Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Something: conheça a história da música de George Harrison

Analisando letras · Por Elaine Caroline

19 de Março de 2021, às 19:00

Os Beatles foram e sempre serão um dos grupos musicais mais importantes de todos os tempos.

A banda entrou para a história com inúmeras canções incríveis e com o estrondo que sua carreira causou. John, Paul, George e Ringo formaram, para muitos, a banda mãe de inúmeros gêneros e movimentos musicais.

A maioria dos singles da banda são de composição Lennon-McCartney, mas Something é de George Harrison, guitarrista da banda. E, olha, de tudo que essa música tem de linda e de famosa, tem de curiosa.

Separamos a história de Something para você conhecer mais e já damos spoiler: é recheada de drama, traição e conta com um “triângulo amoroso”. 😲 Vem ver! 

A história de Something, composição de George Harrison

Antes de tudo, para conhecer mais sobre a complexa história de Something, precisamos conhecer o elemento e personagem principal da treta: Pattie Boyd.

Quem é Pattie Boyd?

Patricia Anne Boyd é uma ex-modelo internacional mega conhecida nas décadas de 60 e 70. Ela saiu em revistas conceituadíssimas como Vogue e Vanity Fair.

Entre desfiles e ensaios, Pattie foi chamada para participar do filme A Hard Day’s Night, dos Beatles, em 1964. Lá, Pattie conheceu todos os integrantes — e ela jura que George Harrison era um dos caras mais bonitos que ela já havia visto na vida!

Pattie Boyd
Pattie Boyd / Créditos: Divulgação

Já nas primeiras conversas, George perguntou, de brincadeira, se a modelo queria casar-se com ele e, se não, se queria sair com ele. 

Pattie recusou por ser quase noiva do fotógrafo Eric Swayne, masss…. ficou balançada! Pouquíssimo tempo depois, ela terminou seu noivado, voltou ao set de filmagem e aceitou o convite de Harrison. Daí, eles foram logo para o namoro! 

George e Pattie ficaram juntos por 2 anos. Neste período, ela foi de modelo respeitada à namorada-modelo do guitarrista da maior banda do mundo. Se ela já lidava com a fama antes, imagina sendo par de George Harrison?

Pattie Boyd e George Harrison
Pattie Boyd e George Harrison / Créditos: Divulgação

Pattie sofreu muito com o assédio de fãs com George e, pouco tempo depois, o casal começou a usar drogas (inclusive, foram até presos portanto haxixe). O noivado dos dois aconteceu em dezembro de 1965 e, um mês depois, se casaram.

Mas o ano de 1966 foi um ano difícil: os Beatles foram para um “retiro espiritual” na Índia e Pattie já declarou que, ao voltar dessa viagem, George ficou muito mais recluso e que isso, naturalmente, começou a afastar o casal. 

Em 1969, George lançou, com os Beatles, a música Something. Pattie disse que quando ele cantou a música para ela, na cozinha da casa deles, foi um dos melhores momentos de sua vida.

Em meados de 1970, houveram inúmeros casos de infidelidade entre Pattie e George. Ela, ficou com o cantor Eric Clapton, e ele, a traiu com suas amigas e até com a então esposa de seu parceiro de banda, Ringo Starr. Assim, o casal se separou em 1977.

Triângulo amoroso com Eric Clapton? 

Eric e George eram muito amigos. Então, imagina o choque de Pattie quando ela descobriu que o amigo de seu marido estava apaixonado por ela?

Num dia qualquer, Pattie e Eric se encontraram e o cantor apresentou para ela a música Layla. A letra falava de uma mulher por quem o cantor estava absurdamente apaixonado, mas, infelizmente, ela não estaria disponível para se entregar a esse amor. 

Mas mesmo depois das investidas, Pattie continuou firme com George. 

Inclusive, numa ocasião, Pattie e Eric se encontraram em uma festa e os dos ficaram conversando por horas.

Um tempo depois, George apareceu na festa e confrontou os dois, buscando entender o que estava acontecendo. E foi aí que Eric Clapton admitiu estar apaixonado pela esposa do amigo.

Pattie diz que George não citou mais o acontecimento depois disso, mas os próximos anos foram uma montanha-russa para o casal, regados a muito álcool, muitas drogas e muitas traições. 

Em 1979, logo depois da separação do casal, Pattie e Eric ficaram juntos por 5 anos, quando Pattie pediu o divórcio por não conseguir lidar mais com o alcoolismo e dependência de Clapton.

Pattie Boyd e Eric Clapton / Créditos: Divulgação

Tretas, tretas e… tretas?

Depois dessa história toda, o que a gente espera? Eric e George se odiando? Tretas e mais tretas? Não foi exatamente isso que aconteceu.

Teve sim um episódio em que, ainda casado com Pattie, George desafiou Eric para um duelo de guitarra em sua casa, e existem rumores que George ficou bem triste e decepcionado com Eric.

Mas, o que ficou bem claro depois que os anos se passaram, foi que, mesmo que de alguma forma magoados, Eric e George continuaram bons amigos e saíram até em turnê juntos, anos depois. 

George Harrison e Eric Clapton / Créditos: Divulgação

Os detalhes da letra de Something

Existem alguns detalhes em Something que gostaríamos de destacar. Não são tão escancarados os detalhes sobre Pattie Boyd, mas são trechos tão lindos que é sempre bom ressaltá-los quando sabemos a inspiração!

Something in the way she moves (Algo no modo como ela anda)
Attracts me like no other lover (Atrai-me como nenhuma outra mulher)
Something in the way she woos me (Algo no modo como ela me seduz)

I don’t want to leave her now (Eu não quero deixá-la agora)
You know I believe and how (Você sabe o quanto eu acredito)

Alguns acreditam que, quando composta, George já sentia alguns sinais de que o casamento não estava tãão 100% quanto era no passado. E é assim que ele tenta mostrar que ainda é envolvido por Pattie e que não quer deixá-la.

As frases dos Beatles são lindas, né? 😍

Repercussão de Something

Como falamos no início deste texto, a assinatura Lennon-McCartney nas músicas dos Beatles era a mais frutífera, mas George Harrison conseguiu quebrar recordes e deixou sua marca eterna não só no mundo da música, mas na história dos Beatles.

Something se tornou uma das músicas mais regravada da banda, alcançando o número de 150 regravações. E não são covers básicos não, ok? Grandes nomes como Frank Sinatra, Ray Charles, James Brown e Elvis Presley fizeram suas versões

Quando gravada, Frank Sinatra considerou ela “a maior canção de amor dos últimos cinquenta anos” e o próprio John Lennon admitiu que a considerava a melhor música do álbum Abbey Road!

Mergulhe na história dos Beatles!

Sem dúvidas, eles são uma das maiores e melhores bandas de todos os tempos. 

É muito impressionante como em tão pouco tempo lançando canções e fazendo shows eles conseguiram revolucionar o mundo da música. Vem conhecer a biografia completa dos Beatles!

biografia beatles

Você também pode gostar: