Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 13 melhores músicas Bob Marley para eternizar o rei do reggae

Listas musicais · Por Érika Freire

26 de Agosto de 2021, às 19:00

Bob Marley teve uma passagem breve por essa existência, porém, tão significativa que o seu nome continuará em evidência nas futuras gerações, carregado por suas melhores músicas. 

Conhecido como o rei do reggae, Bob Marley nasceu na Jamaica em 1945 e faleceu precocemente aos 36 anos. Este intervalo foi o tempo suficiente para o cantor popularizar o gênero musical em todo o mundo.

Bob Marley
Créditos: Divulgação

O músico pautou sua vida e sua arte na filosofia Rastafári, trazendo nas letras mensagens de amor, fé e questões sociais que, infelizmente, ainda precisam ser discutidas nos dias de hoje. 

Como poucos, o cantor conseguiu criar a partir de sua essência e isso fez com que suas músicas tocassem em muitos corações.

Para relembrar seu importante legado, vamos a seguir relembrar as melhores músicas de Bob Marley. 

Melhores músicas Bob Marley

Mesmo após 40 anos de sua morte, as músicas de Bob Marley continuam inspirando artistas de diversos gêneros musicais. 

Is This Love

A marca registrada de Bob Marley, Is This Love é como um manifesto sobre o amor, escrito com entrega e sem receios de pieguices. É a canção mais popular do cantor e a mais tocada no Brasil.

Is This Love está presente no álbum de 1978, Kaya, e embora Bob tenha lançado a música sem grandes expectativas, ela fez e ainda faz muito sucesso.

Three Little Birds

Imagine uma música perfeita para começar o dia com aquela energia positiva? Three Little Birds deveria se tornar hino matinal. A letra traz uma mensagem otimista pra gente acordar e sorrir com o sol, e não se preocupar com coisas pequenas.

Presente no disco Exodus, a música foi lançada em 1977, pela banda do cantor, Bob Marley & The Wailers.

One Love (People Get Ready)

Outro grande clássico da carreira de Bob Marley é One Love. Falar de amor e conexão espiritual eram os temas preferidos do cantor, que ficou conhecido também por seu ativismo contra injustiças sociais.

One love, one heart, let’s get together and feel alright (Um só amor, um só coração, vamos seguir juntos para ficarmos bem)

Could You Be Loved

Antes de falecer, em 6 de fevereiro de 1945, Bob Marley lançou seu último trabalho, o disco Uprising, e um dos sucessos dele é Could You Be Loved

A letra foi escrita por Bob durante uma viagem de avião em 1979, e como as demais faixas do disco, fala sobre a filosofia rastafári. Uprising é apontado como um dos mais discos religiosos da discografia do cantor. 

No Woman, No Cry

A música mais regravada da carreira de Bob Marley e da história do reggae, No Woman, No Cry foi composta em parceria com o compositor jamaicano Vincent Ford. 

A letra da música faz referência ao local onde Bob Marley cresceu, a favela jamaicana de Trenchtown. Aborda também as boas lembranças de um tempo que se foi.

Gilberto Gil, The Fugees, NOFX, Sublime e Xavier Rudd foram apenas alguns dos artistas que regravaram este grande sucesso de Bob Marley. 

Natural Mystic

Compreender a vida e seus desdobramentos é algo que talvez nunca conseguiremos. Em Natural Mystic, Bob Marley sugere que é inútil fazer determinados questionamentos.

É uma música para sentir, sobre o desenvolvimento da consciência. Natural Mystic faz parte do álbum Exodus, de 77, considerado o melhor álbum do século XX pela revista TIME.

Get Up, Stand Up

Get Up, Stand Up é outro grande sucesso de Bob Marley e foi escrita em parceria com Peter Tosh. A letra faz uma junção de luta pelos direitos humanos com a questão da religiosidade.

É uma crítica ao fato de muitos pensarem que Deus vai surgir de repente e mudar tudo, sem que a gente se esforce. Get Up, Stand Up foi escrita durante a turnê do cantor pelo Haiti, onde ficou muito comovido com tanta pobreza. 

I Shot the Sheriff

Música de 1973, ainda da época em que a banda se chamava apenas The Wailers. I Shot the Sheriff foi escrita por Bob Marley e fala sobre um cara que admite ter atirado no xerife e não no deputado. 

Eric Clapton fez uma versão de I Shot the Sheriff para o seu disco Ocean Boulevard e ficou bem popular.

Buffalo Soldier

Jamais deixaremos de fora esse clássico de Bob Marley, Buffalo Soldiers, presente no álbum póstumo Confrontation, lançado em 1983. 

O título é uma referência aos soldados búfalos que lutaram nas Guerras Indígenas nos Estados Unidos, a partir de 1866, formadas por soldados negros.

Roots, Rock, Reggae

Música sensacional que traduz no ritmo e na letra o que é a reggae music. Roots, Rock, Reggae faz parte do álbum Rastaman Vibration, lançado em 1976. 

Feel like dancing, dance cause we are free (Sensação gostosa dançando, dance porque nós somos livres)
Roots Rock Reggae, this a reggae music (Raizes rock reggae, isso é a música reggae)

Jamming 

Presente no álbum de 1977, Exodus, Jamming tem uma letra mais relax, good vibes sobre curtir o momento, mas com trechos que remetem à fé e espiritualidade. 

O termo jamming é uma gíria jamaicana que significa celebração.

Redemption Song

Clássico dos clássicos, umas das músicas mais celebradas de Bob Marley, Redemption Song é uma linda canção com trechos do discurso do orador pan-africano Marcus Garvey. 

Muitos consideram Redemption Song como o canto dos cisnes de Bob Marley, pois o cantor já estava lutando contra o câncer e lidando com as dores da doença. 

Positive Vibration

Para fechar com toda a energia positiva do reggae de Bob Marley, Positive Vibration, mais uma música entre as melhores do cantor, presente no disco Rastaman Vibration, de 1976. 

A canção se tornou símbolo do movimento rastafári na década de 70 e presença obrigatória nos shows do cantor. 

Temos mais Bob Marley pra você curtir

Caso você não tenha encontrado a sua música preferida, ou queira ouvir mais do maior cantor de reggae da história, vem com a gente nessa playlist que reúne as melhores do Bob Marley

melhores Bob Marley

Leia mais: