Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Motown Records: conheça os maiores artistas da gravadora

Curiosidades · Por Érika Freire

27 de Maio de 2022, às 12:00

Fundada pelo produtor musical Berry Gordy Jr. em 12 de janeiro de 1959, na cidade de Detroit, a Motown Records, primeira gravadora americana liderada por pessoas negras, foi responsável por revelar os maiores nomes da soul music e do R&B, como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Diana Ross, Lionel Richie, Jackson 5 entre muitos outros. 

Motown Records
Créditos: Divulgação

Naquela época, os Estados Unidos vivia um período intenso de segregação racial e Berry Gordy foi visionário ao abrir a gravadora para dar voz e protagonismo ao artistas negros. Em 2019, a Motown completou 60 anos e além de revelar uma cultura, ajudou a moldar e influenciar a black music contemporânea.

Que tal mergulhar um pouco mais nessa história e conhecer os principais artistas da Motown Records? 

Os principais artistas da Motown Records

Para abrir a Motown Records, Berry Gordy Jr. pegou um empréstimo de 800 dólares e fundou a gravadora em Detroit, sua cidade natal. Um dos diferenciais da Motown Records estava na preparação do artista, tudo para atender ao padrão de qualidade da gravadora.

Havia aulas de canto, dança, além do padrão estabelecido na sonoridade, com arranjos bem trabalhados, letras românticas, acompanhamento de coral e refrões produzidos para ficar na mente dos ouvintes. 

A fórmula deu tão certo que, entre 1962 e 1971, a Motown teve 240 músicas emplacadas nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Vamos ver a seguir os artistas da Motown Records que são sucesso até hoje.

Marvin Gaye

Uma das maiores vozes da soul music, Marvin Gaye foi um dos artistas mais importantes da Motown. Nascido em 1939 em Los Angeles, Gaye iniciou a sua carreira em 1961 na gravadora e lançou diversos hits, entre eles Stubborn Kind of Fellow, How Sweet It Is (To Be Loved By You), I Heard It Through the Grapevine entre outros.

Para romper com o padrão da gravadora, Gaye bateu de frente com Berry Gordy para lançar um disco conceitual sobre a Guerra do Vietnã.

O álbum What’s Going On foi um sucesso e é considerado a obra-prima de Gaye e um dos mais importantes da história.

Frases de Marvin Gaye: 31 trechos para relembrar sua carreira

Jackson 5

Entre os artistas da Motown Records, outro grande sucesso comercial da gravadora foi o grupo Jackson 5. Eles iniciaram na Motown em 1968, quando os irmãos Jackson foram instruídos por Barry Gordy e transformados num dos maiores fenômenos do R&B. 

Enquanto estiveram na Motown, os Jackson 5 gravaram 15 álbuns e alguns dos principais hits foram I Want You Back, ABC, The Love You Save e I’ll Be There. A parceria entre irmãos durou até 1984 e depois Michael Jackson seguiu carreira solo.

História das boybands: conheça a origem dos grupos musicais

Stevie Wonder

Stevie Wonder tinha 11 anos quando assinou com a Motown e se tornou uma dos maiores artistas da gravadora. O então garoto Wonder impressionou Berry Gordy, gravou o primeiro single I Call It Pretty Music, But The Old People Call It The Blues e participou das duas fases da gravadora.

Além disso, chegou a ser letrista da Motown e depois que Marvin Gaye rompeu as barreiras da gravadora para lançar discos mais elaborados, Stevie Wonder conseguiu lançar álbuns importantes de sua carreira como Music Of My Mind, Superstition e Higher Ground.

O cantor é vencedor de vinte e cinco Grammy Awards, sendo o único a conseguir levar a estatueta com três álbuns lançados em sequência.

Diana Ross

Quem também se destacou entre os artistas da Motown Records foi Diana Ross, inclusive em diferentes frentes, uma delas à frente do grupo The Supremes.

Diana tinha um programa de variedades e apresentou os Jackson 5 como o mais recente grupo da Motown. A cantora teve uma filha com o fundador da Motown, Berry Gordy.

A partir de 1966, a gravadora permitiu que a cantora desse início à sua carreira solo e lançou o primeiro single Reach Out And Touch (Somebody’s Hand), que conquistou a posição 20 na Billboard Hot 100. 

As melhores músicas da cantora Diana Ross para relembrar

The Supremes

O girl group da gravadora Motown surgiu em 1959 formado por Diana Ross, Florence Ballard e Mary Wilson. Se tornou um dos grupos mais famosos de R&B dos anos 60, abrindo espaços para outras cantoras negras lutarem por suas carreiras musicais. 

You Can’t Hurry Love, Where Did Our Love Go, Baby Love e Love e Stop! In the Name of Love foram alguns dos principais hits do The Supremes.

Lionel Richie

A Motown Records revelou outro grande artista da música negra americana, Lionel Richie. Mas antes do sucesso na carreira solo, ele fez parte do grupo The Commodores, em 1968, como vocalista e saxofonista.

Lançou seu primeiro álbum solo em 1982 e, ao lado de Diana Ross, gravou um dos maiores sucessos da Motown, o hit Endless Love, trilha sonora do filme Amor Sem Fim. Hello, Stuck On You, Say You, Say Me e Easy são outros sucessos do Lionel Richie que vale a pena recordar.

The Temptations

Uma boyband do R&B, o The Temptations surgiu em 1960, em Detroit, e ficou conhecido pelas coreografias e roupas cheias de estilo utilizadas nas apresentações.

Depois de Stevie Wonder, o The Temptations teve o maior tempo de contrato com a Motown, mais de quarenta anos. Além disso, o grupo foi o primeiro da gravadora a ganhar um Grammy.

Entre os sucessos do The Temptations para relembrar estão Papa Was a Rollin’ Stone, My Girl, Just my Imagination e Ain’t Too Proud to Beg.

Martha and the Vandellas

Martha Reeves, Annette Beard, Gloria Williamson e Rosalind Ashford eram as integrantes do Martha and the Vandellas, formado pela Motown nos anos 60.

I’ll Have to Let Him Go foi a primeira música lançada pelo grupo, que marcou a década de 60 por se diferenciar um pouco do ritmo das demais bandas da época. O Martha and the Vandellas tinha um estilo mais pulsante e foi pioneiro nas canções românticas da gravadora. Heatwave é apontado como o maior sucesso do grupo.

Four Tops

Levi Stubbs, Lawrence Payton, Renaldo Benson e Abdul “Duke” Fakir eram os Four Tops, mais um grupo de destaque entre os artistas da Motown Records.

O grupo surgiu em 1954 e foi o único da gravadora a permanecer na ativa e com a mesma formação por 40 anos. I Can’t Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch) e Reach Out I’ll Be There são dois singles de destaque do Four Tops, porém, o grupo lançou mais de 20 hits que conquistaram o Top 40 da Billboard. 

The Commodores

Até hoje na ativa, o The Commodores é um grupo de funk e soul que chegou a ser liderado por Lionel Richie.

Nos anos 70, o grupo costumava abrir os shows do Jackson 5, e entre os principais sucessos estão Easy, Still, Just To Be Close To You e Three Times A Lady. 

Erykah Badu

Da geração mais recente, Erykah Badu é um dos nomes de peso da Motown. Após passar um período distante do mainstream, a cantora lançou Worldwide, em 2003, já fazendo parte do time da Motown.

Erykah Badu é um dos nomes mais importantes do R&B contemporâneo e suas letras retratam o empoderamento feminino e o orgulho negro. 

Músicas internacionais dos anos 70 

Desses artistas da Motown Records, qual é o seu preferido? Mas fica com a gente que tem mais clássicos. Se liga só nessa seleção que reúne as 20 melhores músicas internacionais dos anos 70

Anos 70 internacionais

Poderá gostar de ler: