Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre as melhores 13 músicas do Eric Clapton

Listas musicais · Por Elaine Caroline

1 de Abril de 2021, às 19:00

Eric Clapton é considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos, mas não é só no instrumento que o músico se destaca: ele também é um compositor e cantor incrível. Não é à toa que sua apresentação no Acústico MTV é uma das mais lembradas até hoje, né?

Capa do álbum Unplugged de Eric Clapton
Capa do álbum Unplugged / Créditos: Divulgação

A trajetória de Eric Clapton também foi marcada por vários momentos muito complicados. O cantor já teve problemas com drogas, álcool e, há pouco tempo, revelou que sofre com neuropatia periférica, uma doença que ataca seu sistema nervoso e, consequentemente, o funcionamento de seus braços e pernas. 

Clapton foi líder de uma banda muito significante para o mundo do rock, o Cream, e dela também nasceram composições inesquecíveis do cantor. Eric sempre permeou os gêneros blues e rock, tendo como uma das suas maiores inspirações ninguém mais ninguém menos que B.B. King.

Vem com a gente relembrar as melhores músicas de Eric Clapton e suas histórias!

As melhores músicas de Eric Clapton

Relembre as melhores músicas de Eric Clapton!

Tears In Heaven

Tears In Heaven é, sem dúvidas, uma das músicas mais famosas do cantor. A inspiração para a composição, infelizmente, foi um episódio traumático na vida dele: a morte acidental de seu filho, na época com 4 anos, ao cair de um prédio em Nova Iorque 😞

Layla

Ao ouvir Layla, você pode se perguntar: “Quem será essa Layla?”. Mas e se eu te contar que a verdadeira musa inspiradora se chama Pattie?! Pois é! Pattie Boyd, na época esposa de  George Harrison, ex-Beatle e grande amigo de Clapton.

Mais tarde, os dois até chegaram a ficar juntos, mas se separaram 5 anos depois.

E tem outra música que Pattie Boyd também foi inspiração. Confira a história da música Something, dos Beatles!

Wonderful Tonight

Olha, Pattie Boyd era realmente um grande amor para o cantor, hein? Não foi apenas uma música mas duas músicas inspiradas na modelo

Wonderful Tonight foi escrita quando o cantor aguardava a amada ficar pronta para uma festa organizada por Paul e Linda McCartney. Mega romântico, né? 😍

Cocaine

Bom, já falamos lá em cima que Clapton teve bastante problemas com drogas, né? Amigos e familiares já deixaram bem claro que uma das substâncias que ele mais tinha dificuldade em largar era a cocaína. Cocaine foi, durante um tempo, uma música que, de certo modo, exaltava a droga.

Até que em 2006, Clapton assistiu sua turnê de 1997 e ficou chocado com seu estado. Desde então, Clapton fez uma promessa de não tocá-la mais ao vivo e pede para que seus fãs a encarem como uma música anti-drogas.

Change The World

Com ritmo contagiante e que imprime total a diversificação única do estilo do cantor, Change The World foi um sucesso estrondoso na época e é considerada uma das melhores músicas do cantor até hoje! A música recebeu 10 indicações, levando 8 dos prêmios, incluindo 3 Grammys.

My Father’s Eyes

Como já percebemos, Clapton gosta de incluir muitas de suas batalhas e vida nas suas músicas e My Father’s Eyes não é  diferente. 

Clapton nunca chegou a conhecer seu pai, que faleceu em 1985. Ao longo da música, o cantor deixa claro que gostaria muito de conhecê-lo e até cita indiretamente seu filho, que morreu em um acidente trágico.

Sunshine Of Your Love

Sunshine Of Your Love foi uma música destaque para a carreira de Clapton enquanto ele ainda fazia parte da Cream, uma banda que ainda contava com a participação de Jack Bruce e Ginger Baker (que também participaram da composição dessa música). 

Ela foi e é muito importante para a carreira de Clapton e, mesmo que não seja de sua carreira solo, não podíamos deixar de citá-la 💓 

Autumn Leaves

A apaixonante e reconfortante Autumn Leaves tem mesmo a sensação deliciosa de quando as folhas de outono começam a cair.

A guitarra, a percussão e o piano trazem uma atmosfera Jazz gostosa, romântica e até um pouco melancólica, mas com um charme inconfundível que só Clapton consegue nos transmitir.

Lay Down Sally

Lay Down Sally é outra música que mostra bem a diversidade do som do cantor, pois tem vários elementos do country. Um dos co-autores da música, George Terry, é um guitarrista de blues clássico, e já colaborou com artistas como ABBA, Bee Gees e Joe Cocker.

Riding With The King

O álbum homônimo foi uma criação colaborativa de Clapton com uma das suas maiores inspirações, B.B. King. Riding With The King não é uma composição de Clapton, mas a versão com B.B. King virou um marco em sua carreira.

Ele foi o primeiro álbum colaborativo na história a ganhar o Grammy de Melhor Álbum de Blues Tradicional

I Shot The Sheriff

Fazer uma versão emblemática de uma música ultra famosa: só os fortes conseguem

I Shot The Sheriff, um dos maiores sucessos de Bob Marley, ganhou outra roupagem e estilo nas guitarras e voz de Eric Clapton.

Let It Rain

Sucesso indiscutível do seu primeiro álbum de estúdio, em 1970, Let It Rain tem a linha de baixo marcada e todo um estilo próprio de Clapton, mas com elementos muito característicos da década de 70.

Mesmo sem conhecer, bate aquela nostalgia gostosa de se ouvir!

Promises

Mais uma canção que tem inspirações e elementos do country, mas ao mesmo tempo bem estilo Eric Clapton, Promises foi um sucesso mundial.

Dos Estados Unidos até a Austrália, ela se destacou durante semanas nos rankings de melhores músicas no ano de seu lançamento.

Músicas pessoais e profundas

Eric Clapton deixou claro que muitas de suas músicas são baseadas em momentos e memórias pessoais, sejam felizes ou tristes.

E o poder que ele tem de traduzir esses sentimentos em músicas bonitas e emocionantes é realmente incrível. Venha conferir a história da música Tears In Heaven!

História Tears In Heaven