12 de Agosto de 2021, às 12:00
Matheus Fernandes é um cantor e compositor de forró que vem alcançando o topo das paradas com suas músicas que misturam o piseiro com o sertanejo e as batidas eletrônicas. Aos 29 anos, o músico já conta com quase dez anos de carreira.
Isso porque o artista começou no cenário compondo hits para artistas como Wesley Safadão, Xand Avião, Cristiano Araújo, Jorge e Mateus e Inimigos da HP. Além disso, ele ainda coleciona parcerias de sucesso com grandes nomes da música popular.
Em 2019, Matheus Fernandes lançou Sonâmbulo, gravada ao lado de Léo Santana. A canção viralizou no TikTok e abriu espaço para que ele quebrasse barreiras de estourasse em todo o país.
Vem saber mais sobre Matheus Fernandes, o cantor que está conquistando o Brasil!
Nascido em Fortaleza, em 1992, Matheus Fernandes trabalhava com marketing político antes de ingressar no universo musical. Por volta dos 19 anos, ele ganhou de presente um violão para acompanhar as cantorias que fazia com os amigos.
Interessado, o músico resolveu aprender a tocar o instrumento. Da dedicação surgiu sua primeira canção, Mete Ficha, em 2011. Desde então, ele começou a investir na carreira de compositor, sendo do autor de hits como Mulherada na Lancha, Chama o Samu e Modo Avião.
Rejeitando rótulos, Matheus Fernandes passou a também se apresentar como cantor e intérprete, apostando em canções de gêneros diversos como o forró, o sertanejo, o brega e o arrocha.
Em 2013, aos 21 anos, o cantor fez um grande show no Beach Park, em Fortaleza. A apresentação contou com a participação de artistas ilustres como Simone e Simaria, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo e a dupla Oito7Nove5, formada pelos filhos do ex-vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques.
O evento marcou a gravação do primeiro DVD de Matheus Fernandes, ou MF, como acabou ficando conhecido. No ano seguinte, ele lançou o álbum ao vivo MF Sem Regras, de forma independente.
Ainda como músico independente, em 2017 ele lançou outro registro de apresentação, intitulado apenas como Ao Vivo em Fortaleza. Em seguida, foi a vez do artista soltar o EP Direto do Ensaio do MF, em 2018. Deste período, destaca-se a canção Plano de Solteiro, gravada com Wesley Safadão.
Em 2019, Matheus Fernandes viu seu sucesso ultrapassar as barreiras regionais, se tornando um artista nacionalmente conhecido.
Isso porque a música Sonâmbulo – Do Nada Eu Apareço na Balada, com participação de Léo Santana, viralizou no TikTok e acabou se tornando um grande hit do carnaval de 2020.
Com mais de cinco milhões de visualizações no clipe oficial, Sonâmbulo foi o primeiro sucesso nacional do artista cearense em sua carreira como cantor. O feito chamou a atenção da Som Livre, que em 2020 fechou um contrato com ele.
Assim, em 2021 Matheus Fernandes lançou seu primeiro projeto audiovisual com uma grande gravadora: Matheus Fernandes – Na Praia. Gravado ao vivo na Praia do Futuro, em Fortaleza, o projeto conta com 21 faixas entre canções inéditas, autorais e regravações.
A primeira parte de Na Praia chegou às plataformas de streaming em 09 de julho de 2021, trazendo as participações de artistas como Dilsinho, Menos É Mais, Parangolé e MC Kekel.
E o trabalho fez bonito: ficou em terceiro lugar entre os mais ouvidos no Spotify no mundo todo nos dois dias que seguiram o lançamento, além de ter sido o único álbum brasileiro a entrar no Top10 da plataforma naquele período.
Grande parte do sucesso do álbum deve-se à canção Baby, Me Atende, um dos maiores hits do cantor. Gravada ao lado de Dilsinho, e lançada em fevereiro de 2021, a faixa alcançou o topo das paradas no Deezer e no Spotify e conquistou o primeiro lugar nas rádios brasileiras.
Já o videoclipe ultrapassou a marca de 110 milhões de visualizações no YouTube, tornando Matheus Fernandes um dos maiores nomes da música popular atualmente. Inclusive, há quem diga que o sucesso da música alavancou também a carreira de Dilsinho, especulação que o cantor descarta.
Não concordo muito que alavancou o nome do Dilsinho, pois ele já é um nome gigantesco e a voz dele faz isso acontecer com as músicas. De fato, a canção leva nossos nomes para lugares muito mais altos, disse ele em entrevista.
O que muita gente não sabe, é que o maior hit da carreira de Matheus Fernandes até o momento foi composto, literalmente, da noite para o dia. Isso porque, depois de convidar Dilsinho para uma parceria, o músico ainda não tinha uma faixa pronta.
Como Dilsinho insistiu em ouvir a música antes da gravação, Matheus Fernandes se reuniu com Rodrigo Reys e Igor Costa, compositores e amigos. Juntos, eles compuseram a faixa na madrugada anterior à gravação do álbum.
Estava nervoso porque queria que o Dilsinho cantasse algo diferente, fora da caixa, algo que ele nunca tivesse cantado, com a cara do Nordeste, contou ele.
Prestes a completar dez anos de carreira, Matheus Fernandes revelou ao G1 que fica feliz de alcançar números impressionantes, com mais de 4 milhões de ouvintes só no Spotify, depois de tanto tempo na luta. Ele, inclusive, chegou a pensar em desistir algumas vezes.
No entanto, impossibilitado de fazer shows devido à pandemia, o cantor sente a pressão de não decepcionar sua audiência:
É como se o estádio estivesse lotado e eu tenho que ficar ali, não posso deixar o pessoal sair. De algum modo, a gente tem que criar conteúdo, criar música para essa audiência não sair dali né?, afirmou ele.
Apesar disso, o músico não se intimida: Eu tenho um mantra: o trabalho sempre vence. Então é isso, é suor, vai ter que ralar, mas se você ama, você entende como aprendizado.
Curtiu saber mais sobre o cantor Matheus Fernandes? Então aproveita e vem conferir também as melhores do piseiro, com 13 músicas para conhecer e se divertir com o estilo!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.