Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas de Marvin Gaye, ícone da soul music

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

12 de Agosto de 2022, às 12:00

As melhores músicas de Marvin Gaye embalam até hoje os corações de muitos fãs de soul music e quem ama música boa.

O cantor e multi-instrumentista foi um dos maiores nomes da Motown Music e ajudou a moldar o futuro da black music, especialmente entre as décadas de 1960 e 1970.

marvin-gaye-musicas
Créditos: Divulgação

Ao longo da carreira de Marvin Gaye, podemos encontrar influências que iam do doo-wop típico dos anos 50 ao inconfundível groove do soul contemporâneo dos anos 80, incluindo a bem-sucedida parceria com Tammi Terrell em seu maior hit, Ain’t No Mountain High Enough

A notável e impressionante história do artista teve um fim trágico: o astro da black music foi morto pelo próprio pai na véspera de seu aniversário de 45 anos, em 1984.

Nem mesmo a tragédia, porém, foi capaz de apagar sua importância para a música. Vem conhecer tudo sobre as melhores músicas de Marvin Gaye, o dono de um legado cheio de hits atemporais!

Marvin Gaye: 10 músicas que consagraram o cantor

Navegando com fluidez entre temas densos, como ambientalismo, sexualidade, política e racismo, Marvin Gaye é considerado um dos maiores artistas do século XX, sobretudo por sua versatilidade.

Versado em diferentes instrumentos, o astro da soul music era famoso por arregaçar as mangas para trabalhar em suas composições e não aceitava interferências no que dizia respeito a seu processo criativo.

Agora, você vai conhecer o resultado. Vem descobrir quais são as melhores músicas de Marvin Gaye! 

Ain’t No Mountain High Enough (feat. Tammi Terrell)

O maior sucesso da carreira de Marvin Gaye foi o fruto mais próspero da parceria com a amiga Tammi Terrell e acabou regravado pela icônica Diana Ross.

A canção Aint’t No Mountain High Enough é considerada um dos maiores hinos românticos do século XX, com uma letra que fala sobre a devoção à pessoa amada. Sucesso absoluto nos anos 1970.

Leia mais: Missing You, de Diana Ross: conheça a história da música

Let’s Get It On

O funk do começo de Let’s Get It On é, provavelmente, um dos hits mais notáveis da década de 70, acompanhado por vocais comparáveis a manifestações orgásticas do afinado Marvin Gaye.

A faixa, que fala sobre liberação sexual, contou com o toque mágico de Ed Townsend, um dos maiores produtores de doo-wop da história, tornando-se um dos maiores sucessos da Motown.

Sexual Healing

Última música de Marvin Gaye que fez sucesso antes de sua morte, Sexual Healing levou o astro a conquistar os Grammys de Melhor Vocal Masculino e Melhor Canção de R&B em 1982.

O artista, no entanto, não teria muito tempo para colher os louros de seu sucesso, já que morreu de forma violenta e inesperada apenas dois anos depois do lançamento da faixa.

What’s Going On

A resistência do empresário Berry Gordy Jr. em lançar What’s Going On quase fez com que Marvin Gaye rompesse seu contrato com a Motown.

A insistência do artista deu resultado e a faixa chegou ao segundo lugar das paradas norte-americanas em 1971. O sucesso pavimentou o caminho para o restante da carreira de Gaye, que se firmou como celebrado compositor.

I Heard It Through The Grapevine

Com três minutos de duração, backing vocals harmoniosos das meninas do The Andantes e instrumentos dos The Funk Brothers, I Heard It Through The Grapevine é uma das melhores músicas de Marvin Gaye.

Ela foi número 1 nos Estados Unidos e no Reino Unido, em grande parte pelos vocais impecáveis de um inspirado Gaye.

You’re All I Need To Get By

Com pegada gospel e perfeita harmonia com a amiga Tammi Terrell, You’re All I Need To Get By foi uma das primeiras composições do astro que rompeu com o tradicional groove pelo qual a Motown ficou conhecida.

Uma das melhores músicas de Marvin Gaye, a canção fica ainda mais emocionante quando lembramos que ele entrou em depressão profunda após a trágica morte de Tammi, aos 24 anos, vítima de um câncer no cérebro.

A Funky Space Reincarnation

No fim da década de 1970, já consagrado na soul music, Marvin Gaye lançou a psicodélica A Funky Space Reincarnation, que gerou muitas comparações com o grupo Earth, Wind and Fire.

Na música, o artista explorou um trecho de spoken word sobre os competentes instrumentais de Gordon Banks e Frank Blair, na guitarra e no baixo, respectivamente.

I Want You

Depois do sucesso da sensual Let’s Get It On, Marvin Gaye mostrou mais uma vez sua faceta de libertário sexual em I Want You, uma faixa que se mantém atemporal.

Com produção de Leon Ware, a canção mostra as preliminares na hora H da perspectiva masculina e foi um marco para a geração norte-americana dos anos 70.

Mercy Mercy Me (the Ecology)

O ambientalismo do cantor vem à tona em Mercy Mercy Me (the Ecology), que fala sobre os desastres naturais causados pela ação humana e é considerada uma das melhores músicas de Marvin Gaye.

Muitas décadas antes da discussão sobre mudanças climáticas, ele já se perguntava “quanto mais abusos do homem você pode suportar?”.

Pride and Joy

Um dos primeiros sucessos da carreira de Marvin Gaye, Pride and Joy foi dedicada à então namorada do músico, Anna Gordy, irmã do empresário Berry Gordy Jr, manda-chuva da Motown.

A música foi parar no Top 10 da Billboard dos Estados Unidos e lançou o cantor ao estrelato internacional, em 1963.

Marvin Gaye e outros ícones da Motown

É impossível falar sobre as melhores músicas de Marvin Gaye sem falar na Motown Records, gravadora que impulsionou o astro e outros grandes nomes da música.

Por lá passaram ícones como Stevie Wonder, Diana Ross, Lionel Richie e Jackson 5, que revelaria o rei do pop, Michael Jackson, para o mundo. Confira tudo sobre a Motown Records e os maiores artistas da gravadora!

Artistas da Motown Records

Conteúdo Relacionado