Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Paul McCartney: a trajetória do eterno Beatle

Biografias · Por Rafaela Damasceno

18 de Junho de 2023, às 12:30

Um artista completo, com uma biografia tão incrível quanto a sua genialidade para a música. Não é à toa que até hoje Paul McCartney conquista novos fãs e reforça ainda mais a admiração daqueles que acompanham a sua trajetória desde o início.

Muito além de ter sido um dos integrantes dos Beatles, ele também teve uma carreira solo emblemática.

Se você é beatlemaníaco ou se tornou fã do cantor depois da banda, não deixe de conferir a sua biografia completa. Conheça agora todos os detalhes da sua vida pessoal e profissional!

Biografia de Paul McCartney

Considerado um dos músicos mais importantes do mundo, a biografia de Paul McCartney é uma história emocionante, marcada pela paixão pela música e pela arte.

Os primeiros anos com a música

Natural de Liverpool, James Paul McCartney nasceu em 18 de junho de 1942. Desde a infância, já era apaixonado por música e recebeu muito incentivo do pai, que era trompetista em uma banda local.

Paul McCartney quando criança
Paul McCartney quando criança / Créditos: Divulgação

Após perder a mãe, aos 14 anos, Paul ganhou um trompete, mas não se interessou muito pelo instrumento porque não conseguia cantar enquanto tocava. Ele só ficou apaixonado mesmo pelo mundo musical depois de ganhar um violão.

Então, inverteu as suas cordas (ele é canhoto) e aprendeu a tocar. Aos 15 anos, compôs a sua primeira música, I Lost My Little Girl, em homenagem à mãe.

Os garotos de Liverpool

Paul e George Harrison eram colegas de escola e já se conheciam desde os 11 anos. Anos mais tarde, McCartney conheceu John Lennon depois de assistir a um show da banda Quarrymen. 

Lennon fazia parte do grupo e convidou o músico para se juntar a ele, tocando guitarra. Os dois se tornaram inseparáveis e passaram a compor várias músicas juntos.

The Quarrymen
The Quarrymen / Créditos: Divulgação

Um ano depois, em 1958, Harrison também entrou como guitarrista, por insistência de Paul. Além dele, Stuart Sutcliffe foi convidado por Lennon para tocar baixo. 

Esses foram os garotos de Liverpool, que formariam, mais tarde, os Beatles. A primeira apresentação aconteceu em Hamburgo, na Alemanha. 

Lennon/McCartney

Os Beatles passaram a se apresentar no Cavern Club, em sua cidade natal, local em que muitas bandas faziam shows. Como a maioria tocava covers, Paul e John intensificaram as suas composições e criaram várias músicas autorais

John Lennon e Paul McCartney
Créditos: Divulgação

Na mesma época, Stuart Sutcliffe resolveu deixar a banda e McCartney assumiu a posição de baixista. A banda se tornou um quarteto com duas guitarras (Lennon e Harrison), um contrabaixo (Paul) e uma bateria (Pete Best). 

Foi em 1961 que a carreira dos músicos deu uma guinada. Eles conheceram Brian Epstein e logo conseguiram um contrato com a EMI Parlophone. Por decisão da gravadora, o baterista, Pete, foi substituído por Ringo Starr.

Nesse período, John e Paul consolidaram a sua parceria de composição musical. Eles decidiram juntos que, independente de quem escrevesse a música, todas seriam assinadas por Lennon/McCartney. Até hoje, muitas dessas canções contêm frases que são atribuídas a John Lennon

The Beatles
Créditos: Divulgação

Mas já se sabe quais foram as canções de autoria de Paul. Várias das baladas românticas como Yesterday e Here There And Everywhere são dele, e também sucessos mais pesados, como Back In The USSR e Helter Skelter.

Além da banda, ele também compunha para outros artistas. Foi o caso de A World Without Love, gravada por Peter & Gordon. 

Paul McCartney está morto?

Todo mundo sabe o quanto o público adora inventar teorias da conspiração mirabolantes no meio musical. Com os Beatles, não poderia ser diferente.

Existe uma teoria chamada de Paul is dead (Paul está morto, em português), que afirma que Paul McCartney teria morrido em 9 de novembro de 1966, em um acidente. Na tragédia, ele teria sido decapitado, perdido um olho e quebrado a maioria dos dentes. 

Na ocasião, os jornalistas tentaram entrar em contato com a banda e pessoas próximas a Paul para saber sobre o ocorrido. Porém, ninguém confirmou o boato. 

Apesar disso, os fãs começaram a suspeitar que Paul havia sido substituído por outro músico, Billy Shears, que chegou a passar por cirurgias plásticas para ficar ainda mais parecido com o beatle. 

Para avisá-los, a banda teria deixado pistas em capas de discos dos Beatles, clipes e músicas, que indicariam a morte do artista.

Capa do álbum Abbey Road
Capa do álbum Abbey Road / Créditos: Divulgação

Alguns exemplos são as mensagens subliminares em letras tocadas ao contrário, como Paul morreu, ele perdeu sua cabeça, em Getting Better e Eu enterrei Paul em All Together Now.

Todas essas supostas mensagens subliminares só reforçaram ainda mais a lenda em torno da banda e também do próprio Paul McCartney. E você, acredita nessa história? 🤔

O fim dos Beatles

Em 1967, Brien Epstein faleceu e Paul passou a ser a figura central dos Beatles. Quem não gostou nada disso foi John Lennon e muitos conflitos surgiram entre os dois amigos. Algumas brigas envolveram, inclusive, Yoko Ono, que era companheira de Lennon na época

Beatles e Yoko Ono
Beatles e Yoko Ono / Créditos: Divulgação

Depois de muitas tentativas de reconciliação e mudanças no grupo, Paul McCartney anunciou publicamente o fim da banda no dia 10 de abril de 1970. O problema é que a entrevista foi concedida sem o consentimento dos outros integrantes, o que gerou ainda mais atritos.

Sobre a separação dos Beatles, Paul chegou a dizer em entrevistas que ele se refugiou no álcool para se consolar. O impacto foi tão grande que ele quase desistiu da música. 

Paul e os Wings

Ainda bem que o período longe dos palcos não durou muito. Ainda nos anos 1970, Paul lançou o seu primeiro álbum solo, McCartney. Ele escreveu e produziu todas as canções sozinho, no estúdio de sua casa.

Embora não tenha sido bem recebido pela crítica, ele conseguiu emplacar alguns sucessos, como Maybe I’m Amazed.

Depois desse, o artista lançou mais alguns discos de forma independente, até que formou uma nova banda em 1971, a Wings. 

Os primeiros grandes hits do grupo vieram em 1973, com My Love e Live And Let Die. Esse último, inclusive, faz parte da trilha sonora do filme 007 — James Bond: Viva e Deixe Morrer. A última turnê aconteceu seis anos depois, no Japão. 

Romance e família de Paul McCartney

Apesar de compor várias baladas românticas, Paul foi o último Beatle a se casar. Teve um namoro de 5 anos com a atriz Jane Asher e chegou até a ficar noivo. Mas ele não subiu ao altar e o romance terminou em 1968.

Paul McCartney e Jane Asher
Jane Asher e Paul McCartney / Créditos: Divulgação

Um ano depois, McCartney conheceu a fotógrafa Linda Eastman, com quem finalmente se casou. Tiveram 3 filhos e o casamento durou quase vinte anos, até a morte de Linda, em 1998.

Em 2002, um novo amor surgiu na vida do artista. Ele se casou com a modelo Heather Mills, mas a relação não durou muito. Em 2007, depois de um acordo judicial milionário, eles se divorciaram.

Atualmente, Paul está casado com a empresária Nancy Shevell. O amor dos dois já dura mais de 10 anos e eles parecem muito apaixonados. 😍

Paul McCartney e Nancy Shevell
Paul McCartney e Nancy Shevell / Créditos: Divulgação

Paul McCartney no Brasil

Os fãs brasileiros de Paul McCartney e dos Beatles já receberam várias visitas do cantor no país. Ao longo de toda a sua carreira, foram 27 apresentações em diversas capitais. 

A sua última passagem por aqui foi em 2019 e ele chegou até a apresentar uma música composta especialmente para a ocasião, Back In Brazil:

E ele não para!

Em dezembro de 2020, Paul lançou seu álbum mais recente, McCartney III. Super aguardado pelos fãs, o novo trabalho foi todo composto, produzido e gravado pelo próprio cantor, no auge dos seus 78 anos.

Ele tocou todos os instrumentos e ainda disponibilizou um clipe de trabalho da faixa Find My Way. Com tanta história e feitos memoráveis no mundo da música, é impressionante o quanto McCartney continua criativo e inventivo. Bom para os fãs, que seguem apreciando seu trabalho! 

Conheça toda a história dos Beatles

Paul McCartney é um dos músicos mais importantes do mundo e é uma grande personalidade do rock até hoje. Agora que você conheceu os detalhes de sua biografia, que tal saber mais sobre a história dos Beatles?

The Beatles biografia

Conheça a história de composições de McCartney: