

Acontecimentos é mais uma música da parceria entre os dois e faz parte de seu nono disco, Marina Lima, lançado em 1991. 

Eu Te Amo Você

Composição de Kiko Zambianchi que ganhou uma linda interpretação de Marina Lima. Eu Te Amo Você é uma das faixas do disco de 1985, Todas, e fala sobre as dificuldades dos relacionamentos, mesmo quando há amor. 

Criança

Outro hit do nono disco de Marina é Criança, composto pela própria cantora. Ritmo gostoso, dançante, bem ao estilo pop rock de Marina e ainda com um belo videoclipe que alterna o colorido com o preto e branco. 

Virgem

De uma bem animada, pulamos agora para uma baladinha. Virgem é do álbum homônimo lançado em 1987 que vendeu mais de 160 mil cópias somente naquele ano. 

O título representava a mudança na vida de Marina, uma fase de libertação. A letra aborda uma reflexão interessante ao dizer que as coisas não precisam de nós, ou seja, não somos o centro do universo.    

Pessoa

Eu sei que o amor é bom demais, mas dói demais sentir… Pessoa é uma música do disco O Chamado, lançado em 1993, escrita por Dalto e Claudio Rabello.

Com versos lindos e sinceros, a letra transita entre querer alguém e sentir medo de se machucar.

Charme Do Mundo

Mais uma canção importante da carreira de Marina Lima que marca a sua parceria com seu irmão, Antônio Cícero. 

Charme Do Mundo é bem ao estilo Marina, tom sensual, letra marcante e que remete aos anos 80 e à juventude, que tem febre de viver. A canção faz parte do álbum Certos Acordes, lançado em 1981.

O Chamado

O Chamado faz parte do álbum homônimo, lançado em 1993, e a música foi escrita por Marina. A letra fala sobre seguir o chamado e arriscar, apesar do medo de sofrer outra vez. 

Um coração cansado de sofrer
E de amar até o fim
Acho que vou desistir

Transas de Amor

Lá dos primórdios da carreira de Marina Lima, Transas de Amor é uma canção do disco de estreia, Simples Como Fogo, lançado em 1979. Começava ali a história da cantora que traria lirismo, rock e muita sensualidade na voz.   

Não Sei Dançar

Não Sei Dançar tem uma melodia inebriante e a letra foi composta por Alvin L. Ele a compôs durante o carnaval de 89, inspirado em uma experiência pessoal em que foi convidado para dançar e sabia o quanto era péssimo.  

Grávida

A letra um tanto doida da música Grávida foi composta por Arnaldo Antunes em parceria com Marina. Como nem tudo de Arnaldo Antunes vem mastigado, interpretar Grávida permite que um leque seja aberto. 

Talvez seja algo sobre a capacidade múltipla de ser mulher e as diversas facetas que compõem o feminino. 

Veneno

Composição de Nelson Motta, Veneno é mais uma que não poderia faltar na lista de melhores músicas da Marina Lima. 

A canção é uma das faixas do álbum Fullgás, de 84. Quando você se envolve com alguém que te faz mal, mas mesmo assim se entrega:  

Veneno
Esta vida é tão pouca e pequena
Nestes lábios tem todo o veneno
Que você ama e quer

Conheça a história do pop rock no Brasil

O pop rock nacional ganhou força na década de 80 por conta das letras que faziam críticas sociais e políticas. Muitas bandas e artistas foram consagrados e uma nova juventude ganhou voz após um período turbulento para o país

Vem com a gente conhecer a história do pop rock no Brasil

história do pop rock no Brasil

Leia também: