Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de John Lennon: saiba tudo sobre o vocalista dos Beatles

Biografias · Por Camila Fernandes

17 de Julho de 2021, às 12:00

John Lennon é o mais famoso e mais emblemático integrante dos Beatles. Reverenciado como fundador e vocalista principal da banda, ele também é apontado por alguns como o principal causador da separação dos garotos de Liverpool.

Polêmicas à parte, Lennon é eterno no coração dos fãs, assim como todos os outros integrantes. 

biografia de john lennon
Créditos: Divulgação

A vida do cantor terminou da forma mais trágica possível, mas se engana quem pensa que os desafios começaram na vida adulta. A trajetória de John Lennon foi marcada por altos e baixos, sempre com muita música e compondo aquelas letras que a gente ama, cheias de frases inspiradoras

Bora saber um pouco mais sobre o ícone dos Beatles? Vem com a gente conferir a biografia de John Lennon!

Biografia de John Lennon

John Winston Lennon nasceu no dia 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra. Na época, acontecia a Segunda Guerra Mundial, e a cidade de Liverpool era bombardeada quase todos os dias. Dizem por aí que no dia 9 de outubro nenhuma bomba atingiu a cidade — um sinal de que nascia um promotor da paz.  

biografia de john lennon
Vista aérea de Liverpool, 1940 / Créditos: Divulgação

O nome de John Lennon foi dado em homenagem a seu avô paterno, e o “Winston” no meio foi em honra ao então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill. 

Infância e juventude

Por causa da relação conturbada dos pais, o pequeno John foi criado durante a maior parte de sua infância e adolescência pela tia Mimi.

biografia de john lennon
John e sua mãe Júlia / Créditos: Divulgação

Entretanto, ele recebia visitas constantes da mãe, que o ensinava a tocar banjo e ouvir Elvis Presley, sendo sua primeira influenciadora na música. Foi também a mãe, Júlia, que comprou a primeira guitarra de John Lennon, em 1956, quando ele tinha 16 anos.

Lennon perdeu a mãe em um acidente trágico aos 18 anos, e já não via o pai desde a infância. Depois da tragédia, o comportamento rebelde do garoto ficou ainda mais grave, e ele chegou a ser expulso da faculdade, a Liverpool College of Art, antes de concluir a graduação.

Quer saber mais sobre a vida do beatle? Vem ver o livro com a biografia completa de John Lennon!

biografia de john lennon
Capa do livro John Lennon: a vida / Créditos: Divulgação

The Quarrymen e os primeiros passos na música

Apesar do interesse precoce, pode-se dizer que John Lennon começou de fato na música quando estava no ensino médio, quando fundou o grupo The Quarrymen, na escola Quarry Bank High School, onde estudava. 

Na segunda apresentação da banda, John Lennon conheceu Paul McCartney, e o convidou para se juntar ao grupo — ali nascia uma grande amizade, e a semente do maior fenômeno musical de todos os tempos. 

A banda começou a ensaiar na garagem da casa de Paul, e foi nessa época que Lennon compôs sua primeira música: Hello Little Girl, que viria a se tornar um sucesso dos Beatles.

The Beatles

No início de 1960, Lennon e McCartney já haviam se juntado a George Harrison e Stuart Sutcliffe para formar uma nova banda, e assim nascia oficialmente o grupo The Beatles. Em agosto do mesmo ano a banda foi contratada para uma turnê de 48 noites na cidade de Hamburgo, que na época era parte da Alemanha Ocidental. 

Além das apresentações que já aconteciam nos bares de Liverpool, a passagem por Hamburgo foi essencial para consolidar a carreira do grupo recém-formado. Na primeira turnê, o baterista que acompanhou a banda foi Pete Best.

Logo depois da viagem, entretanto, Pete foi substituído por Ringo Starr e Paul McCartney assumiu o baixo no lugar de Stuart Sutcliffe. Assim, o quarteto de Liverpool estava formado.

A partir daí, os Beatles entraram em uma longa década de shows, turnês, álbuns e muito sucesso. John Lennon se consagrou como vocalista e como compositor ao lado de Paul, criando a famosa assinatura Lennon & McCartney. 

Casamento com Yoko Ono e a carreira solo 

O fim da década de 60 foi um momento de reviravoltas na vida de John Lennon. Cada vez mais envolvido com o esoterismo e a espiritualidade, ele também intensificou o consumo de drogas alucinógenas. Além disso, separado da primeira mulher, Cynthia Powell, ele começou a se envolver com Yoko Ono, com quem se casou em 1969. 

biografia de john lennon
John Lennon e Yoko Ono em Gibraltar, onde se casaram em 1969 / Créditos: Divulgação

Depois do envolvimento com Yoko Ono, os conflitos com a banda começaram a crescer, e Lennon começou a se empenhar em projetos artísticos e musicais ao lado da esposa. Os dois chegaram a lançar três álbuns juntos antes que o cantor decretasse de vez o fim dos Beatles.

Apesar de terem lançado outras músicas antes, o grande marco inicial da carreira solo de John Lennon foi Give Peace a Chance, um apelo contra a Guerra do Vietnã.

Ativismo pela paz

John Lennon sempre foi crítico, de comportamento rebelde e irreverente. Depois do relacionamento com Yoko Ono, entretanto, seu ativismo político e social se tornou cada vez mais forte. 

O casal ficou conhecido como uma dupla de grandes ativistas pela paz — entre protestos, eventos e músicas com mensagens positivas.

Nessa época, surgiu a música mais famosa de John Lennon, que representa bem a cultura de paz promovida pelo artista: o clássico Imagine, que levou Lennon de volta aos patamares que havia alcançado com os Beatles.

Gosta de Imagine? Confira a análise completa da música de John Lennon!

Assassinato

A vida de John Lennon terminou de forma trágica e precoce. O cantor foi assassinado com quatro tiros pelas costas no dia 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos de idade.

O autor dos disparos foi Mark Chapman, um suposto fã para o qual Lennon havia autografado uma cópia de Double Fantasy algumas horas antes. Yoko Ono não quis realizar um funeral público, e Lennon foi cremado. 

biografia de john lennon
Capa do álbum Double Fantasy / Créditos: Divulgação

Saiba mais sobre a história de John Lennon e Yoko Ono

Como mencionamos no começo do texto, o relacionamento de Lennon com Yoko Ono é fonte de várias polêmicas. Há quem ame e quem odeie Yoko por sua trajetória com Lennon, afinal, a artista teve uma grande influência na vida do cantor, e há quem diga que ela foi determinante para a separação dos Beatles. 

Agora que você já conferiu a biografia do vocalista dos garotos de Liverpool, é hora de saber tudo sobre a polêmica história do casal John Lennon e Yoko Ono!

john lennon e yoko ono

Mais posts sobre os Beatles: