Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Integrantes dos Beatles: conheça os garotos de Liverpool

Biografias · Por Raquel Hespanhol

9 de Fevereiro de 2021, às 19:00

Considerada a banda mais influente de todos os tempos, os Beatles revolucionaram diversos aspectos da indústria musical e, até hoje, influenciam e inspiram artistas e admiradores ao redor do mundo. 

A história dos Beatles destaca a trajetória astronômica da banda, mas tanto sucesso só foi possível pelas ideias revolucionárias de seus integrantes. John, Paul, Ringo e George, de fato, marcaram a música mundial.

Por isso, o post de hoje é dedicado a eles: vamos te apresentar aos integrantes dos Beatles e te contar um pouco sobre cada um deles! 

Os integrantes dos Beatles 

Responsáveis por marcar gerações com seus sucessos, os Beatles certamente foram um acontecimento singular na história da música. 

Para se encantar ainda mais pelo quarteto britânico, confira um pouco mais sobre cada um deles!

John Lennon

John Winston Ono Lennon nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. O cantor, compositor e ativista da paz foi um dos co-fundadores dos Beatles, em parceria com Paul McCartney. 

A primeira banda de John foi The Quarrymen, em 1956. Quatro anos depois, ele fundou os Beatles. Ele também começou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, Yoko Ono, e seguiu carreira solo após a separação dos Beatles em 1970.

Conheça a polêmica história do casal John Lennon e Yoko Ono 

Lennon publicou dois livros: In His Own Write e A Spaniard in the Works. Ambas as obras são coletâneas de notas e desenhos. Entretanto, seu sucesso veio mesmo da música: Lennon teve 25 músicas em primeiro lugar na parada musical Billboard Hot 100, além de receber inúmeros prêmios.

Em 8 de dezembro de 1980, três semanas após o lançamento de seu último álbum, Double Fantasy, John Lennon foi assassinado em frente à sua casa. O assassino, Mark David Chapman, era um grande fã dos Beatles e cumpre pena de prisão perpétua pelo crime.

John Lennon, integrante dos beatles
Créditos: Divulgação

Paul McCartney

Sir James Paul McCartney, o outro fundador dos Beatles, nasceu em 18 de julho de 1942, também em Liverpool. Ele é cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical e cinematográfico, além de atuar como ativista dos direitos dos animais.

O baixista canhoto mais famoso da história do rock também toca vários outros instrumentos, como guitarra, piano e bateria. Além dos Beatles, McCartney fundou a banda Wings com sua primeira mulher, Linda McCartney, e hoje segue em carreira solo. 

Paul está no Guinness Book como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial, tendo 29 composições de sua autoria no primeiro lugar nas paradas de sucesso nos Estados Unidos.

Assim como os demais membros dos Beatles, McCartney tornou-se Membro do Império Britânico, sendo o primeiro deles a receber o título de “Sir” da Rainha Elizabeth II, em 1966. 

Paul McCartney, integrante dos beatles
Créditos: Divulgação

Ringo Starr

Richard Starkey, conhecido como Ringo Starr, nasceu em 7 de julho de 1940, também em Liverpool. É músico, compositor e ator, embora seja mais conhecido por ser o baterista dos Beatles. 

Ringo teve uma infância difícil devido a doenças que ameaçaram sua vida. Trabalhou como mecânico e, em 1957, fundou sua primeira banda, o Eddie Clayton Skiffle Group. Quando os Beatles foram fundados, em 1960, Ringo estava em outra banda, o Rory Storm And The Hurricanes. 

Em 1962, Ringo passou a fazer parte dos Beatles, substituindo o baterista original, Pete Best. A partir daí, teve papéis-chave nos filmes dos Beatles e apareceu em vários outros. Assim como Lennon e McCartney, Starr deu início à sua carreira solo em 1970, quando a banda se separou.

Seu estilo de tocar bateria influenciou várias técnicas modernas, como a empunhadura combinada, a afinação mais baixa da bateria e o abafamento em anéis tonais.

Foi nomeado pela Rolling Stone como o quinto maior baterista de todos os tempos e é também o mais rico deles, com um patrimônio líquido de 350 milhões de dólares.

Ringo Starr
Créditos: Divulgação

George Harrison

George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943, também em Liverpool. Foi guitarrista, cantor, compositor, produtor musical e cinematográfico e obteve sua fama por ter sido o guitarrista dos Beatles. 

Conhecido como o mais quieto dos Beatles, Harrison seguia o hinduísmo e ampliou os horizontes da banda e de seus fãs ao incorporar instrumentos indianos nas músicas do grupo. 

Embora Lennon e McCartney fossem os responsáveis pela autoria da maioria das músicas, Harrison compôs diversos sucessos da banda, como While My Guitar Gently Weeps e Here Comes The Sun.

Essa última, inclusive, se tornou a segunda música mais regravada dos Beatles, perdendo apenas para Yesterday.

Após o término da banda, Harrison também seguiu carreira solo, mas depois fundou o supergrupo Traveling Willburys. Foi incluído na 11ª posição do raking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.

Harrison faleceu em 2001, aos 58 anos, vítima de câncer de pulmão. Seu corpo foi cremado e, seguindo a tradição hindu, teve suas cinzas jogadas nos rios Ganges e Yamuna, na Índia.

George Harrison

Mais curiosidades sobre os Beatles

Não se pode negar que a trajetória dos Beatles foi singular e surpreendente. Por isso, fizemos um post com os acontecimentos mais marcantes e curiosos de suas carreiras.

Vem sabe as melhores curiosidades sobre os Beatles!

curiosidades beatles

Você também pode gostar