Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Pra ficar de cabelo em pé: teorias da conspiração no mundo da música

Curiosidades · Por Érika Freire

20 de Fevereiro de 2021, às 19:00

Se tem uma coisa que move o ser humano é a busca por emoções e, neste quesito, as teorias da conspiração são um prato cheio, com muito suspense e bizarrice.

De sociedades secretas que tramam dominar o mundo a complôs sobre atentados terroristas, as teorias da conspiração são hipóteses e suposições meio sem sentido, apesar de muito interessantes e envolventes do ponto de vista misterioso. 

É óbvio que o mundo da música jamais ficaria de fora do imaginário coletivo e há diversas delas envolvendo grandes artistas, como Paul McCartney, Avril Lavigne, Beyoncé, entre outros.

Ficou curioso? Então vem conferir algumas teorias da conspiração no mundo da música! 

Teorias da conspiração no mundo da música

Foi a CIA que matou John Lennon? Michael Jackson teria arquitetado a própria morte e hoje estaria vivendo escondido? Veja algumas das teorias bizarras da cena musical.  👀

Paul McCartney tem um sósia?

É claro que a maior banda de rock de todos os tempos estaria envolvida em teorias da conspiração, né?

Dizem por aí que Paul McCartney estaria morto desde 1966, após um acidente de carro. Sendo assim, caso você tenha ido a algum dos 27 shows que Paul fez no Brasil, assistiu, na verdade, a apresentação de um sósia do cantor original 😁

Sir Paul McCartney
Créditos: Divulgação

Os fãs chegaram até a fazer relações sobre a substituição de Paul, como ocorreu com a capa do disco Abbey Road.

A coisa piorou em 1969, após um programa de rádio dos Estados Unidos falar, de forma irônica, sobre a teoria da conspiração envolvendo Paul McCartney. 

O próprio Paul abraçou a brincadeira e lançou o disco Paul Is Live, em 1993.     

Capa do álbum Paul Is Live
Capa do álbum Paul Is Live / Créditos: Divulgação

John Lennon foi morto pela CIA?

O beatle John Lennon foi assassinado com cinco tiros em 1980 por Mark Chapman, um suposto admirador do cantor obcecado por fama. 

Mas, teorias apontam que, na verdade, quem matou John Lennon foi a CIA, que teria arquitetado um plano para pôr fim à vida do cantor por conta de sua forte influência sobre os jovens da época.

John Lennon
Créditos: Divulgação

De fato, o cantor foi investigado pela organização até 1976, teve um dossiê com cerca de 300 páginas e não conseguiu garantir o visto americano assim tão fácil.

O que fez a teoria da conspiração ganhar força foi o fato do assassino Mark Chapman não ter qualquer tipo de distúrbio mental comprovado pelos psiquiatras. Chapman seria, de acordo com os conspiradores, alguém contratado pela CIA para dar fim à vida de uma das personalidades mais admiradas da música.  

Avril Lavigne morreu e foi substituída?

A canadense Avril Lavigne estourou em 2002 com o hit Complicated, presente em seu primeiro disco Let Go. Tudo parecia ir muito bem para a cantora, mas aí, em 2011, um blog brasileiro disse que Avril havia se matado por conta de uma depressão.

O suicídio teria ocorrido em 2003, de acordo com a teoria. Avril teria tirado sua vida após voltar para casa e não encontrar ninguém com quem conversar. 

Avril Lavigne
Créditos: Divulgação

Como estava no auge da fama, seu empresário L.A. Reid teria bolado a farsa para que uma sósia da cantora continuasse rendendo os frutos.

Ela até chegou a se pronunciar sobre o fato de estar morta e ter sido substituída por uma sósia chamada Melissa Vandella. Para Avril, é algo muito estranho e só uma maneira das pessoas falarem sobre alguma coisa.

Michael Jackson escondido?

O que você faria se descobrisse que o rei do pop está vivinho? Para alguns teóricos conspiradores, ele está, pois sua morte foi uma farsa para fugir de escândalos envolvendo dívidas e sua vida pública

O cantor morreu em 2009 por intoxicação por medicamentos. A vida de Michael Jackson era tão cheia de problemas que até as teorias sobre a sua morte são diversas.

Cantor Michael Jackson.
Créditos: Divulgação

Há quem diga que o então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, teria encomendado sua morte para tirar o Irã do foco da imprensa. 

Outra teoria diz que Michael Jackson planejou a própria morte para curtir a vida ao lado de Elvis Presley, certamente o artista campeão em teoria da conspiração. Você provavelmente já ouviu a frase “Elvis não morreu”.  

Supertramp envolvido com o 11 de Setembro? 

O 11 de setembro é uma data envolvida em muitas teorias de conspiração, mas no mundo da música, o Supertramp e seu álbum Breakfast In America ganharam destaque.  

Lançado em 1979, a capa do disco tem uma arte bastante interessante que mostra uma garçonete do lado de fora da janela de um avião, toda feliz segurando um copo de suco de laranja.

Breakfast In America
Capa do álbum Breakfast In America / Créditos: Divulgação

No fundo, a capa do disco apresenta Nova Iorque, com a Torres do World Trade Center de fundo, bem no ângulo do copo de suco de laranja, interpretado como uma bola de fogo. 

Os defensores da teoria salientaram a participação do holandês Stanley August Miesegaes, um milionário que financiou a banda em 1969. Ele seria ligado a uma sociedade maçônica que estaria por trás dos atentados, e teria se interessado no sucesso e influência do Supertramp para detalhar o plano que derrubaria as torres.  

Observaram até o suposto 9 11 que aparece quando o disco é espelhado. Bem sinistro, né?

Jay-Z é illuminati

O rapper Jay-Z tem o costume de fazer o símbolo de triângulo com a mão, o que deu margem para fortalecer a teoria de que ele seria membro dos Illuminati, uma sociedade secreta fundada no século 18, cujo objetivo é dominar interesses sociais, políticos e econômicos do mundo.

Jay Z
Créditos: Divulgação

Além de Jay-Z, outros cantores seriam ligados à ordem, como Lana Del Rey, David Bowie, Rihanna, Madonna e até Miley Cyrus, com seus olhos reptilianos 😱  

Além dele, sua esposa Beyoncé também costuma fazer o símbolo com as mãos, o que deixa o povo que adora conspiração ainda mais intrigado. 

Há ainda relatos que o rapper tem poderes, como viajar no tempo e controlar a mente. 

Quem é a verdadeira filha de Beyoncé?

De acordo com as teorias, além de ser uma das líderes dos Illuminati, Beyoncé não nasceu em 1981, e sim em 1974. Para os conspiradores, ela mentiu sua idade para supostamente esconder a gravidez precoce da “irmã” Solange Knowles (que seria, na verdade, filha de Beyoncé).   

Solange e Beyoncé
Solange e Beyoncé / Créditos: Divulgação

Outra teoria que envolve Beyoncé é que Blue Ivy, sua filha com o cantor Jay-Z, nasceu de uma barriga de aluguel para não comprometer a sua forma física. 

Chegaram até a duvidar da fertilidade da cantora, mas sabemos que Beyoncé foi mãe de gêmeos em 2017. Quando anunciou sua gravidez no Instagram, em fevereiro do mesmo ano, a foto recebeu mais de 11 milhões de curtidas.

Músicas ouvidas de trás pra frente

Essa vem lá dos anos 80, quando afirmavam que algumas músicas da Xuxa, ao serem tocadas de trás pra frente, traziam mensagens satânicas. 

Você sabia que essa prática tem até nome? Se chama backmasking e uma galera realmente se dedicava a tocar discos desta forma para descobrir conteúdo subliminar

Desde então, algumas músicas são apontadas como tendo mensagens escondidas e algumas delas são: 

  • Doce Mel, da Xuxa;
  • Não Se Reprima, dos Menudo;
  • Lúcifer, Jay-Z;
  • Empty Spaces, do Pink Floyd;
  • I’m So Tired, dos Beatles;
  • e muitas e muitas outras.

Significados de músicas que vão te deixar de boca aberta

Nem sempre a gente consegue captar de fato a mensagem quando ouvimos algo tão profundo, né?

Pensando em esclarecer algumas letras memoráveis, confira o significado de 16 músicas que vão te surpreender. 

Significados de músicas

Leia também