Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia da Beyoncé: conheça a trajetória da diva pop

Biografias · Por Érika Freire

17 de Março de 2021, às 12:00

Beyoncé é hoje uma das artistas mais importantes da música pop, não apenas pela quantidade de prêmios e hits emplacados, mas principalmente pelo seu discurso de transformação e empoderamento feminino.

Eleita pela revista Forbes uma das mulheres mais poderosas do mundo, Beyoncé é uma artista acostumada a quebrar recordes: foi a primeira mulher a conquistar seis Grammys em uma única edição e, em 2021, se tornou a artista que mais ganhou a premiação na história.

Beyoncé também foi a primeira mulher negra a ser headliner do Coachella.

Mas há ainda muitas outras conquistas na trajetória de Beyoncé, que iniciou a sua carreira no Destiny’s Child, grupo do qual fez parte de 1997 até 2003.

Biografia da Beyoncé

Quer saber mais sobre a biografia da Beyoncé? Vem com a gente mergulhar nesta história de sucesso! 

Infância e primeiros passos na música 

Beyoncé Giselle Knowles-Carter é filha da figurinista e hairstyle Tina Knowles e do empresário Mathew Knowles. A maior diva pop dos últimos tempos nasceu em 1981, no dia 4 de setembro, em Houston, no Texas, e tem uma irmã chamada Solange, que é atriz e cantora.

Beyoncé quando criança
Créditos: Divulgação

Foi no Texas que passou boa parte de sua infância e adolescência, estudou na Alief Schoology High School e fez aulas de dança na St. Mary’s Elementary School. 

Venceu seu primeiro show de talentos quando tinha apenas 7 anos cantando o sucesso Imagine, de John Lennon. Ali, incentivada pela professora de dança que notou a vocação de Beyoncé, deu  seus primeiros passos rumo a uma carreira brilhante. 

Um ano depois, entrou como solista no coral da igreja St. John’s United Methodist, época em que conheceu outras jovens e juntas decidiram montar o grupo Girl’s Tyme.   

Girl's Tyme
Créditos: Divulgação

Destiny’s Child

Sete garotas formavam o grupo Girl’s Tyme: Nina, Nicki, Ashley, Kelly, LeToya, LaTavia e Beyoncé. Com as garotas começando a chamar a atenção dos produtores, o pai de Beyoncé acabou deixando o seu emprego para agenciar as meninas. 

Com a decisão de Mathew Knowles, a família começou a enfrentar algumas dificuldades financeiras. Em 1995, o grupo mudou o nome para Destiny’s Child e as coisas começaram a florescer através de contratos com uma gravadora e o lançamento do primeiro disco, em 1998.

As meninas abriram alguns shows para o grupo TLC, mas o sucesso mesmo veio com o hit Say My Name, presente no segundo álbum, The Writing’s On The Wall

No início dos anos 2000, as integrantes LaTavia e LeToya saíram do grupo e uma nova formação foi anunciada: Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. 

O Destiny’s Child ficou na ativa até 2006, lançou quatro álbuns de estúdio e se tornou um nome importante do R&B.

Porém, antes disso, Beyoncé precisou lidar com os percalços que o grupo lhe trouxe, como as disputas judiciais por conta de brigas com as ex-integrantes LaTavia e LeToya, que acarretaram numa forte depressão para a cantora. 

Por dois anos, Beyoncé ficou trancada em seu quarto, sem vontade de comer e sofrendo por conta dos ataques que sofreu da mídia. Ao mesmo tempo, precisava lidar com o término de uma relação de sete anos. 

Início da carreira solo de Beyoncé

Em paralelo ao Destiny’s Child, Beyoncé fez seu primeiro trabalho solo em 1999, com a gravação da música After All Is Said And Done, que interpretou em dueto com o cantor Marc Nelson para  trilha sonora do filme The Best Man.

Relembre as melhores trilhas sonoras da história do cinema

Por conta da notoriedade que a diva já apresentava no Destiny’s Child, começou sua carreira solo com o pé direito na Columbia Records, garantindo um adiantamento de 1,5 milhões de dólares da gravadora.

O primeiro álbum saiu em 2003, Dangerously In Love, emplacando sucessos como Baby Boy e Crazy In Love. Estima-se que o disco tenha vendido 317 mil cópias apenas na semana de lançamento.

O segundo disco veio depois de três anos por conta de projetos paralelos de Beyoncé e suas incursões no cinema. Ela lançou B’Day em 2006, ano em que completou 25 anos e o álbum foi lançado na data de seu aniversário.

Um dos destaques do disco foi o single Déjà Vu e Beautiful Liar na edição Deluxe.

Em seguida, a diva lançou os discos I Am… Sasha Fierce, de 2008, 4, em 2011, Beyoncé, de 2013, Lemonade, em 2016 e o álbum com seu marido Jay-Z, Everything Is Love, em 2018.

Criativa, em I Am… Sasha Fierce a cantora se apresentou através de seu alter ego Sasha Fierce que, para ela, foi uma forma de mostrar seu lado de cantora mais confiante, agressivo e sensual. 

Capa do álbum I Am... Sasha Fierce
Capa do álbum I Am.. Sasha Fierce / Créditos: Divulgação

Participações de Beyoncé no cinema 

Como se não bastasse ter uma carreira brilhante como cantora, Beyoncé tem excelentes trabalhos como atriz. Sua primeira experiência no cinema ocorreu em 2001 no filme Carmen: A Hip Hopera, baseado na ópera de Georges Bizet.

Carmen: A Hip Hopera
Carmen: A Hip Hopera / Créditos: Divulgação

No ano seguinte, a diva fez participou de Austin Powers in Goldmember, como Foxxy Cleopatra. Em em 2006, co-estrelou o filme A Pantera Cor-de-Rosa, no qual fez praticamente o seu papel na vida real: uma estrela pop internacional. 

Depois, Beyoncé participou da adaptação do musical Dreamgirls, cuja história é inspirada em Diana Ross e The Supremes.

A cantora interpretou também Etta James no filme Cadillac Records em 2008 e, ao lado do astro Idris Elba, foi a protagonista de Obsessed.

Influências e estilo 

Por trás de todo artista de sucesso há ícones que servem de inspiração para seu processo criativo. No caso de Beyoncé, que mistura música pop, soul e R&B contemporâneo em suas músicas, o seu maior ídolo é Michael Jackson.

Bey chegou a declarar que jamais teria chegado onde chegou sem Michael Jackson. Ouvir e assistir o maior nome da música pop motivou a cantora a colocar a sua voz no mundo. 

Beyoncé e Michael Jackson
Créditos: Divulgação

Além de Michael Jackson, Beyoncé também é influenciada por Diana Ross, Whitney Houston, Lauryn Hill, Mariah Carey, entre outros.

Momentos importantes da carreira de Beyoncé 

Beyoncé é a mulher que mais levou estatuetas para casa em uma única edição do Grammy. Em 2010, a cantora foi premiada em seis categorias com destaque para a de música do ano e melhor música de R&B com o hit Single Ladies, e melhor cantora pop com o sucesso Halo.

Beyoncé com estatuetas do Grammy 2010
Créditos: Divulgação

Em 2009, a cantora teve outro momento importante em sua carreira ao se apresentar na cerimônia de posse do presidente Barack Obama.

A diva também entrou para a história como a primeira mulher negra a ser headliner do Coachella, um dos maiores festivais de música do mundo.

Ela abriu o show com o hit Crazy In Love, levando o público à loucura, mas a parte mais inesperada mesmo foi a participação de Kelly Rowland e Michelle Williams, do grupo Destiny’s Child. 

Para relembrar o trio, elas cantaram três grandes sucessos: Say My Name, Lose My Breath e Soldier.

Vida pessoal: casamento com Jay-Z e filhos

Mostrando que é possível para alguns ter sucesso na vida profissional e pessoal, Beyoncé é casada com o rapper Jay-Z desde 2008.

Biografia da Beyoncé: casamento com Jay z
Créditos: Divulgação

Eles se conheceram no México em 2000, no Spring Break da MTV, quando estavam aproveitando o dia na piscina em Cancun e depois sentaram lado a lado no avião. 

Ele detalha tudo isso em sua música 713, porém, não foi ali que o romance começou, já que Bey tinha acabado de sair de um relacionamento. O encontro romântico acabou acontecendo somente dois anos depois em um restaurante. 

Casados há 13 anos, eles têm três filhos: Blue Ivy Carter, nascida em 2012 e os gêmeos Sir e Rumi Carter, nascidos em 2017.

Família de Beyoncé
Créditos: Divulgação

Beyoncé e Jay-Z representam uma das parcerias mais bem sucedidas tanto na música como na vida pessoal, e parecem mesmo fazer questão de priorizar sempre a união afetiva e familiar mantendo maior parte de suas vidas privadas, sem exposição nas redes sociais. 

Parceria de Beyoncé com Adidas

Mesmo sendo uma das celebridades mais bem pagas, Bey não restringe sua carreira ao mundo da música e já mostrou seu lado empreendedor diversas vezes através de sua linha de roupas esportivas. 

Recentemente, ela anunciou sua parceria com a Adidas ao lançar mais uma linha de produtos criados em parceria com a Ivy Park, sua linha de roupas, e a Adidas. 

Parceria Beyoncé Adidas
Créditos: Divulgação

A própria estrelou a campanha ao lado de outros modelos em fotos belíssimas. Na coleção, há leggings, tops, jaquetas, bonés, pochetes, vestidos e acessórios que foram esgotados em poucas horas após o lançamento, provando que tudo que Beyoncé coloca a mão vira sucesso

A evolução de Beyoncé 

Queremos saber: gostou de conhecer um pouco mais sobre biografia da Beyoncé? Ainda não acabou!

Temos uma playlist pra lá de especial que mostra a evolução da Beyoncé em suas canções. Vem ouvir! 

Playlist A evolução de Beyoncé

Leia mais sobre Beyoncé: